Caderno 4 Cap. 1 1. O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?

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Caderno 4 Cap. 1 1. O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?

Conhecimento científico A necessidade humana de se aprofundar em especificidades cria as ciências. Quanto mais a ciência se especializa, mais campos são descobertos e criados. Toda ciência apresenta um objeto de estudo específico e diferentes métodos para abordá-los. As ciências se relacionam a partir de semelhanças de seus objetos de estudo.

Conhecimento científico x Realidade concreta

A necessidade do ensino fez com que a ciência fosse transposta para disciplinas escolares. Mas a fragmentação das disciplinas escolares fazem com que o aluno não tenha a visão da realidade concreta.

Áreas do conhecimento A realidade concreta observa semelhanças entre os objetos de estudo das ciências. Essas semelhanças possibitam uma união das ciências com objetos comuns em áreas do conhecimento, para fins de ensino. Exemplo: biologia, química e física têm como objeto de estudo a vida.

Ensino a partir de áreas do conhecimento

“as áreas de conhecimento devem ser compreendidas como conjunto de conhecimentos cuja afinidade entre si pode se expressar pela referência a um objeto comum não equivalente aos específicos de cada componente curricular, mas a partir da qual essas especificidades se produzem” (Caderno IV, p.14-15)

Interdisciplinaridade e contextualização “o trabalho pedagógico fecundo ocupa-se de evidenciar, junto aos conceitos, as razões, os problemas, as necessidades e as dúvidas” (Caderno IV, p. 15) A interdisciplinaridade, nessa perspectiva, é uma necessidade do fazer pedagógico. E a contextualização é um importante recurso que permite a integração de áreas do conhecimento diversas.

“Assim, contextualizar o conhecimento não é exemplificar em que ele se aplica ou que situação ele explica, mas sim mostrar que qualquer conhecimento existe como resposta a necessidades sociais” (Caderno IV, p. 16)

É importante ressaltar que a existência do ensino em áreas do conhecimento não exclui a existência das particularidades de cada disciplina.