Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Advertisements

MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
“GRAU EM QUE UM TESTE MEDE O QUE SE PROPÕE A MEDIR!!”
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Formação do Vínculo do Médico do Trabalho como Condutor do Processo de Promoção de Saúde nas Empresas Hudson de Araújo Couto.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
Heloísa Q.C.P.Guimarães;Sidinéia RB Bassoli;Selma R A Salotti
ALUNAS: Edilaine Cristina Lopes Talita Cristine Brito
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Avaliação de Testes Diagnósticos
Unidade de Neuropsicologia Clínica
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Processo de Enfermagem
“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Abordagem Clássica da Administração
Para que a Ética? Faculdade Internacional Signorelli
Qualidade e Estilo de Vida
GMPE - AULA 11.
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
Qualidade de vida.
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
ETAPAS DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC)
Teorias de enfermagem.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O PROCESSO DE ENFERMAGEM
Metas do Exercício Terapêutico
“Utilização das Taxonomias”: NANDA, NOC ,NIC
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Faculdade de Enfermagem FACCAT
Família e espiritualidade.
Diagnóstico de Enfermagem
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – CURSO DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira.
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
CAPACIDADE FUNCIONAL PROF. MAÍRA BELO.
Aptidão Física Educação Física II.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Avaliação Funcional e Processo Incapacitante.  A capacidade de tomar decisões e a de autogoverno podem ser comprometidas por doenças físicas e mentais.
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Transtornos por uso de Substâncias
Planejamento e implementação
Qualidades importantes do profissional Geriatra Competência clínica em práticas de Enfermagem Básica Conhecimento das alterações físicas e psicossociais.
NIC: Nursing Interventions Classification
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Professora Dra Tatiana de Sá Novato
Transcrição da apresentação:

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) “Um resultado se define como... ...a criação de diversos instrumentos de avaliação, desenvolvidos para mensurar os resultados dos sistemas de oferecimento de cuidados de saúde...” (Johnson, Maas e Moorhead, 2004, p. 35)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Classificação Atual da NOC Nível 1: 7 domínios Nível 2: 29 classes Nível 3: 260 resultados: - 247 indivíduo; - 7 família; - 6 comunidade 17 escalas de medidas (5º ponto o mais desejável) (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Escalas de medidas Escala 1: varia de “extremamente comprometido a não-comprometido”- avalia fatores fisiológicos e psicológicos Escala 2: varia de “desvio extremo de variação esperada a nenhum desvio de mensuração esperada” – avalia fatores fisiológicos Escala 3: mede grau de dependência dos estados funcionais e os resultados de autocuidado, varia de “dependente a totalmente independente” Escala 4: mede movimentação, variando de “nenhum movimento a movimento total (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Escalas de medidas Escala 6: mede desempenho e segurança e varia desde “não-adequado a totalmente adequado” Escala 7: mede ocorrência de quedas, variando de “acima de 9 a nenhuma” Escala 9: mede a totalidade, comportamentos e conhecimento do paciente, varia de “nenhum a extensivo” Escala 8: inversão da escala 9 para medir estressores e solidão de cuidadores (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Escalas de medidas Escala 10: mede cicatrização variando de “nenhuma a total” Escala 11: mede imagem corporal, variando de “nunca positiva a consistentemente positiva” Escala 12: mede crenças de saúde, variando de “muito fraco a muito forte” Escala 13: varia de “jamais demonstrado a consistentemente demonstrado”, avalia comportamento (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Escalas de medidas Escala 14: mede aspectos nível de sofrimento, varia de “grave a nenhum” Escala 15: mede valores e aspectos éticos, varia de “nenhuma evidência a evidência extensiva” Escala 16: mede crescimento e desenvolvimento, varia de “atraso extremo a nenhum atraso” Escala 17: competência da comunidade, varia de “insuficiente a excelente (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Domínios Saúde Funcional Saúde Fisiológica Saúde psicossocial Conhecimento de saúde e comportamento Saúde percebida Saúde Familiar Saúde Comunitária (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Taxonomia da NOC Nível 1 - Domínio 1: Saúde Funcional Resultados que descrevem a capacidade para tarefas básicas da vida e seu desempenho Nível 2- Classes A- Manutenção de Energia Resultados que descrevem a energia de rejuvenescimento de um indivíduo, sua conservação e gasto B- Crescimento e desenvolvimento C- Mobilidade D- Autocuidado Nível 3- Resultados 0005 – Tolerância a atividade 0001 – Capacidade de Resistência 0002 – Conservação de Energia 0004 – Sono 0006 –Energia Psicomotora (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Nome identificador Definição Conjunto de indicadores que descrevem o estado de cada paciente, cuidador, família, ou comunidade Escala de cinco pontos do tipo Likert para medida Bibliografia selecionada Partes padronizadas: títulos e definições (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Exemplo de um resultado da NOC Energia Psicomotora (0006) ----pág. 323 Domínio: Saúde Funcional (I) Classe: Manutenção da energia (A) Escala: Nunca demonstrada a consistentemente demonstrada (m) Definição: Capacidade para manter as AVD; nutrição e a segurança pessoal Indicadores: Mostra afetividade Mostra concentração Mostra que se arruma e cuida da higiene Mostra apetite normal... Bibliografia referente ao conteúdo do resultado (CAVALCANTI, 2006)

Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC) Associação NANDA-NIC-NOC Através de raciocínio clínico: ESTABELECER UM DIAGNÓSTICO – NANDA IDENTIFICAR RESULTADO E MENSURAR – NOC PLANEJAR INTERVENÇÃO/ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS E IMPLEMENTAR- NIC MENSURAR RESULTADO – NOC (CAVALCANTI, 2006)