A RELAÇÃO DAS CIAS AÉREAS REGIONAIS COM O TURISMO AMPLIANDO SERVIÇOS PARA MAIS CIDADES BRASILEIRAS Apostole Lazaro Chryssafidis ( LACK) Apresentação realizada em Manaus (Ariaú Hotel) em 26/03/2004
Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aereo Regional
Empresa Aérea Regional CONCEITO Empresas de Linha Aérea Regular Domésticas de âmbito regional que efetuam ligações dos Grandes centros (Capitais) às cidades de baixo e médio porte localizadas no interior. Operam com aeronaves adequadas à demanda.
OCEAN AIR Linhas Aéreas PANTANAL Linhas Aéreas PASSAREDO Linhas Aéreas EMPRESAS REGIONAIS RICO Linhas Aéreas TRIP Linhas Aéreas PUMA AIR Linhas Aéreas TOTAL Linhas Aéreas CRUISER Linhas Aéreas OCEAN AIR Linhas Aéreas META Linhas Aéreas TAVAJ Linhas Aéreas TAF Linhas Aéreas PANTANAL Linhas Aéreas PASSAREDO Linhas Aéreas GENSA ABAETÉ Linhas Aéreas SETE Linhas Aéreas
LOCALIDADES ATENDIDAS PELAS EMPRESAS REGIONAIS RIO BRANCO TARAUACÁ ACRE AMAZONAS 9,09% 22,58% BARCELOS BOCA DO ACRE BORBA CARAUARI COARI EIRUNEPÉ FONTE BOA HUMAITÁ LÁBREA MANAUS MANICORÉ MAUÉS PARINTINS SÃO PAULO DE OLIVENÇA TABATINGA
AMAPÁ BAHIA CEARÁ OIAPOQUE MACAPÁ 12,50% BARREIRAS BOM JESUS DA LAPA MUCURÍ PETROLINA SALVADOR 1,45% 1,09% FORTALEZA JUAZEIRO DO NORTE
ESPÍRITO SANTO GOIÁS MINAS GERAIS SÃO MATHEUS VITORIA 2,60% 1,65% CALDAS NOVAS GOIANIA MINAÇU PORANGATU BELO HORIZONTE GOVERNADOR VALADARES IPATINGA JUIZ DE FORA MONTES CLAROS UBERABA UBERLANDIA 0,82%
MATO GROSSO DO SUL MATO GROSSO PARAIBA CAMPO GRANDE 1,30% 8,73% ALTA FLORESTA ARIPUANÃ COLNIZA CONFRESA CUIABÁ JUINA JUARA JURUENA SINOP SÃO FELIX DO ARAGUAIA SÃO FELIX DO XINGU RONDONÓPOLIS 0,45% JOÃO PESSOA
PARANÁ RIO DE JANEIRO RIO GRANDE DO NORTE RORAIMA CASCAVEL CURITIBA LONDRINA MARINGA 1,0% ANGRA DO REIS BÚZIOS CAMPOS MACAÉ PARATI RIO DE JANEIRO 6,59% 0,60% NATAL 6,67% BOA VISTA
RONDONIA RIO GRANDE DO SUL SANTA CATARINA JI PARANÁ PORTO VELHO VILHENA 5,77% PORTO ALEGRE RIO GRANDE PASSO FUNDO SANTO ANGELO 0,86% CRICIÚMA CHAPECÓ VIDEIRA 1,02%
SÃO PAULO TOCANTINS 1,55% ARAÇATUBA ARARAQUARA BAURÚ CAMPINAS MARÍLIA PRESIDENTE PRUDENTE RIBEIRÃO PRETO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 0,72% GURUPÍ
Caravan / Bandeirantes / Brasília / ATR FROTA DE AERONAVES 74 AERONAVES 67 TURBOHÉLICES Caravan / Bandeirantes / Brasília / ATR 09 JATOS Boeing 727 e Boeing 737
Estatística do Transporte Aéreo Regional Jan a Fev 2004 x 2003 Crescimento de 48,41% no número de Pax/km pg transp Crescimento de 47,69% no número de Assentos Oferecidos Período de Jan a Fev 2004 x 2003 Fonte: DAC
A Industria e as Regionais Jan a Fev 2004 x 2003
PAX/Km PAGOS TRANSPORTADOS Média da Indústria – crescimento de 10,2% Empresas Regionais – crescimento de 48,41% ASSENTOS OFERECIDOS Média da Indústria – queda de 5,0% Empresas Regionais – crescimento de 47,69% Período de Jan a Fev 2004 x 2003 Fonte: DAC
PARTICIPAÇÃO NA INDUSTRIA 2003 1,42% 2004 1,913% CRESCIMENTO DE 34,67% Período de Jan a Fev 2004 x 2003 Fonte: DAC
HISTÓRICO DO TRANSPORTE AÉREO REGIONAL A PARTIR DA DÉCADA DE 60 - Abandono das cidades de baixo e médio potencial de tráfego; Atividades concentradas nas cidades de maior expressão econômica REDUÇÃO DO Nº CIDADES – Em 1975 apenas 92 cidades eram atendidas pela Aviação Comercial
SITAR Sistemas Integrados de Transporte Aéreo Regional Criado pelo Decreto 76.590 OBJETIVO: 1) Estimular a oferta de Transporte Aéreo para as pequenas e médias localidades mais remotas. 2) Incentivar a Indústria Nacional (EMBRAER) na comercialização do Bandeirantes, turbohélice de 16 assentos.
ADICIONAL TARIFÁRIO 3% sobre o preço do bilhete aéreo doméstico; Recolhido pelas empresas aéreas; Destinado a um Fundo administrado pela autoridade aeronáutica, Objetivo: subsidiar as operações aéreas para localidades de baixa e média densidade.
A PARTIR DE 1992 Autorização para qualquer empresa de transporte aéreo regular operar linhas Nacionais e Regionais; Criação das Linhas Especiais – VDC – vôo direto ao centro (sem escalas) entre os aeroportos de SP, RJ, BH e DF, prioritariamente realizados pelas empresas aéreas regionais (com exceção da Ponte Aérea), Consequentemente a partir de 1999 o números de cidades atendidas foi reduzido drasticamente.
Ilustração – Evolução das Cidades Servidas por Linhas Aéreas Regulares Fonte: DAC e BNDES
EMPRESAS AÉREAS Aquelas que oferecem um serviço de transporte aéreo em regime de: Vôo Regular Charter Carga Taxi Aéreo OBJETIVO: Satisfazer as necessidades de locomoção dos passageiros
EMPRESAS TURÍSTICAS “São aquelas que se dedicam a prestar, por mediação ou diretamente, uma série de produtos ou serviços turísticos ...” (Montejano) Empresas de mediação e comercialização de produtos e serviços turísticos: Agências e Operadoras Empresas de transporte – Cias Aéreas, etc Empresas de hospedagem, etc
EMPRESA AÉREA = EMPRESA TURÍSTICA PRESTA SERVIÇO DE DESLOCAMENTO AO TURISTA SATISFAZ A NECESSIDADE BÁSICA DO TURISTA NAQUELE MOMENTO
TURISMO O turismo compreende as atividades que realizam pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um períodos consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras (OMT)
MEIOS DE TRANSPORTE SÃO UM COMPONENTE ESSENCIAL TURISTA Aquele que viaja motivado pelo LAZER e motivado a realizar NEGÓCIOS. (Turismo de Negócios) MEIOS DE TRANSPORTE SÃO UM COMPONENTE ESSENCIAL Em algumas circunstâncias o transporte influi na escolha do local a ser visitado
PARTICIPAÇÃO DO TURISMO NO TRANSPORTE AÉREO Em 1998 foram realizados 18 milhões de vôos e transportadas 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo No Brasil, dos 38,2 milhões de turistas domésticos que se deslocaram pelo país, 6,8% se deslocaram de avião.
SETOR SEM FOCO VOLTADO PARA O TURISMO O ESTUDO CANADENSE REVELA QUE MAIS DE 92% DOS PASSAGEIROS DO TRANSPORTE AÉREO VIAJAM POR MOTIVO DE TURISMO (Palhares) Ilustração 10 – Participação Percentual do Turismo no Transporte – 1988 – Canadá. Fonte: Lapierre e Hayes, 1994 apud Palhares 2002, p.25.
Tecnologia+Rentabilidade SERVIÇOS AÉREOS ADEQUADOS DESENVOLVIMENTO DE CENTROS TURÍSTICOS VÔOS MAIS BARATOS Tecnologia+Rentabilidade +Aviões adequados ABERTURA DE NOVOS MERCADOS
POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO (EMBRATUR delib POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO (EMBRATUR delib.normativa 432, 28/11/2002) MT (Municípios turísticos) Consolidados, capaz de gerar deslocamentos e estadas de fluxo permanente 375 MT identificados MPT (Municípios com potencial turísticos) Possuem recursos naturais e culturais expressivos. O turismo é a saída para o seu desenvolvimento sócio-econômico 1456 MPT identificados
PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO RESOLUÇÕES DO CONAC (10,2003) MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DA INFRA ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA FINANCIAMENTO COMBUSTÍVEIS DE AVIAÇÃO PROGRAMA DE ESTÍMULO Á MALHA DE INTEGRAÇÃO AÉREA
MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DA INFRA ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA Resolução nº 011/2003 Elaboração do PLANO AEROVIÁRIO NACIONAL Racionalizar investimentos nos três níveis de governo Estimular a construção, exploração e operação de aeródromos públicos pela iniciativa privada
FINANCIAMENTO Resolução nº 007/2003 Desenvolver mecanismos de financiamento de longo prazo, em moeda nacional para facilitar a aquisição e o arrendamento financeiro e mercantil de aeronaves de fabricação nacional, novas ou usadas, visando dar competitividade ao transporte aéreo e à indústria aeronáutica nacionais
COMBUSTÍVEIS Resolução nº 014/2003 Adequar a política de preços dos combustíveis de aviação Aproximadamente 30% do custo das operações aéreas. Aumentos de preços quinzenais Elevado nível de impostos sobre o produto
IGPM 85,36% / IPCA 42,04% / US$125,61% / QAV 684,73% COMBUSTÍVEIS IGPM 85,36% / IPCA 42,04% / US$125,61% / QAV 684,73%
PROGRAMA DE ESTÍMULO À MALHA DE INTEGRAÇÃO AÉREA Resolução nº 003/2003 Aprovar diretrizes para a operação de linhas essenciais de transporte aéreo regular de passageiros no mercado doméstico que apresentem baixo e médio potencial de tráfego mediante suplementação tarifária, para o desenvolvimento econômico, para o desenvolvimento do turismo, para a integração e defesa nacional
PROGRAMA DE ESTÍMULO À MALHA DE INTEGRAÇÃO AÉREA Fonte de Recursos: até 1% da receita bruta anual das linhas domésticas das empresas de transporte aéreo regular Recursos serão alocados por linha a ser suplementada, por prazo determinado O DAC submete ao Presidente do CONAC proposta das linhas essenciais a serem suplementadas FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MERCADOS DE TURISMO
II CONAR CARTA DE BRASÍLIA Aumentar para 200 as localidades atendidas por vôo regular em até 3 anos MEDIDAS COMPLEMENTARES Suplementação Tarifária Financiamento de Aeronaves Marco Regulatório Combustíveis PLANO NACIONAL DO TURISMO (roteiros do Brasil)