SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
PLANO DE GESTÃO.
A agenda estratégica para a política habitacional
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social
Orientações Operacionais para elaboração de Termo de Referência no âmbito da Ação Apoio à Elaboração de Planos Locais de Habitação de Interesse Social.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DO PARANÁ
Plano de Desenvolvimento da Escola
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Ministério da Cultura.
COHAB/SC.
Secretaria Nacional de Habitação
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
José Alberto Ribeiro Carvalho
Política Nacional de Habitação
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO HABITACIONAL
Gestão Municipal da Habitação
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Política Nacional de Habitação
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Desenvolvimento Metropolitano “Campinas 2020”
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
Comissão de EJA de Alagoas
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ABRIL 2010.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Apresentação Diagnóstico Social
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
PLANO DE HABITAÇÃO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
MAIO 2010.
Centro de Referência de Assistência Social
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
II Seminário do Programa Estadual - PROTURB
Printed SMH 8 de dezembro de Agenda Visão 2020 Objetivos de Governo Diretrizes setoriais Metas setoriais Projetos
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
O papel pedagógico do órgão gestor
Aula 5. ACESSO À MORADIA: política urbana e política habitacional
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
GIFUS/SP - FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL FNHIS FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

1. Por quê os PLHIS?

anos sem Política Nacional de Habitação

Grande contingente de famílias morando em favelas e loteamentos clandestinos  Habitação social na periferia  Fermentação do déficit  grande estoque de terras vazias em áreas centrais x Alto custo dos terrenos urbanizados  Recursos insuficientes para o equacionamento do déficit  Investimentos sem visão de conjunto e sem planejamento a longo prazo

2003 – Política Nacional de Habitação

ADESÃO AO SNHIS – EXIGÊNCIAS: (Lei Federal /05)  Termo de Adesão ao SNHIS  Constituição de Fundo de Habitação de Interesse Social (até 31 de dezembro de 2009)  Constituição de Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social (até 31 de dezembro de 2009)  Elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (até 31 de dezembro de 2011)

2. O PLHIS e o Quadro Atual da Habitação No Brasil

O que é o PLHIS Um plano estratégico de longo prazo e simultaneamente um plano de ação, ou seja, uma ferramenta de planejamento com propostas que são operacionais e que devem ser implementados no curto, médio e longo prazo.

O que é o PLHIS Etapas de Elaboração Etapa 3 – Estratégias de Ação do PLHIS Etapa 2 – Diagnóstico do Setor Habitacional Etapa 1 – Proposta Metodológica

Organização e coordenação dos trabalhos Atribuições e responsabilidades da equipe de trabalho e da consultoria Definição e detalhamento do conteúdo do PLHIS Estratégia de comunicação, mobilização e participação da população Cronograma de atividades e procedimentos para a execução das etapas de trabalho Proposta Metodológica

Diagnóstico Parte I: Contexto Inserção regional e características do município Condições institucionais e normativas Marcos legais e regulatórios Oferta Habitacional Parte II: Necessidades Habitacionais Déficit e Inadequação Habitacional Assentamentos precários Demanda Demográfica Futura Necessidade de terra e localização

DIAGNÓSTICO  Quantificação e qualificação do déficit (dentro e fora dos assentamentos) Decisões pactuadas sobre o que manter e que substituir nos assentamentos precários  Dimensionamento e localização de terra necessária para HIS  Dimensionamento de Custos de Atendimento

Diretrizes e objetivos Custos de atendimento Programas e ações Priorização de programas e ações Metas de Atendimento Formulação de Indicadores Mecanismos de monitoramento e avaliação Articulação com outros programas e ações Estratégias de Ação

PRODUTO FINAL DO PLANO Estratégias de Ação  Definição de prioridades (curto, médio, longo prazo)  Programas de ação  Investimentos com metas vinculadas ao planejamento orçamentário  Controle social dos recursos e ações (fundo e conselho)

GRANDES DESAFIOS PLHIS 1. COMO GARANTIR OFERTA DE TERRA URBANIZADA COMPATÍVEL COM A DEMANDA DE PRODUÇÃO DE HIS PARA OS PRÓXIMOS ANOS ? ESTABELECIMENTO DE UMA POLÍTICA DE SOLO COMO COMPONENTE DA POLÍTICA HABITACIONAL 2. COMO AMPLIAR OS RECURSOS PARA ATENDIMENTO DE HIS? ARTICULAÇÃO DE DIFERENTES FONTES EM UM NOVO CONCEITO DE MORADIA DIGNA: CASA, BAIRRO E CIDADE PARCERIAS ENTRE PODER PÚBLICO E INICIATIVA PRIVADA 3. COMO MODIFICAR OS MECANISMOS DE LOCALIZAÇÃO DE HIS COMBATENDO A SEGREGAÇÃO SOCIO-TERRITORIAL?

PAPEL DO CONSELHO DE HABITAÇÃO DURANTE A ELABORAÇÃO DO PLHIS  Apoiar a organização e promoção das atividades participativas;  Divulgar o processo participativo de elaboração do PLHIS;  Debater os produtos técnicos que subsidiarão a elaboração do PLHIS;  Debater e divulgar os produtos finais do PLHIS em cada uma das etapas; DURANTE A IMPLANTAÇÃO DO PLHIS  Garantir o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas pelo PLHIS  Controle social da Política habitacional