Trabalho do Grupo 4 Xenófanes de Cólofon. Xenófanes de Cólofon (cerca de 570 a.C. - 460 a.C.) filósofo grego que nasceu em Cólofon, na Jonia. Acredita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
As 9 respostas de um Sábio
O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
RENASCIMENTO.
Grupo:4 Xenófanes de Cólofon
Ética - Visão Histórica
ESTOICISMO.
FILOSOFIA.
Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando.
Julgamento de Sócrates.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Colégio Batista Brasileiro
O período pré-socrático
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
Prof. Everton da Silva Correa
“a alma grega não envelhece”
- Educar -.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Educar.
MitologiaMitologia Criado por: Pedro Henrique e Emerson Luis.
A EXISTÊNCIA DE DEUS DAMIÃO - Agosto/1999.
Em busca de uma compreensão
Deus Módulo III Objetivo Geral
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
Platão e a alegoria da caverna
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Universidade Estadual do Norte do Paraná
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia,
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Sócrates, Platão e aristóteles
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO FLORES, OBRAS DIVINAS DA NATUREZA
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
Prof. Douglas Fernando Blanco
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
Grécia - Cultura.
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
Fatores de transição do pensamento mitológico para o pensamento racional-filosófico
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Do Mito à Filosofia.
Alicerces da filosofia ocidental
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Textos e citações do Rubem Alves
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PLATÃO.
Por um mundo mais digno Por um mundo mais digno GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL Recebemos esta apresentação, já pronta e formatada, de um colaborador, via.
Professor: Suderlan Tozo Binda
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O conhecimento na antiguidade
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007 Pitágoras de Samos Nomes: Camila nº06.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Sócrates e o nascimento da Filosofia
DEUS É: Trindade e Deus Pai Texto Bíblico – João 1:32-34 Presb. Josimar Santos Rosa.
Das aparências ao mundo das idéias.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

Trabalho do Grupo 4 Xenófanes de Cólofon

Xenófanes de Cólofon (cerca de 570 a.C a.C.) filósofo grego que nasceu em Cólofon, na Jonia. Acredita que passou algum tempo na Sicília e Eléia.

Filósofo, poeta, sábio e pensador religioso. Fundador da escola de Eléia. Adversário do antropomorfismo, dedicou-se a demonstrar a unidade e a perfeição de Deus. Sua doutrina é um panteísmo idealista que vê uma unidade em toda a matéria.

Depois de viver algum tempo na Sicília e de levar uma vida através do Mediterrâneo, ele se fixou em Eléia, no sul da Itália. Um poeta nômade, que se tornou por meio de suas viagens um homem muito instruído, que sabia interrogar e narrar, e a aceitar a veracidade de seus versos.

Xenófanes por muitos era considerado mais um reformador religioso do que um filosofo. Mas que busca na natureza ligada a matéria a causa para todas as transformações. Xenófanes dizia que o ser absoluto, a essência de tudo e todas as coisas, era o 1. Uma de suas fórmulas de seus ensinamentos era: “Tudo é o Um e o Um é Deus”.

Expressava-se muitas vezes através de poemas, os quais recitava ao longo de suas caminhadas, Xenófanes desprezava os deuses- antropomorfos, que eram louvados em sua época, pela aceitação mitológica de Homero e Hesíodo.

Xenófanes atacava a imoralidade dos deuses e deusas mitológicos, ridicularizava suas crenças de transmigração das almas e condenava a luxuria. Defendia a sabedoria e os prazeres sociais justamente.

Ele se dizia "dar ao divino uma pura e elevada idéia” falando: o real Deus é único, com poder inigualável, clarividência perfeita, justiça infalível; que em quase nada se assemelha aos Deuses de Homero, ou seja: só existe um deus único, em nada semelhante aos homens, que é infinito, não-gerado, imóvel e puro.

Da sua obra restaram um centena de versos. Sua filosofia destaca-se o combate ao antropomorfismo, afirmando que se os animais tivessem o dom da pintura, representariam os seus deuses em forma de animais, ou seja, à sua própria imagem.

Trabalho Feito por Douglas Nº11 Usuário do power point Cássio Nº35 Auxiliou com as imagens Edjeverson nº12 Eduardo Nº13 Franciele nº15 Auxiliaram com o texto e as Informações sobre Xenófanes de Cólofon