ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Advertisements

Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
O PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO
LIQUIDAÇÃO.
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA
Novidades Legislativas Novas Tendências
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
PROCESSO PENAL BENEDITO IGNÁCIO GIUDICE.
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
(0AB/EXAME UNIFICADO – ):
APELAÇÃO Profa. Denise S. S. Garcia.
Registro de Imóveis Rurais
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
Prática Jurídica I Petição Inicial.
NOTIFICAÇÕES EXTRAJUDICIAIS
Liquidação de sentença
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
Processo Civil II Gilmar Vieira
Professor Jaques Sonntag
Falências e Recuperação Judicial e Extrajudicial Prof. Dr
PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC
Cumprimento de Sentença
Profa.Dirce do Nascimento Pereira
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
Execução para entrega de coisa certa e incerta
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Registro de Imóveis Rurais Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
Professora Lucélia de Sena Alves
Ação de Prestação de Contas
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Módulo 17 – Recursos em processo civil
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
CONVENÇÃO DE Arbitragem
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
Recuperação Judicial Juízo do local do principal estabelecimento
MANDADO DE SEGURANÇA Lei 12016/2009
Aluno: Filipe Raposo de Carvalho
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 - Código de Normas-Parte Geral Aula 7 – Sinal Público/ Malote digital/ Procedimento de Suscitação.
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Da execução por quantia certa contra devedor insolvente
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
PROCESSO CIVIL VI 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO VERIS / METROCAMP LARISSA B. B. PRADO
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Professor José Carlos de Araújo Almeida Filho Monitor: Angelo Masullo
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Resposta: Artigo 852-A – da CLT Art. 852-A. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na.
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
PROVA DOCUMENTAL.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
CORREIÇÃO PARCIAL Regimento Interno do TJGO Art
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Saneamento do Processo
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO V SEMINÁRIO DE TRABALHO REGISTRAL CIVIL

ERRO OU OMISSÃO (lei 6.015/73) Art. 39. Tendo havido omissão ou erro de modo que seja necessário fazer adição ou emenda, estas serão feitas antes da assinatura ou ainda em seguida, mas antes de outro assento, sendo a ressalva novamente por todos assinada. Art. 40.  Fora da retificação feita no ato, qualquer outra só poderá ser efetuada nos termos dos arts. 109 a 112 desta Lei. Art. 41. Reputam-se inexistentes e sem efeitos jurídicos quaisquer emendas ou alterações posteriores, não ressalvadas ou não lançadas na forma indicada nos artigos 39 e 40.

ERRO OU OMISSÃO (art. 39, 40 e 41 da LRP)

RETIFICAÇÕES A ATIVIDADE REGISTRÁRIA TEM POR FINALIDADE O ASSENTAMENTO DE FATOS E NEGÓCIOS JURÍDICOS DE FORMA PRECISA E CORRETA, PORTANTO, SEMPRE QUE O REGISTRO NÃO CORRESPONDA À REALIDADE, EXISTE A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DO REGISTRO À VERDADE, OU SEJA, RETIFICAÇÃO. RETIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA PARA ERROS DE GRAFIA RETIFICAÇÃO JUDICIAL PARA QUAISQUER OUTROS ERROS

PROCEDIMENTOS PARA RETIFICAÇÕES ERROS DE GRAFIA: VIA ADMINISTRATIVA – PRÓPRIO CARTÓRIO – INTERESSE DA PARTE EM REQUERIMENTO ASSINADO – DOCUMENTO – ENVIO AO MP – CONCLUSOS PARA O JUIZ – DESPACHO EM 48 HORAS – CORREÇÃO DO ASSENTO NA MARGEM DIREITA DO ASSENTO – Art. 110 da LRP.

PROCEDIMENTOS PARA RETIFICAÇÕES ERROS DE GRAFIA – LEI 6.015/73 Art. 110.  Os erros que não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção poderão ser corrigidos de ofício pelo oficial de registro no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, representante legal ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas, após manifestação conclusiva do Ministério Público. § 1o  Recebido o requerimento instruído com os documentos que comprovem o erro, o oficial submetê-lo-á ao órgão do Ministério Público que o despachará em 5 (cinco) dias. § 2o  Quando a prova depender de dados existentes no próprio cartório, poderá o oficial certificá-lo nos autos.

PROCEDIMENTOS PARA RETIFICAÇÕES ERROS DE GRAFIA – LEI 6.015/73 Art. 110.  § 3o  Entendendo o órgão do Ministério Público que o pedido exige maior indagação, requererá ao juiz a distribuição dos autos a um dos cartórios da circunscrição, caso em que se processará a retificação, com assistência de advogado, observado o rito sumaríssimo. § 4o  Deferido o pedido, o oficial averbará a retificação à margem do registro, mencionando o número do protocolo e a data da sentença e seu trânsito em julgado, quando for o caso.   Art. 111. Nenhuma justificação em matéria de registro civil, para retificação, restauração ou abertura de assento, será entregue à parte.

PROCEDIMENTOS PARA RETIFICAÇÕES ERROS MAIS COMPLEXOS: MAIOR INDAGAÇÃO DO JUIZ OU IMPUGNAÇÃO DO MP – NECESSIDADE DE ADVOGADO – RITO SUMARÍSSIMO – LOCAL DO DOMICÍLIO DO INTERESSADO

PROCEDIMENTOS PARA RETIFICAÇÕES ERROS MAIS COMPLEXOS – LEI 6.015/73 Art. 109. Quem pretender que se restaure, supra ou retifique assentamento no Registro Civil, requererá, em petição fundamentada e instruída com documentos ou com indicação de testemunhas, que o Juiz o ordene, ouvido o órgão do Ministério Público e os interessados, no prazo de cinco dias, que correrá em cartório. § 1° Se qualquer interessado ou o órgão do Ministério Público impugnar o pedido, o Juiz determinará a produção da prova, dentro do prazo de dez dias e ouvidos, sucessivamente, em três dias, os interessados e o órgão do Ministério Público, decidirá em cinco dias. § 2° Se não houver impugnação ou necessidade de mais provas, o Juiz decidirá no prazo de cinco dias. § 3º Da decisão do Juiz, caberá o recurso de apelação com ambos os efeitos.

PROCEDIMENTOS PARA RETIFICAÇÕES ERROS MAIS COMPLEXOS – LEI 6.015/73 Art. 109. § 4º Julgado procedente o pedido, o Juiz ordenará que se expeça mandado para que seja lavrado, restaurado e retificado o assentamento, indicando, com precisão, os fatos ou circunstâncias que devam ser retificados, e em que sentido, ou os que devam ser objeto do novo assentamento. 5º Se houver de ser cumprido em jurisdição diversa, o mandado será remetido, por ofício, ao Juiz sob cuja jurisdição estiver o cartório do Registro Civil e, com o seu "cumpra-se", executar-se-á.  § 6º As retificações serão feitas à margem do registro, com as indicações necessárias, ou, quando for o caso, com a trasladação do mandado, que ficará arquivado. Se não houver espaço, far-se-á o transporte do assento, com as remissões à margem do registro original.

RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO RESTAURAR = recompor, refazer SUPRIR = completar no todo ou em parte Art. 109. Quem pretender que se restaure, supra ou retifique assentamento no Registro Civil, requererá, em petição fundamentada e instruída com documentos ou com indicação de testemunhas, que o Juiz o ordene, ouvido o órgão do Ministério Público e os interessados, no prazo de cinco dias, que correrá em cartório.

FERNANDO ABREU COSTA JÚNIOR Assessor Jurídico do IRPEN