PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Advertisements

Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS DE POLÍTICAS DO PBSM
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Política Nacional de Assistencia Técnico e Extensão Rural - PNATER
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ORIENTAÇÕES PARA A INDICAÇÃO DE PROJETOS
Superintendência Regional de SC
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
da Agricultura Familiar
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Oficina de Capacitação Operacionalização do Termo de Adesão SISPAA
II Encontro Nacional de Comitês Territoriais de Mulheres Rurais
“Contra a fome e a violência sexista”
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
Objetivos Específicos:
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
1 1.
Pronaf Microcrédito Rural
I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.
Brasília, março de 2008 AGENDA SOCIAL. “Estamos lutando por um Brasil sem pobreza, sem privilégios, sem discriminações. Um país de oportunidades para.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Objetivos Específicos:
1.
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Curso de Formação para Compra e Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar BRASÍLIA, 03 E 04 DE MARÇO DE POLÍTICAS.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS

Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais - POPMR Objetivo Fortalecer as organizações produtivas de trabalhadoras rurais, garantindo o acesso das mulheres às políticas públicas de apoio à produção e comercialização, a fim de promover sua autonomia econômica e incentivando a troca de informações, conhecimentos técnicos, culturais, organizacionais, de gestão e de comercialização, valorizando os princípios da economia solidária e feminista. Princípios Economia feminista e solidária Agroecologia

Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais - POPMR Estratégia: Articula programas dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Trabalho e Emprego, Pesca e Aquicultura e Secretaria de Políticas para Mulheres/PR.

1) Políticas de promoção dos direitos das mulheres a terra Titulação Conjunta no Programa Nacional da Reforma Agrária; Escrituração Conjunta no Programa Nacional de Crédito Fundiário. 2) Políticas de fortalecimento das organizações produtivas das mulheres rurais Assistência Técnica e Extensão Rural; Pronaf Mulher; Crédito Apoio Mulher;

3) Feiras Estaduais da Economia Feminista e Solidária

4) Resolução que regulamenta o acesso das Mulheres ao PAA Resolução Nº 44, de 16 de Agosto de 2011. 5%, no mínimo da dotação orçamentária anual do PAA para as organizações compostas exclusivamente por mulheres ou organizações mistas com participação mínima de (70%) de mulheres na composição societária; Em relação às modalidades de Compra Direta Local com Doação Simultânea e de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, será exigida a participação de, pelo menos, (40%) e (30%) de mulheres, respectivamente do total de produtores fornecedores.

Participação e controle social na Gestão do Desenvolvimento Territorial: capacitações das mulheres rurais, equipes técnicas e servidores/as públicas em Territórios Rurais e da Cidadania; acesso as políticas públicas de inclusão econômica; atuação de educadoras territoriais; instâncias de gestão dos Colegiados Territoriais; especialmente dos Comitês ou Câmaras de Mulheres;

Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais - POPMR CONTATOS opmulheres@mda.gov.br programa-igualdade@mda.gov.br Telefone: (61) 2020-0845

Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural

Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural Mulheres beneficiárias: acampadas, assentadas, agricultoras familiares, quilombolas, indígenas, pescadoras artesanais, extrativistas e atingidas por barragens; Acesso gratuito aos documentos civis e trabalhistas nas proximidades da moradia, através de mutirões itinerantes.

Objetivos do Programa I- Assegurar às trabalhadoras rurais o acesso aos documentos civis, trabalhistas e previdenciários; II- Possibilitar o acesso às políticas públicas voltadas às mulheres rurais; III- Orientar sobre direitos e informar sobre políticas públicas voltadas às mulheres rurais; IV- Efetivar a condição de cidadã e fortalecer a autonomia e o empoderamento.

Objetivos do Programa V - Promover a igualdade entre homens e mulheres; VI – Promover ações educativas : - Informação sobre a importância da documentação; - Orientações sobre crédito, acesso a terra, OPMR, enfrentamento à violência contra a mulher, entre outras; - Educação Previdenciária e acesso aos benefícios previdenciários;

Documentos Disponibilizados Registro Civil de Nascimento; Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física – CPF; Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; Carteira de Pescador(a) – RGP; Cadastro no INSS e serviços previdenciários; Bloco da Produtora Rural; CadÚnico; DAP.

PNDTR no PBSM Porta de entrada para as demais políticas do Governo Federal; Integração de políticas: - Qualificação da demanda por documentos; - Atendimento do público da extrema pobreza. Coordenação do Programa a cargo do MDA e INCRA;

PNDTR no PBSM Identificação das demandas: - A partir das visitas às famílias Comunicação das demandas - As informações serão enviadas para a coordenação do PBSM, que enviará para a DPMR Planejamento dos mutirões - Realizada pelas equipes estaduais em conjunto com o Comitê Gestor Estadual Participação das famílias nos mutirões - Os/as técnicos/as serão informados da agenda dos mutirões para comunicar às famílias

Mutirões do PNDTR

Mutirões do PNDTR

Mutirões do PNDTR

pndtr@mda.gov.br programa-igualdade@mda.gov.br Telefone: (61) 2020-0851 Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais/DPMR Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA