UNESP – MBA Gestão Produção LOGÍSTICA INTERNACIONAL

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Transcrição da apresentação:

UNESP – MBA Gestão Produção LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Msc. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes Novembro 2010

1. Introdução a Logística Internacional AGENDA 1. Introdução a Logística Internacional 2. Aspectos operacionais e custos logísticos 3. Incoterms 2010 – Modalidades de Venda 4. Regimes Aduaneiros Especiais 5. Estudos de Casos

Desvantagem geográfica do Brasil

CADEIA DE SUPRIMENTOS Global Supply Chain Management Fluxo de Materiais Fluxo de Informações Distribuição Física (Logística de Expedição, Outbound) Suprimento ( Logística de Recebimento, Cadeia de Suprimentos, Inbound ) Suporte à Manufatura (Logística de Planta ou Operativa, Adm. de Materiais) Fornecedores Clientes CADEIA DE SUPRIMENTOS

Atividades-Chave segundo Ballou Serviços ao cliente (Marketing) - Identificar expectativas dos serviços logísticos - Estabelecer nível de serviço Transporte Internacional - Seleção de Modal - Consolidação de fretes Gerência de Estoques - Política de programação de estoques - Estratégia de armazenagem e Just in Time Processamento de Pedidos – Sistemas TI

Reduzir custos logísticos Porque a logística é importante Reduzir custos logísticos Aumentar os lucros da empresa Elevar nível de atendimento ao cliente Agregar valor ao produto vendido Explicar clientes internos e externos Meios de aumentar os lucros das empresas: aumentar vendas e reduzir custos

Desafios da Logística … Airbus Beluga

Desafios da Logística … Navio Emma Maersk

Interfaces com outros departamentos Produção Programação Compras Contabilidade Recebimento Logística Internacional Fiscal Expedição Financeiro Informática Jurídico Engenharia Comercial

Integração com empresas e órgãos Operadores Logísticos Receita Federal Despachante Aduaneiro Ministério Agricultura Cias. Aéreas ANVISA Logística Internacional Cias. Marítimas Consultoria Seguradora Agente de Carga Secex / Decex Transportadoras Infraero Fornecedores

Uma questão fundamental da logística Ciclos (transit-time) x Custos logísticos

Níveis de Serviço Conta do operador, risco para o cliente

Transporte Internacional - Aéreo Órgãos e empresas no modal aéreo Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil IATA – International Air Transport Association Companhias Aéreas Agentes de carga ou operadores logísticos Tipos de Aeronaves All Cargo Full Pax Combi

Transporte Internacional - Aéreo Antonov 124/100 B747 MD11 DC8 B707 B777 115/770 100/600 60/400 45/270 36/220 28/160 ALL CARGO TON/M3 Modelo - ACFT

Unitização no transporte aéreo

Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg Tarifa Consolidada Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg Acima de 500Kg Tarifa da Consolidada

Taxas Acessórias – Modal Aéreo Collect Fee % sobre o valor do frete Taxa de Desconsolidação Delivery Fee é a taxa p/ entrega dos documentos Security Surcharge Nomes variados sempre com o objetivo de aumentar receita Security surcharge relacionado aos ataques terroristas de Set 2001 WAR RISK cobrada em algumas rotas na época da guerra do Iraque Fuel Surcharge

Cálculo Frete Internacional Definições e cálculo do frete aéreo Peso Bruto: peso propriamente dito Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 M3 = 1/6 TON = 166 Kg

Cálculo Frete Internacional Exemplo: 01 Volume, peso bruto 50 kg Dimensões : 100 cm x 50 cm x 40 cm (CLA) Peso Cubado = 100 x 50 x 40 = 33kg 6.000 Peso Bruto 50 kg > Peso Cubado 33 kg, logo, Peso Taxado = 50 kg

Cálculo Frete Internacional Exemplo: Tarifa Miami para Viracopos: US$ 2,00 / Kg Frete Internacional = 50 kg x 2 = US$ 100,00 Collect Fee 2% , com mínimo de US$ 30,00 Collect Fee = US$ 30,00 Delivery Fee = US$ 20,00 Desconsolidação = US$ 20,00 Total Frete Internacional = US$ 170,00

Transporte Internacional - Marítimo Órgãos e empresas intervenientes IMO – International Maritime Organization Secretaria dos Transportes Aquaviários Departamento dos Portos (Cia. Docas) Armador Agência Marítima NVOCC Agente de Cargas

Transporte Internacional - Marítimo Tipos de Navios Porta-Container Navio de Carga Geral Graneleiro Navio-tanque Navio Frigorífico Navio Multicarga Navio Curral

Medidas dos Containers Transporte Internacional - Marítimo Medidas dos Containers Equipamentos H/C - High Cube

Capacidades dos Containers Transporte Internacional - Marítimo Capacidades dos Containers

Tipos de Containers Dry Box - adequado para cargas secas em geral Bulk Container - Com escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidos

Tipos de Containers Ventilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação natural Reefer - Unidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveis

Tipos de Containers OpenTop - para cargas com dificuldade de manuseio pelas portas Open Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas ‘oversize’

Tipos de Containers Tank - Container - envolto por uma armação apropriada, trata-se de um tanque destinado ao transporte de líquidos em geral e perigosos

Tipos de Tarifas Marítimas FCL – Full Container Loaded LCL – Less Container Loaded

Taxas Acessórias – Modal Marítimo Bunker Extra Length Charge Port Congestion THC / Capatazia AFRMM representa 25% sobre o valor do frete Demurrage

Transporte Internacional - Marítimo Definições Peso Bruto: peso propriamente dito Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 M3 = 1 TON

Desembaraço Aduaneiro Parametrização – Canal Verde Liberação Automática

Desembaraço Aduaneiro Parametrização – Canal Amarelo Conferência Documental

Desembaraço Aduaneiro Parametrização – Canal Vermelho Conferência Documental e Física

Desembaraço Aduaneiro Parametrização – Canal Cinza Exame de valor aduaneiro + Exame Documental + Conferência Física + Lista de preços

Armazenagem Aeroportuária ARMAZENAGEM AEROPORTUÁRIA INFRAERO PORTARIA DO COMANDO DA AERONÁUTICA NR. 219/GC5 de 27/03/2001 INFRAERO: empresa estatal do Ministério da Aeronáutica, responsável pela administração dos aeroportos brasileiros, assim como dos terminais de carga (TECA) e de passageiros Tarifação sobre VALOR CIF ou KG ATAERO – Adicional Tarifa Aeroportuária

Armazenagem Importação

Armazenagem Portuária Portos e Terminais de carga Peculiaridade de Santos, margens de atracação Tarifação sobre VALOR CIF e períodos THC ou Capatazia – manuseio das cargas ISPS Code – aumento de custos

Armazenagem Secundária - Porto Seco Terminal privado alfandegado, onde ocorre a movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinadas, tendo como vantagens: Suspensão temporária dos tributos (Regimes Especiais) Tarifas menores que nas zonas primárias Maior agilidade na liberação de mercadorias Proximidade ao domicílio do importador

Incoterms INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAF DES DEQ DDU DDP OBJETIVOS DOS INCOTERMS DEFINIR COM PRECISÃO AS CONDIÇÕES DE ENTREGA DOS BENS E O MOMENTO DA TRANSFERÊNCIA DOS RISCOS E DAS RESPONSABILIDADES. REGULAR AS CONDIÇÕES DE COMPRA E VENDA E PADRONIZAR NOMENCLATURAS E PROCEDIMENTOS. DEFINIR QUAIS OS CUSTOS EXATOS CONTIDOS EM CADA UM DOS TÊRMOS.

Incoterms INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAF DES DEQ DDU DDP OBJETIVOS DOS INCOTERMS PROMOVER A HARMONIA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO PRECISA DOS TERMOS. VIABILIZAR CONTRATOS REALIZADOS ENTRE PARTES DOMICILIADAS EM PAÍSES DIFERENTES, COM LEGISLAÇÕES, USOS E COSTUMES DIVERSOS. DEFINIR RESPONSABILIDADES E RISCOS, EVITANDO CONFLITOS E DISPUTAS.

Incoterms INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP EXW – EX-WORKS

Incoterms INCOTERMS INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP FOB – FREE ON BOARD

DAP – DELIVERED AT PLACE Incoterms INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP DAP – DELIVERED AT PLACE

Regimes Especiais de Importação - Drawback Importação de matéria-prima sem o pagamento dos tributos II, IPI, ICMS, PIS e COFINS. Objetivos: Reduzir os custos dos produtos exportados Tornar os preços de venda competitivos Aumentar as exportações Explicar modalidades ISENÇÃO, SUSPENSÃO e RESTITUIÇÃO (na primeira e terceira ocorrem desembolsos dos impostos)

Regimes Especiais de Importação - Drawback Condição que as mercadorias importadas sejam beneficiadas e depois exportadas ou sejam aplicadas na fabricação de produtos a serem exportados. Caso não ocorra uma das condições, no período de vigência do Ato Concessório: Devolução ao exterior; Destruição da mercadoria imprestável ou sobra; Nacionalização com pagamento de tributos.

Redução de custos com suspensão de tributos 0%

Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul Instrução Normativa SRF nº 47 – 02 de maio 2001 Instrução Normativa SRF nº 476 – 13 de dezembro 2004 Benefícios: Armazenamento prioritário Trânsito aduaneiro prioritário Preferência para canal verde Preferência se selecionado para conferência Liberação em 4 horas após entrega dos documentos

Nova Linha Azul - Habilitação Idoneidade fiscal (certidões negativas) Manter controle contábil informatizado Ampla AUDITORIA dos processos da empresa Patrimônio líquido igual ou superior a R$ 20.000.000,00 Mínimo de cem operações de comércio exterior, somando ao menos, US$ 10.000.000,00 ao ano

Características exportação aérea - ASA Material oversize: 10,5m x 3,0m x 1,8m (C x L x A) Destino à região de Bilbao Somente duas cias. aéreas com equipamento “nose door”, para atendimento à Europa Forte pressão da produção por rapidez no ciclo

Comparativo custos e nível de serviço Frete cobrado por posição, não por cubagem

Exportação ASA para Bilbao via Luxemburgo

Bibliografia recomendada BALLOU, Ronald – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. Porto Alegre, 5ª edição, 2006. KEEDI,S. – Transportes, Unitização e Seguros Internacionais de Carga. São Paulo: Lex Editora, 3ª edição, 2005. GOEBEL,D. - Logística - Otimização do Transporte e Estoques na Empresa. Rio de Janeiro: Estudos em Comércio Exterior UFRJ, 1996. RATTI, B. - Comércio Internacional e Câmbio. São Paulo: Edições Aduaneiras.

MUITO OBRIGADO! antonio.cortes@cortescomex.com.br