SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE/CIB-TO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
Portaria GM/MS nº. 1996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Modelo Assistencial Brasileiro
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Um Novo Pacto de Gestão para o SUS Garantindo saúde para todos
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
CONASEMS -
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
O SUS não muda. O que muda no SUS?
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
GOVERNO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE SECRETARIA EXECUTIVA CONVÊNIO 2977/07 Aquisição de Equipamentos e.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
“O Perfil dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo e Mecanismos de Acompanhamento do Relatório de Gestão Regional”. O TRABALHO.
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE ESTADUAL OFICINA DE TRABALHO FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE DE.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ACOLHIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DO SUS -PB
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Rede de Atenção Oncológica
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
220ª. Reunião Ordinária da CIB
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
CONASS e CONASEMS. Comissões Intergestores (CIB e CIT) X Representatividade dos entes Projeto de lei 5203/2009 – Aprovado na Câmara dos Deputados Projeto.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Sistema Único de Saúde - SUS
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES.
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
política e organizacional para o reordenamento dos serviços e
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS 1º CONGRESSO REGIONAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE CENTRO-OESTE, SUDESTEE SUL LUCÉLIA.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE/CIB-TO GOVERNO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE/CIB-TO - SECRETARIA EXECUTIVA -

III Encontro Nacional das Comissões Intergestores Bipartite PRESIDENTE DA CIB: FRANCISCO MELQUÍADES NETO Vice-Presidente do COSEMS: Nilton Vale Cavalcante Representante da Capital: Samara Queiroga Secretária Executiva da CIB: Neuma Pereira dos Santos Praça dos Girassóis, s/n, Esplanada das Secretarias, Marco Central, PALMAS-TO CEP 77.003-020 Fone/fax: (63) 3218 – 3247 / (63) 3215-3593 2

Sobre o III Encontro: Composição de Abertura: Renato Tasso: Presidente da Organização Pan Americana\OPAS Antonio Carlos Figueiredo: Presidente do CONASEMS Beatriz Figueiredo: Presidente do CONASS Márcia Bassit: Secretaria Executiva do MS

Release do Evento: Fala sobre as Pesquisa na lógica de Redes/integração/interface – exposição dos resultados; Onde e como colocar os instrumentos á luz do Pacto?Como está funcionando o sistema após aderir o Pacto? As instâncias existem: avanços e desafios - Por que o Pacto não avançou responsabilidades efetivas que o referido Pacto nos trouxe? Empoderamento tanto dos Gestores Municipais quanto estaduais; 5. Desburocratizar o SUS e redistribuir o financiamento aos municípios – avaliar para deliberar e pactuar de acordo com a realidade das regiões de saúde micro e macro de cada estado; 6. Planejar e integrar as esferas na Rede: Colegiados(explicita os pontos mensuráveis dentro da diversidade)-discutir e trazer soluções dentro do território(pesquisa) em planejamento, orçamento, financiamento a luz do Pacto;

Release do Evento: 7. Marco Histórico de todos os momentos que as CIBs tiveram à luz do Pacto : 7.1 Deficiências a serem encontradas e resolvidas em conjunto → instrumentos que permitam pesquisa(convênial); 7.2 Colegiados: Financiamento centralizado(instrumento de poder incomensurável) - ex: Bloco de Gestão x Bloco do MS↔ juntar os recursos para otimizar ↔ fazer mudanças; 7.3 Modelo ideal de governança: políticas e diretrizes gerais - Plenária/ Colegiados – como quebrar as diferenças? 7.4 Adesão ao Pacto → Colegiados: Avanços?

Material Apresentado no evento:(dowlond) Introdução: Avaliação Nacional das CIBs : As CIBs como modelo de indução da regionalização no SUS; 1ª mesa: Condicionantes Estruturais do Processo de Regionalização - Base de Indicadores dos Colegiados; 2ª mesa: Direcionalidade da Regionalização em saúde nos estados; 3ª mesa: Dinâmica e Interação entre as CIBs e os Processos de Regionalização em Saúde nos Estados; 4ª mesa: Avaliação da implementação da Política Nacional de Educação na Saúde Reunião com o Fundo Nacional de Saúde – Mudança de Paradigma.