Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado
Advertisements

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
UFCSPA Uma Universidade Especializada em Saúde
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
ministério da educação
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Curso Técnico em Meio Ambiente
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
C OLÉGIO D OUTORAL T ORDESILLAS EM C IÊNCIAS A MBIENTAIS E A LTERAÇÕES G LOBAIS Prof. Dr. Fausto Miziara Universidade Federal de Goiás.
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
A experiência da FSP-USP
Núcleo de Estudos Constitucionais
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
CIÊNCIA DO SOLO Álvaro Luiz Mafra Fabricio Tondello Barbosa
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
VIGILÂNCIA DA SAÚDE NO CONTROLE DA DENGUE EM SISTEMAS LOCAIS RIO DE JANEIRO, ABRIL DE 2009 PAULO CHAGASTELLES SABROZA ENSP.FIOCRUZ.BR.
SIMULAB Sustentável Triênio
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Mestrado Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
RIO DE JANEIRO JUNHO DE 2009 VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública / Coletiva Programa de Formação Docente na Área de Vigilância.
Pesquisa em Enfermagem
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
NOVOS PROGRAMAS Integração Margareth Crisóstomo Portela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Escola Nacional de Saúde Pública Sergio.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
MESTRADO PROFISSIONAL
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
TEMAS: LINHAS DE PESQUISA EM ENFERMAGEM DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS Dra Sueli Rezende Cunha.
Representação discente na FSP/USP. Representação estudantil: contexto atual Representantes discentes (RD)= estudantes que representam outros estudantes.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Título do Projeto de Pesquisa Nome do(a) Coordenador(a) LOGO DA INSTITUIÇÃO EXECUTORA Edital: Data da Apresentação: 1.
Documentos e Propostas legais
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
Transcrição da apresentação:

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente

Antecedentes 19 setembro 2005 - aprovação CAPES Novembro 2005 – seleção alunos Fevereiro 2006 - constiuição CPG/ SPMA Março 2006 – início atividades docentes

Proposta Pedagógica SPMA Concepção integradora de saberes Marco teórico-conceitual questão ambiental Relações com a Saúde Pública

Áreas de Concentração Epidemiologia Ambiental Toxicologia Ambiental Avaliação de Riscos Ambientais e Promoção de Saúde Ecologia e Saúde (2008 ?)

Linhas de Pesquisa 2005 Epidemiologia de doenças crônicas (grupo de pesquisa em Epidemiologia do Câncer) Exposição química: aspectos toxicológicos (grupo de pesquisa Substâncias Químicas: Impacto sobre Saúde e Ambiente) Avaliação de Riscos em Saúde Ambiental (grupo de pesquisa Avaliação integrada e Participativa de Riscos Tecnológicos e Ambientais). Promoção da Saúde e Justiça Ambiental (grupo de pesquisa Avaliação integrada e Participativa de Riscos Tecnológicos e Ambientais). Avaliação de impactos socio-ambientais em ecosistemas naturais e modificados (Grupo de Pesquisa Mudanças Ambientais Globais).

Novas Linhas de Pesquisa: Epidemiologia Ambiental Exposição a agentes químicos, físicos e biológicos e efeitos associados na saúde humana e animal Epidemiologia do câncer Exposições ambientais e avaliação dos efeitos no ciclo da vida Hábitos de vida e efeitos na saúde e qualidade de vida

Novas Linhas de Pesquisa: Toxicologia Ambiental Exposição a agentes químicos, físicos e biológicos e efeitos associados na saúde humana e animal Toxicologia analítica Patologia clínica, ambiental e do trabalho

Linhas de Pesquisa: Gestão de Riscos Exposição a agentes químicos, físicos e biológicos e efeitos associados na saúde humana e animal Gestão de recursos hídricos Comunicação de Risco Justiça ambiental

Disciplinas Tronco Comum / Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente Estatística √ Fundamentos do Método Epidemiológico √ Gestão de Riscos e Saúde Ambiental: Fundamentos e Ferramentas √ Toxicologia Básica √ Saúde Ambiental e Saúde Coletiva: História e Paradigmas Seminários Avançados de Mestrado √

Disciplinas Tronco Comum / Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Teorias e Métodos da Ciência √ Seminários Avançados do Doutorado

Disciplinas Optativas Avaliação de Toxicidade Desenvolvimento de Métodos Analíticos Epidemiologia e Estatística I Epidemiologia e Estatística II Epidemiologia do Câncer Epidemiologia Molecular do Câncer Estudo de Situações-Problema em Saúde Ambiental Gestão Integrada de Saúde e Ambiente Problemas Ambientais e Saúde Coletiva Química Instrumental Aplicada à Toxicologia Saúde Ambiental e Toxicologia Tópicos em Comunicação em Saúde, Trabalho e Ambiente Toxicologia Ambiental: Conceitos e Perspectivas Ecologia Política e Justiça Ambiental

Corpo Discente Mestrado: 13 alunos nacionais 2 alunos estrangeiros Doutorado: 13 alunos

Atividades 1o Semestre 2006 Implementação de 5 das 6 disciplinas obrigatórias do programa de mestrado Seminários Avançados (13 sessões semanais) Implementação de outras disciplinas ( optativas e obrigatórias para áreas de concentração específicas).

Especialização e Mestrado Profissional Curso de Especialização em Saúde Pública e Meio Ambiente MP em fase de avaliação pela CAPES

Gestão de recursos hídricos e poluição das águas I Seminário David Capistrano da Costa Filho de Atualização em Saúde e Ambiente Gestão de recursos hídricos e poluição das águas Estudos da fauna para avaliação dos ecossistemas Metodologia de Investigação: desenho do projeto Exposições ambientais e câncer Epidemiologia molecular do câncer

Professores Visitantes 2006 Jeroen Pieter van der Sluijs (Univ. Utrecht, Holanda) - Curso Riscos, Incertezas e Aplicação do Princípio da Precaução Maria do Rosário Latorre (FSP/USP) - Curso Análise Multivariada

Colaboração SPMA com a Estuturação de Programas de Pós-Graduação Mestrado em Saúde e Ambiente /UFBA Edital Casadinho CNPq Mestrado em Oncologia Clínica/UCG

Dificuldades Bolsas de estudo 26 alunos nacionais 6 bolsas (3 bolsas CAPES e 3 Ensp) Orçamento

Desafios SPMA Desafios no período de implantação do SPMA durante os 3 primeiros anos: - operacionalização da proposta pedagógica - manutenção da proposta acadêmica aprovada pela CAPES - integração de docentes e alunos nas linhas e projetos de pesquisa do SPMA.

Corpo Docente Permanente Aldo Ferreira Christovan Barcellos Frederico Peres Gina Monteiro Hermano Castro Josino Moreira Inês Mattos Marcelo Firpo Paula Sarcinelli Rosalina Koifman Salvatore Siciliano Sandra Hacon Sergio Koifman William Waissman

Corpo Docente Colaborador Ana Rosa Arias Armando Meyer Brani Rozemberg Carlos Machado Fernando Telles Lene Veiga Takumi Iguchi

Integração das Áreas de Concentração