Professor Marcelo Rocha Contin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento socrático
Advertisements

Dois Filósofos Pré-Socráticos
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul Sócrates Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Fernanda Erthal Seibert.
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
Ética - Visão Histórica
QUEM É O SÁBIO.
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
Filósofos Clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles
Julgamento de Sócrates.
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
SÓCRATES E PLATÃO.
Teorias do Conhecimento
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Método Maiêutico-Irônico Diálogo Socrático
Seminário de Filosofia Antiga.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
A IMORTALIDADE D’ALMA…
EDUCAÇÃO GRECO-ROMANA
OS SOFISTAS Surgiram devido à falta de meios para ministrar uma
Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
Revisão para Avaliação I
ESPIRITISMO & FILOSOFIA.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Platão e a alegoria da caverna
Os pilares do conhecimento Ocidental Sócrates, Platão e Aristóteles
Platão e o mundo das Ideias
A resposta de Sócrates e Platão ao impasse gerado por Parmênides
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
O poder das perguntas O que é?
O QUE É FILOSOFIA ?.
Sócrates, Platão e aristóteles
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Sócrates: “Só sei que nada sei”. O Não-saber e O Elenchos
Trabalho realizado por:
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
O Divisor de águas na filosofia grega. Douglas Fernando Blanco
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Grécia - Cultura.
Uma nova Filosofia Sócrates (469 a.C a.C.).
Prof. Ricardo Filosofia
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Teoria do conhecimento: Aristóteles
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates: o patrono da filosofia
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido.
Introdução à política Aristóteles e Platão.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PLATÃO.
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
FILOSOFIA.
Sócrates A dialética.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Surgimento do pensamento filosófico
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
Sócrates e o nascimento da Filosofia
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Das aparências ao mundo das idéias.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Transcrição da apresentação:

Professor Marcelo Rocha Contin Sócrates Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

DESCRIÇÃO Filósofo grego Nasceu em Atenas em 470 a.C. e morreu em 399 a.C.. Filho de Sofrônico(escultor) e Fenáreta (parteira). Sócrates recebeu uma educação tradicional, estudando a obra de Homero(Ailíada e a Odisséia) , ginástica , música e gramática.

Aprendeu a arte do pai mas dedicou-se a meditação e a filosofia. Casou-se com Xântipe(bastante mais nova do que ele e temperamento bastante difícil). Teve três filhos(Lamproles ,Sphoronicus e Menexenus). Preocupou-se pouco com sua família.

Sempre foi modelo de bom cidadão. Foi convidado para o senado dos Quinhentos; Mas manteve-se afastado da vida pública e da política pois contestavam com seu temperamento crítico. A elite começa a encerar Sócrates como: Um inimigo público e um agitador em potencial.

Sócrates atrai a atenção de muitos jovens, em função de suas idéias inovadoras. Assim a elite grega com medo de uma mudança na sociedade, começam a encarar Sócrates como um inimigo público.

Sócrates não é bem aceito por parte da aristocracia grega. Pois defendia algumas ideias contrarias ao funcionamento da aristocracia grega. Afirmava que crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos.

Então Sócrates é preso. E em júri de cinqüenta pessoas, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.

Em sua cela Sócrates foi condenado à morte: E teve de ingerir cicuta (uma planta venenosa), em 399 a.C. Teve que esperar por mais de um mês a morte dentro de seu cárcere. Durante esse tempo Criton preparou uma fuga e a propôs ao mestre este porém recusou.

Suas palavras finais foram: “Devemos um galo a Esculápio” Dizendo que o deus da medicina havia o livrado do mal da vida com o dom da morte . Morreu com 71 anos de idade em Atenas, Grécia.

Não sou nem Ateniense, nem Grego. Mas sim um cidadão do mundo. Sócrates

Sócrates não deixou escrito seus pensamentos. As fontes primárias sobre ele são: os autores Xenofonte, Aristófanes e Platão. Platão era um de seus discípulos.

Seu objetivo era formar cidadãos sábios , honestos e temperados. Diferentemente dos sofistas que: Formavam verdadeiros egoístas , capazes apenas de acometer uns contra os outros escravizar o próximo.

Em vários livros de Platão, Sócrates aparece como personagem Em vários livros de Platão, Sócrates aparece como personagem.(“Eutifron”, “Critão”, “Frédon”). Diante da tirania popular Sócrates aparecia como chefe de uma aristocracia intelectual.

Buscar a verdade e combater os Sofistas. Sócrates Interesses: alma humana. natureza da A essência da Buscar a verdade e combater os Sofistas.

Postura de Sócrates Que a mente do homem era algo de maior importância, para se estudar. O valor da vida era ser viver de forma coerente com o que se pensa e com o que se faz Acreditar estar sempre em busca

Sócrates tinha como Método o objeto da Ciência! objeto da ciência não era o sensível o individuo); (o particular, Ele dizia que o o inteligível Mas sim A essência Coisa! da

Seu método de transmissão de conhecimento e sabedoria era o diálogo. Fazia perguntas que conduziam o discípulo ao conhecimento da verdade.

Nesta idéia Sócrates adotava o diálogo que se revestia em dupla forma: A do adversário (em confrontar) A de um discípulo (ao instruir)

Maiêutica Método usado em suas conversas com os cidadãos, que consistia em: Facilitar a parturição de idéias. Comparada a profissão materna, trazia a luz , as idéias,que já existiam em seus interlocutores.

Papeis na Maiêutica Quem pergunta Quem responde Não afirma nada Não duela com o outro Busca a contradição Auxilia o outro a criar verdade universais Deve ficar mais atento no que é dito pelo outro Não induz as respostas Quem responde Busca respostas mais universais É levado a refletir sobre aquilo que diz Não duela com o outro Cria novas ideias Produz pensamentos autênticos Descarta o aparente e busca o essencial

Ironia Quando questionado a responder aquilo que sabe, Sócrates afirmava “Só sei que nada sei”. Tal frase demostrava a ignorância socrática e também fazia com que o outro fosse o responsável a criar novas ideias

Conhece-te a ti mesmo Só sei que nada sei

AS ETAPAS DO SABER SERIAM: Ignorar sua ignorância; Conhecer sua ignorância ; Ignorar seu saber e conhecer seu saber.

Para Sócrates: Ciência = Virtude = bem encontra-se a felicidade. fazendo-se o Para ele pessoas deveriam Para isso as desenvolver a virtude. Felicidade;

Para ele a virtude da alma é a sabedoria que aproxima de Deus. A sabedoria tem a ver com a humildade intelectual e não com a quantidade do saber.

Os limites humanos são segundo Sócrates: Ter consciência da condição humana. Não ser mais do que é para os homens serem.

Alguns pensamentos de Sócrates “Aquele que quer mudar o mundo deve mudar primeiro a si mesmo” “A inveja é o câncer da alma” “Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada”

Fontes pesquisadas FONTES www.coladaweb.com www.consciencia.org www.educ.fc.ul.pt www.mundodosfilosofos.com.br www.paideuma.net www.pensador.info www.suapesquisa.com www.wikipedia.org