Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
MOVIMENTO FLORIPA TE QUERO BEM
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Secretaria de estado de saúde de mato grosso do sul
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - BA 10/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.
Sistema Nacional de Defesa Civil: Articulações Insterinstitucionais 3 Seminário Nacional Sobre Saúde em Desastres Verena Martins Lellis Goiânia-GO , 12.
AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INSTRUMENTOS LEGAIS
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES de origem ANTROPOGÊNICA, resultante de acidentes com produtos químicos perigosos SMS/SPjunho/2011.
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Capacitação em Eventos
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência
política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora - pnstt
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PALESTRA: LBA Maio 2003.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Ministério de Minas e Energia
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
MUNICÍPIOS COM INCENTIVO QUALIS Monitoramento das Auditorias realizadas em junho/julho 2005, Janeiro/fevereiro 2006 CPS/SES.
1 º QUADRIMESTRE DE 2014 CEREST 1 º QUADRIMESTRE DE 2014 Luciana Gimenez Raffa Gonçalves Gerente Técnica do CEREST.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PROPOSTA 18 DE MAIO NO RN 1)Sete anos do Comitê Estadual: no que avançamos? 2)Que Natal queremos para a Copa 2014? 3)Quais os desafios da gestão municipal.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 1) O tema (prevenção, preparação e resposta frente a acidente com produto químico) foi inserido no plano estadual de saúde? – Ainda, não. No entanto, como o Plano Estadual de Saúde para o Período encontra-se em fase de elaboração, estamos verificando a possibilidade de inclusão deste TEMA. 2) Ou o tema foi inserido em outro instrumento de pactuação / organização das ações e serviços? – NÃO – Qual instrumento?

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 3) O Comitê Estadual de Saúde em Desastre (CESD) foi constituído? – Sim – Comitê está formalizado, com normativa/portaria formalizada? – SIM, PORTARIA – Comitê Estadual de Enfrentamento de Emergência em Saúde Pública - Portaria n. 127/2010 – GS/SESAP, de 16 de junho de 2010 – Qual a normativa? 4) Ou outro fórum / colegiado foi constituído para tratar o tema dos desastres? Não – Sim / não – Qual é esse fórum/colegiado? – Está formalizado?

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 5) O CESD ou outro fórum estão em atividade? – SIM. Porém as reuniões previstas para o ano 2012 não aconteceram de forma sistemática. 6) Quanto ao plano de contingência para desastres? – Elaborado / em elaboração? – Em Elaboração, com o esboço sendo construído internamente no setor Não Biológicos. Falta discuti-lo com o CEREST e demais setores afins. – Pretende ser realizado? – SIM. Previsão de conclusão até final de 2013.

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 7) CESD (ou outro colegiado) e Plano pretendem abordar o tema dos acidente químicos? – SIM. Estamos articulando internamente a inclusão do tema no Plano, um vez que acidentes químicos podem acarretar outros eventos potencialmente promotores de desastres.

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 8) Quais são os avanços percebidas no desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – Capacitação dos Profissionais da VIGILÂNCIA AMBIENTAL e do CEREST 9) Quais são as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – A Articulação Intrasetorial e Intersetorial ainda é frágil; – Agendas Sobrecarregadas em função dos Recursos Humanos Disponíveis

Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial: 10) Qual é a proposta da Saúde do Trabalhador para abordagem do tema? – Inclusão do tema na nossa PAST-2013, Programação Anual de Ações em Saúde do Trabalhador, em processo de construção e a ser enviada em breve à CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, do Controle Social. – Dar início a um processo de capacitação à equipe do CEREST (o qual pode ser estendido posteriormente a outros parceiros entre eles; Controle Social, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policia Militar, Cruz Vermelha, etç.

Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial: 11) Há articulação entre a Vigilância ambiental e saúde do Trabalhador para ações de Vigilância? – SIM, embora as ações aconteçam de forma pontual de acordo com as demandas. – Poderia se dar um up grade nesta parceria se fosse formalizada uma serie de ações e atividades conjuntas.

Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intersetorial: 12) A SES participar de Comissão Estadual do P2R2 (CE/P2R2)? – Sim / não – Não – Qual/quais são os nomes dos representantes do setor saúde nesses Comissões? 13) Na ausência de CE/P2R2, a SES participa de outro fórum intersetorial para atuação em acidentes químicos? – Sim / não – Não – Qual é o nome do fórum? – Qual/quais são os nomes dos representantes do setor saúde nesse fórum?

Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação: 14) A SES gostaria de contar com apoio do DSAST/SVS/MS para educação continuada? – SIM. – 20 a 25 profissionais Temas de interesse: – Produtos Perigosos; – Toxicologia e Emergência Toxicológica; – Contaminação Ambiental; – Rotas de Exposição; – Sistema de Comando de Incidentes; – Gestão de risco – Análises Laboratoriais – Ações de Primeira Resposta; – Saúde e Segurança no Trabalho; – Riscos as populações expostas.

Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação: 15) A SES tem condição de identificar Regionais de Saúde ou SMS que gostariam do apoio na esfera federal para fortalecer autuação em acidente químico ? – SIM. – As 07 regionais de saúde, e 03 municípios: Natal, Parnamirim e Mossoró. Temas de interesse : – Aspectos conceituais de Produtos Perigosos; – Toxicologia e Intoxicações Toxicológicas; – Contaminação Ambiental; – Riscos as populações expostas.

Outras informações que a SES considerar relevantes

Contatos: CEREST - estadual, regional, municipal Saúde Ambiental - estadual, regional, municipal SUVAM – Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental/CPS/SESAP Subcoordenadora: Iraci Nestor (84) Saúde do Trabalhador - estadual, regional, municipal CEREST/CPS/SESAP Subcoordenador: Mario Soares 84)