Isolamento Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
A instituição escolar e a violência
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Os cuidados com portadores de Alzhaimer e seus cuidadores
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
TRABALHO SOBRE O BULLYING
PROJETO: DIA ESTADUAL DA CONSCIENTIZAÇÃO,PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
“Administração de Recursos Humanos II”
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
Bullying.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Fatores de Risco e Proteção Para Problemas com Álcool e outras Drogas em Adolescentes e Adultos Jovens: Implicações na Prevenção do Abuso de Substâncias.
ESTRESSE.
Drogas na adolescência
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
4. Eu nos contextos Modelo ecológico do desenvolvimento
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação
BULLYING.
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Bullying, isso não é brincadeira!
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
O Bullying Autores : Daniil Pavlov, nº4 João Gariso, nº9

Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
Escola Promotora de Saúde – 2009/2010
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
O que é Bullying?.
Diretrizes de um programa de prevenção
O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?
Professora Roseli Candida Leite
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Doença Mental Definição Médica
Crueldade com os Animais
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
Perigos relacionados com a internet
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
BULLYING O preconceito a ser evitado.
Comissão Social de Freguesia da Portela Reunião de CLAS
Crianças Do nascimento até os onze anos de idade.
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Internet? Até onde o perigo espreita!
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
Transcrição da apresentação:

Isolamento Social

1 - Definição Isolamento social refere-se ao comportamento de alienação por parte de um indivíduo ou grupo de indivíduos, de forma voluntária ou consequente da rejeição, que incide sobre pessoas de todos os escalões etários, levando frequentemente ao estabelecimento de valores e regras diferentes das socialmente aceites. Aparece frequentemente associado a distúrbios de ordem psicológica.

1.1 - Características que o definem Sentimentos de solidão impostos por outros; Insegurança em público; Falta de comunicação e de contacto ocular com outros; Expressão de valores aceites por uma subcultura, mas não pela cultura dominante; Sentimentos de rejeição e tristeza; Hostilidade na comunicação e comportamento; Procura afastar-se da sociedade ou inserir-se em subculturas.

1.2 - Factores de risco Incumprimento de tarefas de desenvolvimento pessoal; Alterações de estado mental; Variações de humor; Interesses imaturos; Comportamentos anti-sociais; Alterações da aparência física; Incapacidade para estabelecer relações interpessoais satisfatórias; Valores contra-sociais; Sentimento de insegurança (receio de sair à rua).

2 - Causas Rejeição da sociedade em relação ao individuo; Motivos relacionados com a chegada de novos meios de comunicação; Necessidade de abstracção a fim de cumprir determinadas tarefas; Consequência de distúrbios de natureza psicológica; Ausência ou pouco contacto familiar; Falta de apoio psicológico.

3 - Consequências Vulnerabilidade emocional acentuada; Propensão exacerbada para comportamentos de risco (álcool, drogas…) Défice de comunicação com outros; Maior susceptibilidade a contracção de doenças no fórum mental; Baixa auto-estima e problemas psicológicos variados: - depressão, paranóias, psicoses; Sentimento de inutilidade social; Agravamento da saúde física; Baixa qualidade de vida; Solidão; Isolamento social.

4 - Isolamento social nos idosos Causas: Isolamento geográfico (êxodo rural); Indisponibilidade das famílias para cuidarem do idoso; População maioritariamente não activa; Ausência de actividades de ocupação de tempos livres; Limitações das valências dos centros sociais. Consequências: Solidão; Baixa auto-estima do idoso (problemas psicológicos: depressões, paranóias, psicoses, …); Sentimento de inutilidade social; Baixa qualidade de vida do idoso.

Possíveis soluções: Mais actividades de ocupação dos idosos; Banco do Tempo; Criação de uma base de dados extensiva sobre a população idosa que vive sozinha, de modo a poder ser feito um acompanhamento das suas necessidades; Apoio domiciliário.

4 - Isolamento social nos jovens Causas: Adolescência problemática e dificuldades a nível da construção da identidade; Sentimento de desadequação do jovem face à sociedade; Rejeição do jovem, por parte da sociedade; 4.1 - Bullying: Atitudes de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder; Tipos de bullying: bullying directo (entre agressores do sexo masculino) e bullying indirecto (entre agressores do sexo feminino e crianças pequenas);

5 - Tratamento Possíveis soluções: Acompanhamento psicológico; Técnicas de bullying: insultar a vítima, acusando-a sistematicamente de não servir para nada; agredir a vítima, quer seja o seu corpo ou a sua propriedade; espalhar rumores negativos sobre a vítima; usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, …), …; Apoio da família e amigos; Acompanhamento psicológico; Intervenção das administrações das escolas, no sentido de serem prevenidas situações de bullying entre alunos. Casos: massacre de Columbine. 5 - Tratamento Acompanhamento psicológico; Terapias de grupo.