TEATRO DO ABSURDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Como conseguir o manejo para uma boa governança?.
Materialismo 1.
CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA Beckett e o Teatro do Absurdo
A Psicologia Sócio-Histórica
O Estado de bem estar social.
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
5 ASPECTOS DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Sociologia DURKHEIM.
Vertentes Realistas.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
A necessidade de nascer de novo
O Positivismo.
“Não questionar a vida é trilhar em um labirinto
HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido. HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido.
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Determinação social da saúde do trabalhador
O TEATRO
Linguagem e ideologia Baseado nos textos de:
O Discurso Joselita Boaventura e Íngrede Sacramento DMMDC/FACED/UFBA 15/10/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos.
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
IRONIA E FILOSOFIA Pág. 41.
Sandra Mara Duarte Pierozan
A Primeira Guerra Mundial
Origem do Teatro Português
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Para uma visão marxista das relações internacionais
BUSQUE O HORIZONTE ... Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Profª Karina Oliveira Bezerra
E o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas
O OESTE EUROPEU PÓS-GUERRA
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Ciência, tecnologia e sociedade
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Gêneros Teatrais.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
O Positivismo.
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
Apostila de Práticas Investigativas
René Descartes ..
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
CULTURA ORGANIZACIONAL
TEATRO.
Utopia Uma idéia de sociedade.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
“História da Filosofia Contemporânea” 2012/2 Principais Características.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
Atividade racional que transforma o meio natural
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

TEATRO DO ABSURDO

As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a nossa sociedade... Ou será que não?

Estamos falando de um teatro que foi criado no século XX e procura representar no palco a crise social que a humanidade vivia.

O teatro do absurdo utiliza um estilo moderno para a criação de um enredo, dos personagens, do diálogo e dos elementos chocantes do Ilógico, com o objetivo de reproduzir diretamente o desatino e a falta de soluções em que estão imersos do homem e sociedade.

É um tipo de teatro que quase não existe história, enredo, começo e fim.

Devemos naturalmente inserir o teatro do absurdo num contexto europeu, pós- Segunda Guerra Mundial.

Com os escombros deste conflito, emerge também uma identidade fragmentada, despedaçada por uma descrença e cepticismo generalizados: Todos os pilares, nos quais assentava a nossa civilização estavam também reduzidos a pó.

Politicamente e ideologicamente, o “homem” tinha falhado, já que tanto os sistemas capitalistas democráticos, como as ditaduras, não haviam conseguido evitar a guerra, e, como tal, tinham impedido o “homem” de avançar de forma otimista para a perfeição e progresso ilimitado. Filosoficamente e cientificamente a crença no positivismo tinha falhado, pelas razões já enunciadas anteriormente

Do ponto de vista religioso, a Homem sentia-se órfão, perdido do ponto de vista espiritual. Que Deus era aquele que permitira tanta atrocidade?

Podemos dizer que o teatro do absurdo nasce assim de uma reflexão profunda sobre a realidade, sobre o homem, sobre a linguagem e da relação do teatro com todas estas variáveis.

Para além de proceder a uma crítica à realidade exterior ao próprio teatro, este também vai proceder a um mecanismo de auto refletividade, já que, se as propostas teatrais anteriores e contemporâneas ao conflito mundial (nomeadamente o teatro da linha épica e dramática), faziam parte dessa ordem.

Quando falamos de teatro épico, imediatamente associamos a Brecht Quando falamos de teatro épico, imediatamente associamos a Brecht. Quando falamos em teatro dramático, imediatamente associamos ao Stanislavski. Então, quando falamos em teatro do absurdo, imediatamente lembramos de Samuel Beckett .

O livro mais conhecido do escritor irlandês: Samuel Beckett (que morou na França por muito tempo) é “Esperando Godot”

Mas quem é Godot??