Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de informação para PSF
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL DE I E II GRAUS “MACHADO DE ASSIS”
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Introdução e Conceitos Fundamentais
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
Docente: Edson Alencar Silva
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TRATAMENTO EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS Ana Cláudia Mendes de Seixas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Plano de Gerenciamento de Resíduos
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Introdução Em Campo Grande/MS, foi implementado a Equipe Móvel de Prevenção (EMP). O atendimento móvel proporciona a assistência e a realização de atividades.
Sugestão de Atividade:
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
VIGILÂNCIA DA SAÚDE NO CONTROLE DA DENGUE EM SISTEMAS LOCAIS RIO DE JANEIRO, ABRIL DE 2009 PAULO CHAGASTELLES SABROZA ENSP.FIOCRUZ.BR.
Gerhard Valkinir Cabreira
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Departamento de Nutrição
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
CTR Nova Iguaçu.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
A Gestão participativa
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
MESTRADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Comunicação na Estratégia de Saúde da Família Marilene Cabral do Nascimento Andrea Cardoso Solange Vicentini.
Campo da Saúde Profª Mª Helena. Dinâmica O Minha formação; O Pq optei pelo CC Campo da Saúde?
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Fatores Biológicos
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
Análise da situação de saúde da população brasileira
Estratégia de Saúde da Família
RELATÓRIO FINAL DA 5ª FASE DO TERRITÓRIO DA SERRINHA Anauã Franco Rosa¹, Luiza Weiss¹, Milena Martins¹, Nathália Petry¹, Roberta Müller¹, Roberta Ostermann¹,
Campo da Saúde Profª Mª Helena.
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
TERRITORIALIZAÇÃO.
CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
Participação da Família no Ambiente Escolar
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
16/10/15.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE COLOCAR UM TÍTULO
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
Produção de curso a distância: Saúde da pessoa idosa na atenção primária.
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos, para os quais não existe solução normativa ou previamente conhecida. O Plano Estratégico Situacional foi realizado pela Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), módulo 2,Bairro Santa Isabel, na cidade de Parnaíba –PI, inseridos no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS),após detectarem em rodas de conversas e discursões em sala de aula na disciplina de Saúde Ambiental, que o principal problema ambiental da comunidade do Alto do Moreno, zona rural do bairro citado, era o acúmulo de lixo dentro das residências e nas ruas, com disposição do mesmo a céu aberto, coleta inadequada e as práticas sanitárias da população em relação a estes resíduos insuficientes, o que estava repercutindo diretamente nas condições de saúde da população e trazendo inúmeras doenças como: diarreia, dengue, verminoses, entre outras. O presente trabalho teve como objetivo construir o Plano Estratégico Situacional na comunidade do Alto Moreno, Bairro Santa Isabel, na cidade de Parnaíba-PI. Frente a isso, foi proposto a aplicação do PES com intervenção direta dos alunos. PLANO ESTRATÉGICO SITUACIONAL:ACÚMULO DE LIXO NA COMUNIDADE ALTO DO MORENO, BAIRRO SANTA ISABEL, NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI. Autores: Ana Cristina Galeno; Francisco das Chagas Linhares; Leonice Souza; Maria Aparecida Mendes; Maria Claudia Sousa; Maria da Graça dos Santos. Orientadora: Fernanda Muálem de Moraes Mendes Instituição: ET- SUS PIAUÍ

Material e Métodos Em discursões e rodas de conversas na sala de aula, da disciplina de Saúde Ambiental no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde(ACS), foram levantados os principais problemas ambientais acometidos nas comunidades que estariam repercutindo na saúde local. Frente a isso, foi proposto a realização de um Plano Estratégico Situacional com intervenção dos alunos. Inicialmente houve a aplicação de questionário para saber o nível de conhecimento da população sobre o problema levantado. Com problemas já detectados, esses foram levados para construção do Plano Estratégico Situacional (PES). O cenário para implementação do PES foi a Comunidade do Alto do Moreno, Bairro Santa Isabel, na cidade de Parnaíba-PI. Os recursos humanos implicados nesse processo foram alunos do Curso Técnico em ACS, do módulo 2 da Estratégia Saúde da Família, da cidade de Parnaíba-PI, a população local e os professores do curso. O PES contemplava: as ações, os responsáveis, o material necessário, o cronograma das ações, as responsabilidades e os indicadores alcançados. Foi aplicado entre os dias 11 e 15 de abril de 2014 com ações de visitas domiciliares, atividades educativas e mutirão do lixo. PLANO ESTRATÉGICO SITUACIONAL:ACÚMULO DE LIXO NA COMUNIDADE ALTO DO MORENO, BAIRRO SANTA ISABEL, NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI. Autores: Ana Cristina Galeno; Francisco das Chagas Linhares; Leonice Souza; Maria Aparecida Mendes; Maria Claudia Sousa; Maria da Graça dos Santos. Orientadora: Fernanda Muálem de Moraes Mendes Instituição: ET- SUS PIAUÍ

PLANO ESTRATÉGICO SITUACIONAL:ACÚMULO DE LIXO NA COMUNIDADE ALTO DO MORENO, BAIRRO SANTA ISABEL, NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI. Autores: Ana Cristina Galeno; Francisco das Chagas Linhares; Leonice Souza; Maria Aparecida Mendes; Maria Claudia Sousa; Maria da Graça dos Santos. Orientadora: Fernanda Muálem de Moraes Mendes Instituição: ET- SUS PIAUÍ

Discussão e Conclusão A construção do Plano Estratégico Situacional da comunidade do Alto Moreno, na cidade de Parnaíba-PI, veio propor melhoria das condições de saúde da população através de medidas alternativas para coleta e retirada do lixo das residências, além de sensibilizar a população sobre sua responsabilidade social frente aos deveres dos órgãos públicos mediante o problema detectado. A participação da comunidade foi primordial na otimização das ações propostas. Além de conseguimos sensibilizá-las nas atividades educativas e visitas domiciliares realizadas, encontramos estratégias alternativas para retirada do lixo das residências da comunidade com a ajuda de populares. A realização do mutirão e o uso da carroça para transporte do lixo até o contêiner mais próximo foi à solução encontrada dentro da comunidade. Referências MORAES, L. R. S., Aspectos epidemiológicos relacionados aos resíduos domiciliares urbanos: Um estudo de caso. In: 19 o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Anais, CD-ROM. Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. SISINNO, C. L. S. & OLIVEIRA, R. M. (org.), Resíduos Sólidos, Ambiente e Saúde: Uma Visão Multidisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. PLANO ESTRATÉGICO SITUACIONAL:ACÚMULO DE LIXO NA COMUNIDADE ALTO DO MORENO, BAIRRO SANTA ISABEL, NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI. Autores: Ana Cristina Galeno; Francisco das Chagas Linhares; Leonice Souza; Maria Aparecida Mendes; Maria Claudia Sousa; Maria da Graça dos Santos. Orientadora: Fernanda Muálem de Moraes Mendes Instituição: ET- SUS PIAUÍ