Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Grupo 3 Relatório Final.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
O pós-evento: Conforme aponta a nomenclatura, momento que se inicia logo após a realização do evento programado; De imediato inicia-se a desmontagem de.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Vice Reitoria Acadêmica - Assessoria de Pesquisa Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil Versão Assessoria de Pesquisa Vice-Reitoria Acadêmica.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
“A USP que queremos ver daqui 20 anos"
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
2. Como Criar uma Proposta de Projeto/Programa de Extensão
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
CURRICULO +.
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
OBJETIVO ESTRATÉGICO MELHORAR A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
Tipo de leitor (n=248). FREQUÊNCIA DE LEITURA POR TIPO DE LEITOR.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Monitoramento e Avaliação
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios.
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Norte Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa Maria Bernardete Cordeiro.
Transcrição da apresentação:

Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas

Apresentação O que é o PROFIF? O Programa Institucional de Difusão Científica - PRODIF – é um programa no âmbito da Gerência de Pesquisa do Ifes, voltado para a difusão e popularização da ciência e da tecnologia, a viabilização do acesso e o incentivo às ações de produção e divulgação de informações científicas, tecnológicas, artísticas e culturais por parte dos servidores e estudantes da instituição.

Difusão científica Realizar eventos que permitam divulgar para público interno e comunidade as nossas áreas de concentração e excelência Gerar ações de marketing para indicar que fazemos pesquisa de qualidade e que permitam capitalizar este item junto a sociedade, empresas,... Outdoor sobre a pesquisa na entrada de cada campus Material promocional Disponibilizar de modo mais acessível áreas, laboratórios e pesquisadores no site do Ifes

Incentivar uso de laboratórios que possam ser usados por mais de um campus (uso compartilhado em pesquisas) Divulgar de modo sistemático pesquisas de alto impacto já realizadas Criação da TV da pesquisa em parceria com TV Capes Cadastrar laboratórios com possibilidade de pesquisa Criação de sites de laboratório Incentivar o uso mais intensivo do cadastro de pesquisadores interno

Planejar e gerenciar execução de cursos que permitam colaborar com o aumento da produção ciêntífica. Exemplos: Epistemologia Quant. Cursos ministrados 1/ano Estruturação de artigos científicos internacionais. Quant. Cursos ministrados 2/ano Prática da construção de Projetos de Pesquisa e Grupos de Pesquisa Quant. Cursos ministrados 1/ano Ética na pesquisa Quant. Cursos ministrados 1/ano Portal Periódicos Capes Quant. Cursos ministrados 4/ano Métodos da pesquisa qualitativa e quantitativa Quant. Cursos ministrados 1/ano Pós-Graduação Lato Sensu e Iniciação científica - O uso como modos de garantir produtividade científica - Prática de estruturação Quant. Cursos ministrados 1/ano

Livros - Prática de organização e criação para fins didáticos e científicos Quant. Cursos ministrados 1/ano Planejamento de experimentos Quant. Cursos ministrados 1/ano Financiamento de pesquisa: Fontes de financiamento e preparação de Projetos para as mesmas, Programas complementares de incentivo a pesquisa Quant. Cursos ministrados 1/ano Inovação e Propriedade Intelectual (patentes, processos, etc) Quant. Cursos ministrados 2/ano Estatística para pesquisadores Quant. Cursos ministrados 2/ano Condução de entrevistas e questionários para pesquisa (inclui Grupo de Foco, Análise de Discurso, captar dados na internet usando Google Docs,.) Quant. Cursos ministrados 1/ano Periódicos e Congressos - Prática de organização e criação para fins didáticos e científicos - Base SEER, OJS e CJS Quant. Cursos ministrados 1/ano Gerenciamento de Projetos - foco no PMI Quant. Cursos ministrados 1/ano

Executar edital de apoio à publicação de artigos, tradução e apoio a publicação. Avaliação do edital executado 1/ano Apresentar propostas de melhor apoio à publicação Propor e executar ações de difusão do potencial de nossos laboratórios, pesquisadores, pesquisas, projetos, etc. e garantir que seja mantido atualizadas no site as respectivas informações;

Objetivo da reunião Várias oportunidades surgem e não sabemos a quem recorrer por falta de informação consistente. Somente os gestores de cada Campus poderá nos fornecer estas informações, de forma mais precisa, e consequentemente ter o controle sobre elas.

Quais informações? 1)Pesquisadores Identificação do pesquisador, área e assunto em que está pesquisando no momento; A pesquisa tem como objetivo uma futura publicação? Qual a classificação do periódico ao qual o pesquisador pretende submeter ou submeteu o trabalho? Ver classificação no site:

Este levantamento deverá ser feito conversando diretamente com os professores, por que? Existem professores que estão cadastrados em um grupo e constituem apenas como peça figurativa; Em contra partida, existem professores produzindo pesquisas de alto nível, estão publicando em boas revistas e que não estão cadastrados como pesquisadores no ifes por não fazerem parte de nenhum grupo de pesquisa.

Precisamos encontrar um mecanismo que verifique, semestralmente por exemplo, se os professores estão mantendo atualizados os seus Currículos Lattes. Como poderemos fazer isso?

2) Laboratórios Quantos e quais laboratórios cada Campus possui? São viáveis para pesquisa ou são somente didáticos? Podem ser compartilhados para pesquisa?

3) Objetivo final Será fazer um site da pesquisa contendo todas estas informações, o qual terá um link no site oficial do ifes. Possível interação com a pesquisa desenvolvida pela karin. Nosso objetivo será futuramente termos um site no modelo que o Roger irá apresentar neste momento…..