Rosa Maria Vivona Bertolini Oliveira Maria Célia de Toledo Dubois

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Encontro com professores
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS

Maio / 2006.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
3º Seminário Nacional de Educação a Distância – ABED
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Universidade de Aveiro
Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.
Universidade – Tecnologias – Articulação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Contexto de Educação a Distância
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Gestão do Conhecimento com WINISIS
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Informações sobre o Teleduc
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Conversão Retrospectiva de Registros Bibliográficos
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Projeto de Novela Educacional
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Laboratório de Ensino a Distância
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
Arquitetando a Educação a Distância
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências.
Telemedicina e Telessaúde Formação de profissionais na saúde Luiz Roberto de Oliveira Estratégias de uso das TDICs na formação de recursos humanos.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA DIGITAL MULTIMÍDIA : CAMINHOS E TRILHAS NO CENÁRIO BRASILEIRO Rosa Maria Vivona Bertolini Oliveira vivona@puc-campinas.edu.br Maria Célia de Toledo Dubois bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br Seminário O papel da Biblioteca Universitária no planejamento e implantação de programas de Educação a Distância 2 e 3 de junho de 2005 - São Leopoldo - RS

Por que uma Videoteca Digital? Produção da TV PUC Campinas Disponibilizar busca e recuperação num único sistema Experimentar processo de geração de videoteca digital com RH e TI’s locais Incrementar os recursos didáticos-pedagógicos

Resumo Os objetos digitais provenientes de programação de TV universitária trazem conteúdo de interesse educacional e se constituem ferramentas eficazes de aprendizagem no ensino a distância – EAD. A biblioteca universitária pode ser excelente parceiro da TV universitária na busca de caminhos e trilhas para a construção de videotecas digitais, visto que os saberes e competências dos profissionais envolvidos e domínio da tecnologia serão compartilhados no processo de criação. Buscar alternativas possíveis, no cenário nacional para captura de imagens, representação dos dados (metadados), indexação, recuperação e transmissão de imagens com qualidade, configurando ambiente para abrigar repositórios de informação não textual como ferramenta de ensino-aprendizagem, caracteriza o objetivo deste trabalho.

Estrutura

Interface com o usuário

Videoteca - Exportando dados

Videoteca - Página principal

Painel

Videoteca - Tela de Cadastramento

Tela de consulta

Conclusão A importância do vídeo no contexto da informação, no ensino a distância e o quanto ainda necessitamos caminhar para o desenvolvimento e disponibilização dessa mídia em meio eletrônico Não podemos frear aquilo que já temos condições de realizar, e mais que simplesmente inovar é necessário coragem para fazer acontecer Dar a contribuição em idéias e experiências para que outros o façam ou mesmo evoluam no processo de integração e convergência de mídias ao alcance não apenas de alguns privilegiados, mas que se possa atingir camada maior de nossa sociedade Fazer junto é melhor, mas as vezes o caminho inicial é solitário! Parceria imediata institucional e vôo maior : -> RITU->TV Digital

Vídeo