Pesquisa 5 Escola:eb23 João Garcia bacelar Nome: Alexandre Camarneiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Família e Sociedade
Advertisements

REGIME JURIDICO DE FALTAS
FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
D.C. Vão ver que não dói nada !!
O mais importante é a remuneração
CIPA – NR05 – IN nº 06/04.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
FUNDAMENTOS GERAIS DE SHST
CONTRATO DE TRABALHO.
Cessação da Relação Laboral
Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas
CARACTERIZAÇÃO dos CONTRATOS DE TRABALHO
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
ESCOLA EB23 JOÃO GARCIA BACELAR
Professor: Carlos Buco Aluna: Micaela Simões Nº16 Tª1ºC
Atendimento e Documentação
Disciplina: Atendimento e Documentação Professor: Carlos Buco Aluna: Vanessa Esteves.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
UNIDADE 11: DIREITO DO TRABALHO
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Sensibilização à Qualidade
Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Módulo 6 – Op. 1 - Andebol Professora: Silvina Pais Trabalho realizado por: Diogo Ferreira Tiago Martins 2013/2014.
APRESENTAÇÃO ACÓRDÃO STJ, DE Processo 3247/06.2TTLSB.L1.S1 João Francisco Barreiros (nº ) Direito do Trabalho 27/11/2013.
PowerPoint realizado por: -Daniel Sousa; -Pedro Duarte; -Pedro Silva
Responsabilidade do fornecedor de Software e Serviços
CIPA O que é? Grupo de pessoas, representantes do empregador
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
Direito de associação sindical
Galileu-Açores Marta , Sónia e Clara Ponta Delgada 2012.
DISPOSIÇÕES LEGAIS POLACAS RELATIVAS AO DESTACAMENTO DE TRABALHADORES – transposição da Directiva 96/71/CE para o direito nacional Capítulo IIa "Condições.
REGULAMENTO COM FONTE DE DIREITO DO TRABALHO
!_* Trabalho de TIC*_! b Seguro de vida: b Trabalho realizado por:  Diana Filipa nº10  Filipa Morgado nº12 b Escola Secundária da Ramada!!
Conceito de salário CLT, artigo 457
Convenção Coletiva e Acordo Coletivo de Trabalho
Contrato individual de trabalho
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
PRÁTICAS ABUSIVAS Direito do consumidor.
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha
Direito das Pessoas e das Situações Jurídicas 6. Desconsideração do ente colectivo A personalidade colectiva é um instrumento Por isso pode ser mal usado,
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Sujeitos da relação de emprego
Atendimento e Documentação
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (A)
Prof. Me. Mariane Helena Lopes
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
HIPOTECA E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA
Daniela Filipa 1ºC Nº4. Contrato de Trabalho:  Retribuição.  Que tipo de retribuições podem existir?  Falta e o Respetivo Artigo.  Dois exemplos de.
Capítulo 4 Temas societários e de legislação. Como evitar desentendimentos entre sócios? Características do sócio: Competências e conhecimentos; Qualidade.
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
Aluna: Micaela Mendes Nº17 1ºC. O que é retribuição?  Que.
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Legislação Trabalhista
A contratação colectiva
15 anos.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 29 de Setembro de 2009 SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” ABSENTISMO LABORAL.
HORÁRIOS DE TRABALHO Decreto-Lei n.º 259/98, de 18/08 Decreto-Lei n.º 169/2006, de 17/08 Lei n.º 64-A/2008, de 31/12 Lei n.º 59/2008, de 11/09 Lei n.º.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
CESSAÇÃO DA RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Lei nº 12-A/2008, de 27/2 Lei n.º 59/2008, de 11/9.
Janeiro 2009 Cidália Cardoso AVALIAÇÃO DE RISCOS NOS POSTOS DE TRABALHO DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações II.
ALTERAÇÃO CONTRATUAL Conforme dispõe o art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre negociação das partes interessadas.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista
Transcrição da apresentação:

Pesquisa 5 Escola:eb23 João Garcia bacelar Nome: Alexandre Camarneiro Turma:1ºc Nº:1

Retribuição

O que é? Considera -se retribuição a prestação a que, nos termos do contrato, das normas que o regem ou dos usos, o trabalhador tem direito em contrapartida do seu trabalho. A retribuição compreende a retribuição base e outras prestações regulares e periódicas feitas, direta ou indiretamente, em dinheiro ou em espécie. Presume -se constituir retribuição qualquer prestação do empregador ao trabalhador. À prestação qualificada como retribuição é aplicável o correspondente regime de garantias previsto neste Código.

Tipos de retribuição certa (é calculada em função do tempo de trabalho); variável; mista (é constituída por uma parte certa e outra variável).

Falta Considera -se falta a ausência de trabalhador do local em que devia desempenhar a actividade durante o período normal de trabalho diário. 2 — Em caso de ausência do trabalhador por períodos inferiores ao período normal de trabalho diário, os respectivos tempos são adicionados para determinação da falta. 3 — Caso a duração do período normal de trabalho diário não seja uniforme, considera -se a duração média para efeito do disposto no número anterior. Esta no artigo nº248 da Lei n.º 7/2009 de 12 de Fevereiro

Tipos de faltas 1 — A falta pode ser justificada ou injustificada. Esta no ponto nº 1 no Artigo 249.º da Lei n.º 7/2009 de 12 de Fevereiro

Despedimento por iniciativa do trabalhador Esta no Artigo 351.ºda Lei n.º 7/2009 de 12 de Fevereiro

direitos e deveres do trabalhador e entidade patronenial

O empregador está obrigado a: Respeitar o trabalhador enquanto seu colaborador e a reconhecer o seu trabalho, retribuindo-lhe um pagamento acordado entre as duas partes e dando-lhe as necessárias condições de trabalho. Verificar a qualidade da execução das tarefas e providenciar formas de aumentar a produtividade dos empregados. Precaver situações de risco e garantir a segurança dos trabalhadores, bem como indemnizá-los dos prejuízos resultantes de acidentes ou doenças causados pelo trabalho. Cumprir todas as imposições estabelecidas no contrato de trabalho. E tem o direito de: Ver a sua autoridade reconhecida pelos trabalhadores, merecendo ser tratado com lealdade e urbanidade. Ver os seus trabalhadores cumprirem o horário de trabalho acordado e obedecerem às suas ordens em tudo o que diz respeito à execução das tarefas. Impedir os trabalhadores de divulgar informações internas relacionadas com a entidade empregadora ou de negociarem por conta própria ou alheia em concorrência para com esta. Manter os seus bens em bom estado e sentir que os trabalhadores se empenham na produtividade da empresa, cumprindo todas as obrigações do contrato de trabalho e seguindo as normas pelas quais a organização se rege.

E tem o direito de: Ver a sua autoridade reconhecida pelos trabalhadores, merecendo ser tratado com lealdade e urbanidade. Ver os seus trabalhadores cumprirem o horário de trabalho acordado e obedecerem às suas ordens em tudo o que diz respeito à execução das tarefas. Impedir os trabalhadores de divulgar informações internas relacionadas com a entidade empregadora ou de negociarem por conta própria ou alheia em concorrência para com esta. Manter os seus bens em bom estado e sentir que os trabalhadores se empenham na produtividade da empresa, cumprindo todas as obrigações do contrato de trabalho e seguindo as normas pelas quais a organização se rege.