a Matemática da Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÁLCULOS EM QUÍMICA Unidade de Massa Atômica Massa Atômica
Advertisements

Cálculo Estequiométrico.
B SC FÓRMULAS QUÍMICAS.
SOMENTE PARA RELEMBRAR!!!
ESTEQUIOMETRIA.
Esse é o Pascoal pronto p/ realizar a escalada dos seus sonhos.
EQUAÇÕES QUÍMICAS.
Aula de Grandezas Químicas
Cálculo Estequiométrico.
REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS
Termoquímica 3 Lei de Hess Colégio Inedi - 25 anos Prof. Luiz Antônio.
Estequiometria Profª Joanna de Paoli.
O que você deve saber sobre
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Jair Alberto.
ESTEQUIOMETRIA.
Massas.
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Cálculos Estequiométricos
Força Total Cálculo Estequiométrico.
Sumário Equações e reações químicas Leis ponderais
TERMOQUÍMICA É a parte da Química que estuda as variações de energia que acompanham as reações químicas.
Leis das Reações Químicas
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
Cálculos Estequiométricos
Cálculo Estequiométrico
Química Tecnológica Materiais
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS.
AULAS 1 E 2 – TEORIA ATÔMICO MOLECULAR
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Cálculos estequiométricos
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
Cálculo Estequiométrico
Cálculo Estequiométrico.
Quantidade de Matéria e Conceitos Correlatos em Química
Cálculo Estequiométrico.
NA PRESENÇA DE REAÇÕES QUÍMICAS
PROJETO AULÃO DE QUÍMICA LICEU PROFESSOR FRANCISCO OSCAR RODRIGUES
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Prof Marcus Felipe Colégio Energia Barreiros
Cálculos com fórmulas e equações químicas - Cap. 3
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
DHreação = ∑Hprodutos − ∑Hreagentes
Frente A Módulo 02 Leis das Reações Químicas
Cálculos com fórmulas e equações químicas
Por: Renan R. Martines e Luiggi D. Priolli
Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
Prof. Nilsonmar Estequiometria É o estudo das relações quantitativas (átomos, moléculas, massa, volume) entre as substâncias que participam de uma reação.
Cálculos com fórmulas e equações químicas
Professor: José Tiago Pereira Barbosa Histórico A Lei da Conservação das Massas foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov.
Cálculos com fórmulas e equações químicas
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS. As leis das reações químicas podem ser divididas em dois grupos: LEIS PONDERAIS LEIS VOLUMÉTRICAS São as leis relativas às.
ESTEQUIOMETRIA: Cálculos com fórmulas e equações químicas
Calculo Estequiométrico
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Capítulo 3 Estequiometria
CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTICOS
Massas atômicas médias
Semana de Química COCA Cálculo Estequiométrico Prof. Rodrigo Freitas Semana de Química COCA
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Estequiometria A Química é o ramo da ciência que estuda tanto a composição dos materiais quanto as transformações que eles podem vir a sofrer. Por meio.
Aula 1: Introdução a Química
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO CASOS ESPECIAIS.
Professor: Lourival Rodrigues de Sousa neto
Semana 5 REAÇÕES QUÍMICAS - COMBUSTÃO.
LEIS PONDERAIS ESTEQUIOMETRIA
Cálculo estequiométrico
Resolução dos exercícios Mol pág. 65. Exercício 1 - Resolução Primeiro devemos consultar as massas moleculares para o oxigênio O 2 e S 2 Note que para.
Transcrição da apresentação:

a Matemática da Química Estequiometria: a Matemática da Química

Estequiometria deriva do grego “STOICHEON”, que significa . . . . . .“a medida dos elementos químicos”.

Em outras palavras, é o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em massa, mols, em volume, número de átomos e moléculas, . . .

Importância . . . Nas indústrias ou nos laboratórios, objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos.

Lei de Dalton 2. Lei de Lavoisier 3. Lei de Proust A estequiometria das reações químicas tem como base as Leis Ponderais, já estudadas . . . Lei de Dalton 2. Lei de Lavoisier 3. Lei de Proust

Para efetuarmos cálculos estequiométricos, ajuda muito observar a sequência . . . a) escrever a equação envolvida; b) acertar os coeficientes da equação (ou equações); Obs: Uma equação química só estará corretamente escrita após o acerto dos coeficientes, sendo que, após o acerto, ela apresenta significado quantitativo.

Para efetuarmos cálculos estequiométricos, ajuda muito observar a sequência . . . c) relacionar os coeficientes com mols; d) estabelecer entre o dado e a pergunta do problema uma regra de três.

Exemplificando com a reação de combustão do etanol (álcool) . . . C2H6O + O2 CO2 + H2O C2H6O + 3O2 2CO2 + 3H2O 1 mol 3 mol 2 mol 3 mol Com o balanceamento, ficamos com a proporção em mols.

Dai, inúmeros cálculos são possíveis . . .

Cálculos mais comuns . . . Relação quantidade em mols – quantidade em mols Os dados do problema e as quantidades incógnitas pedidas são expressos em termos de quantidade em mols.

Cálculos mais comuns . . . Relação entre quantidade em mols e massa Os dados do problema são expressos em termos de quantidade em mols (ou massa) e a quantidade incógnita é pedida em massa (ou quantidade em mols).

Cálculos mais comuns . . . Relação entre massa e massa Os dados do problema e as quantidades incógnitas pedidas são expressos em termos de massa.

Relação entre massa e volume Cálculos mais comuns . . . Relação entre massa e volume Os dados do problema são expressos em termos de massa e a quantidade incógnita é pedida em volume.

Cálculos mais comuns . . . Relação entre número de moléculas (átomos) e massa, quantidade em mols ou volume Os dados do problema são expressos em termos de número de moléculas ou número de átomos e a quantidade incógnita é pedida em massa, quantidade em mols ou volume.

Problemas envolvendo mais de uma reação Cálculos mais comuns . . . Problemas envolvendo mais de uma reação Devemos escrever todas as reações envolvidas no problema e efetuar o balanceamento. Neste caso, é possível efetuar a soma algébrica das reações, bastando, para isso, multiplicar ou dividir as reações, a fim de cancelarmos as substâncias intermediárias e termos, então, uma única reação.

Problemas envolvendo reagentes em excesso Cálculos mais comuns . . . Problemas envolvendo reagentes em excesso Quando o exercício fornece quantidades (massa, volume, mols, etc.) de dois reagentes, devemos verificar se existe excesso de algum reagente.

Problemas envolvendo reagentes em excesso Cálculos mais comuns . . . Problemas envolvendo reagentes em excesso As quantidades de substâncias que participam da reação são sempre proporcionais aos coeficientes da equação. Se a quantidade de reagente estiver fora da proporção indicada pelos coeficientes da equação, reagirá somente a parte que se encontra de acordo com a proporção; a parte que estiver a mais não reage e é considerada excesso.

Exemplos simples . . . Quantos mols de níquel (Ni) há em 4,50 g deste elemento? Ni= 58,71 u 1 mol Ni 58,71 g x 4,50 g x = 0,077mol de Ni

Quantos gramas de ouro (Au) existem em 0,250 mol deste metal? Exemplos simples . . . Quantos gramas de ouro (Au) existem em 0,250 mol deste metal? 1 mol de Au = 197,0 g 1 mol Au 197,0 g 0,250 mol de Au y y = 49,25 g de Au

CaC2 (s) + 2 H2O (l) Ca(OH)2 (aq) + C2H2 (g) Exemplos simples . . . Carbeto de cálcio reage com água para formar hidróxido de cálcio e acetileno. Qual é o reagente limitante quando 100 g de água reage com 100 g de carbeto de cálcio? CaC2 (s) + 2 H2O (l) Ca(OH)2 (aq) + C2H2 (g) Massa molar do CaC2 - 64,10 g/mol Massa molar da H2O - 18,0 g/mol

Exemplos simples . . . 1 mol CaC2 64,10g de CaC2 x 100g de CaC2 x = 1,56 mol de CaC2 (limitante) 1 mol H2O 18g de H2O y 100 g de H2O y= 5,5 mol de H2O

Excesso de água: 5,55 mol – 3,12mol = 2,43 mol H2O Exemplos simples . . . 1 mol CaC2 2 mol de H2O 1,56 mol CaC2 z z = 3,12 mol de H2O Excesso de água: 5,55 mol – 3,12mol = 2,43 mol H2O

. . . mas antes faça e refaça os exercícios propostos ! Estamos encerrando. . . . . . mas antes faça e refaça os exercícios propostos !