Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Disciplina: Ciências de Ambiente Professora: Márcia Aluno: Arthur Gonçalves Cavalcanti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
Advertisements

Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Projetos de Aprendizagem
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Meio ambiente e desenvolvimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente e Desenvolvimento
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Professora: Márcia M.
Proteção dos oceanos, de todos os tipos de mares e das zonas costeiras
Convenção de Ramsar Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
Ciências do Ambiente Professora: Márcia Ribeiro Aluno: Fernando A
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
Programa Especial de Treinamento
Plano de Negócio Elber Sales.
Educação no contexto do Trabalho
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Comercialização Tecnológica. Equipe Christian Lima Leonardo Santos Paulo Roberto Rafael Galluzzi Thomás Aragutti.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Padrões de Governança Metropolitana e de Gestão de Políticas Públicas de Interesse Metropolitano São Paulo, 13 de junho de 2012.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Salas de Matemática.
Jeferson C. de Souza. Discutir a economia mundial Reconstrução e estabilidade econômica após 2ª G.M. Política monetário: indexada ao dólar Equivalência:
1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ.
Programa Educação Básica. Principais ações:
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
DOCUMENTOS UTILIZADOS
webquest: do 3º ano prof . Marcia - Colegio Agape.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
AGENDA 21 Luciana Braga Silveira Janete Gonçalves Evangelista.
Ciência 6º ano – 2011 Professor Paulo
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANO DE AÇÃO DAS METAS ASSOCIADAS
ÁGUA É VIDA!.
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Brasília, setembro de 2007.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
twitter.com/funasa.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Disciplina: Ciências de Ambiente Professora: Márcia Aluno: Arthur Gonçalves Cavalcanti Seção II: Conservação e manejo dos recursos para o desenvolvimento Capítulo 9: Proteção da Atmosfera

O que podemos esperar deste capítulo? Possibilidade dos governos adotarem medidas aqui descritas Possibilidade dos governos adotarem medidas aqui descritas Proteção da camada de Ozônio Proteção da camada de Ozônio Atividades que levam em conta o desenvolvimento sustentável Atividades que levam em conta o desenvolvimento sustentável O presente capítulo engloba quatro áreas de programas que serão discutidas a seguir, tais como: aperfeiçoamento científico, desenvolvimento sustentável, poluição e preservação camada atmosfera O presente capítulo engloba quatro áreas de programas que serão discutidas a seguir, tais como: aperfeiçoamento científico, desenvolvimento sustentável, poluição e preservação camada atmosfera

Base para ação, Objetivos e Atividades das Áreas de Programas Consideração das incertezas: aperfeiçoamento da base científica para a tomada de decisões Consideração das incertezas: aperfeiçoamento da base científica para a tomada de decisões Promoção de desenvolvimento sustentável Promoção de desenvolvimento sustentável - Desenvolvimento, eficiência e consumo da energia - Transporte - Desenvolvimento industrial - Desenvolvimento dos recursos terrestres e marinhos e uso da terra Preservação de destruição da camada de ozônio Preservação de destruição da camada de ozônio Poluição da atmosfera Poluição da atmosfera

Meios de Implementação Cooperação Internacional e regional Cooperação Internacional e regional Capacitação Capacitação - mobilizar recursos técnicos e financeiros reforçando a capacidade técnica do desenvolvimentos sustentável Desenvolvimento dos recursos humanos Desenvolvimento dos recursos humanos - Fortalecer programas de ensino e concientização Estimativa financeira e de custos Estimativa financeira e de custos - $640 milhões de dólares (1º programa) - $20 bilhões de dólares (2º programa) - $160 – 590 milhões de dólares (3º programa)