Para responder a esta pergunta, o Instituto MAPA, levantou o volume de faturamento com veiculação publicitária junto aos veículos de comunicação dos meios:

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Transcrição da apresentação:

Para responder a esta pergunta, o Instituto MAPA, levantou o volume de faturamento com veiculação publicitária junto aos veículos de comunicação dos meios: TV (aberta e por assinatura), rádio (AM e FM), jornal (diário e outras periodicidades), revista e mídia exterior, de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada pelo sexto ano consecutivo, entre abril e julho de Participaram 183 veículos, que juntos representam 82% do faturamento total estimado do setor. Qual o tamanho do bolo publicitário em Santa Catarina?

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 Qual o tamanho do bolo publicitário em Santa Catarina?

Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2009 Crescimento de 11% sobre 2008 (R$ 816 milhões) Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 R$ 905,7 milhões

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina?

R$ 905,7 milhões Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Televisão 58,1%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Rádio 16,1% R$ 905,7 milhões

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? R$ 905,7 milhões Jornal 18,4%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Mídia Exterior 6,2% R$ 905,7 milhões

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Revista 1,2% R$ 905,7 milhões

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2009 Mídia Exterior 6,2% Jornal 18,4% Revista 1,2% Televisão 58,1% Rádio 16,1% R$ 905,7 milhões

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2009 Mídia Exterior 6,2% 55,7 milhões Jornal 18,4% 166,7 milhões Revista 1,2% 11,0 milhões Televisão 58,1% 526,3 milhões Rádio 16,1% 146,0 milhões R$ 905,7 milhões

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? TV aberta 57,4% Televisão 58,1%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? TV fechada 0,7% Televisão 58,1% TV aberta 57,4%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Rádio 16,1% Rádio AM 7,2%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Rádio FM 8,9% Rádio AM 7,2% Rádio 16,1%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Jornal 18,4% Jornal - outros 3,4%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Jornal 18,4% Jornal - diários 15,0% Jornal - outros 3,4%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Mídia Exterior 6,2%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 E como está dividido este bolo publicitário em Santa Catarina? Revista 1,2%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2009 Mídia Exterior 6,2% Jornal 18,4% Revista 1,2% Televisão 58,1% Rádio 16,1% R$ 905,7 milhões Jornal - diários 15,0% Jornal - outros 3,4% Rádio FM 8,9% Rádio AM 7,2% TV fechada 0,7% TV aberta 57,4%

Fonte: Instituto Mapa Exercício 2009 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2009 Mídia Exterior 6,2% 55,7 milhões Jornal 18,4% 166,7 milhões Revista 1,2% 11,0 milhões Televisão 58,1% 526,3 milhões Rádio 16,1% 146,0 milhões R$ 905,7 milhões Jornal - diários 15,0% 136,0 milhões Jornal - outros 3,4% 30,7 milhões Rádio FM 8,9% 81,0 milhões Rádio AM 7,2% 65,0 milhões TV aberta 57,4% 519,8 milhões TV fechada 0,7% 6,5 milhões

* Comparativo de VALORES NOMINAIS dos mesmos meios levantados nos anos anteriores da pesquisa, ou seja, não incluem TV por assinatura, nem revista, que somaram R$12 milhões em 2008 e R$ 17 milhões em Fonte: Instituto Mapa +11% Crescimento da Veiculação Publicitária em Santa Catarina

Origem dos anunciantes Total dos meios Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 183 veículos

Origem dos anunciantes Por meio Os valores da coluna total foram calculados a partir dos valores de cada meio, aplicando-se a proporção que representam em relação ao valor total da veiculação publicitária. Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 183 veículos

Origem da contratação da veiculação Total dos meios Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 183 veículos

Por meio Os valores da coluna total foram calculados a partir dos valores de cada meio, aplicando-se a proporção que representam em relação ao valor total da veiculação publicitária. Origem da contratação da veiculação Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 183 veículos

Produção do material de veiculação Total dos meios Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 183 veículos

Produção do material de veiculação Por meio Os valores da coluna total foram calculados a partir dos valores de cada meio, aplicando-se a proporção que representam em relação ao valor total da veiculação publicitária. Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 183 veículos

O setor público engloba prefeituras, governo estadual, governo federal e todos os demais órgãos e empresas públicos. Total dos meios Veiculação do setor público x iniciativa privada Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 183 veículos

Nível de emprego nos meios de comunicação 7,4 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de ,4 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2009 Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 481 veículos (universo) Mídia exterior 5,8% Jornal 44,1% Revista 2,8% TV aberta 15,1% Rádio 30,0% TV fechada 2,2%

Nível de emprego nos meios de comunicação 7,4 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de ,4 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2009 Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 481 veículos (universo) Mídia exterior 5,8% (428) Jornal 44,1% (3.249) Revista 2,8% (206) TV aberta 15,1% (1.109) Rádio 30,0% (2.212) TV fechada 2,2% (161)

7,4 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de ,4 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de 2009 Nível de emprego por região Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 481 veículos (universo) Oeste 20,8% Oeste 20,8% Norte 17,0% Norte 17,0% Vale 18,9% Vale 18,9% Sul 10,5% Sul 10,5% Gde Florianópolis 26,1% Gde Florianópolis 26,1% Serra 6,6% Serra 6,6%

7,4 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de ,4 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de 2009 Nível de emprego por região Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 481 veículos (universo) Oeste 20,8% (1.533) Oeste 20,8% (1.533) Norte 17,0% (1.253) Norte 17,0% (1.253) Vale 18,9% (1.391) Vale 18,9% (1.391) Sul 10,5% (777) Sul 10,5% (777) Gde Florianópolis 26,1% (1.922) Gde Florianópolis 26,1% (1.922) Serra 6,6% (489) Serra 6,6% (489)

Crescimento do nível de emprego nos veículos * Comparativo considerando apenas os mesmos meios levantados nos anos anteriores da pesquisa, ou seja, não incluem TVs por assinatura, nem revista, que somaram 366 funcionários em 2008 e 367 funcionários em Fonte: Instituto Mapa - 5%

Expectativas para 2010 Estimativa para 2010 com base nestas expectativas: milhões (+ 10,5%) Estimativa para 2010 com base nestas expectativas: milhões (+ 10,5%) Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2009 Base: 183 veículos Faturamento com veiculação publicitária Aumento do faturamento 81% Faturamento estável 3% Sem previsão 8% Redução do faturamento 8%

Agradecimento especial aos veículos respondentes Realização: Iniciativa:

38 Time de futebol Base total: entrevistados Período: 22 de maio a 04 de junho de 2010 Fonte: Instituto MAPA Quando se fala em futebol, para qual time você torce em primeiro lugar, independente do estado? - Torcida estadual - Considerando somente os times de Santa Catarina, para qual você torce em primeiro lugar?