Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Advertisements

Atividades CTIR Gov Estrutura Interna Articulação Capacitação Risco
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Fabiana Montanari BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Reunião técnica SES-MG
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos
Reunião técnica SES-MG
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.
AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INSTRUMENTOS LEGAIS
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES de origem ANTROPOGÊNICA, resultante de acidentes com produtos químicos perigosos SMS/SPjunho/2011.
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Capacitação em Eventos
Seminário Paranaense de acidentes com produtos químicos
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
Proposta Técnica Preliminar
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
Cooperação Técnica para
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
Brasília – 2011 Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Por Marcos Ribeiro Consultor SEBRAE NA.
PLANO NACIONAL DE CONTINGÊNCIA PARA INCIDENTES DE POLUIÇÃO POR ÓLEO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Políticas para redução dos desastres C. de Ville de Goyet.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Desastres Naturais VIGIDESASTRES
História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
Avaliação na Atenção Básica
As mais conhecidas são:
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
VIGILÂNCIA DOS EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO(VEAPV)
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Projeto Hospitais Sentinela 6º Encontro Nacional de Gerentes de Risco São Paulo, 15 a 17 de junho de 2005.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
Conceito de higiene, saúde e segurança no trabalho
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
Vigilância em Saúde.
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
Transcrição da apresentação:

Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES de origem ANTROPOGÊNICA, resultante de acidentes com produtos químicos perigosos SMS/SPjunho/2011

Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos Conceitos Modelo de atuação

Produto químico perigoso: produto químico classificado como perigoso para a segurança, a saúde e/ou o meio ambiente, conforme o critério de classificação adotado

publicacoes_migra/info&str_ID=33

Atuação baseada na gestão do risco Fonte: OPAS (adaptado) MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES

Atuação baseada na gestão do risco MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES Fonte: OPAS (adaptado)

MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES Estruturar a Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres Constituir o Comitê Saúde e Desastre Identificar ameaças tecnológicas Caracterizar a população em risco Avaliar a capacidade de resposta do SUS Verificar a possibilidade de colaboração com outras instituições Elaborar e implantar Plano de Preparação e Resposta do SUS Elaborar e implantar sistema de preparação e alerta para a população Suprir necessidades e capacidades humanas e materiais

MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES Acionar sistema de alerta à população em risco Convocar o Comitê de Saúde e Desastre Manter em alerta os atores com responsabilidade na resposta Implantar as ações definidas no Plano de Preparação e Resposta do SUS - notificação / investigação - definição de cenário (avaliação de danos) - estabelecimento de ações (imediatas, de médio e longo prazo) - avaliação da efetividade das ações de resposta Realizar as ações de assistência às pessoas expostas/intoxicadas Intensificar as ações de vigilância em saúde Suprir as demandas para atenção integral à saúde da população atingida

MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES Intensificar as ações de vigilância em saúde Organizar fluxo de atenção à saúde da população exposta / intoxicada Restabelecer serviços públicos essenciais Avaliar o evento: - Causas / penalidades - Prejuízos para a saúde da população - Medidas de reabilitação da saúde da população - Impactos na rede de atenção - Ações para remediação da área - Lições aprendidas (adaptação do Plano)