INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
BENCHMARKING.
Fernando Augusto Silva Marins
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Agosto
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
NOÇÕES PRELIMINARES.
Ontologia para Sistemas Configurarionais Urbanos
Livro: Introdução à Pesquisa Operacional
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
Utilização de Strategic Choice Approach para Auxílio em Planejamento de Evento Acadêmico Paloma Ribeiro dos Santos (ITA) Mischel Carmen Neyra.
1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-726 Estruturação de Problemas Semestre
Aula 4 Multimetodologia Parte 2 09 novembro 2012.
MULTIMETODOLOGIA VISANDO AÇÕES PARA INCREMENTAR O INTERESSE PELA CARREIRA TÉCNICA PELOS GRADUANDOS DO ITA Mauricio Díaz Jurado – Mischel.
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
Rocio Soledad Gutierrez Curo Mischel Carmen Neyra Belderrain
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Seminário de Andamento UNILASALLE André Sandri Maio 2006 PROFILE EM UML PARA MODELAGEM SIMPLIFICADA DE INTERFACES GRÁFICAS EM APLICATIVOS.
Nova Economia “Nesta última década e, principalmente, nestes últimos anos a sociedade tem passado por mudanças dramáticas trazendo como conseqüência um.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
PLANO DE AULAS TURMA GRPA02.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Control Objectives for Information and related Technology
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Gerenciamento do Escopo
Princípios e Conceitos de Software(v2)
JONAS MENDES CONSTANTE
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-726 Estruturação de Problemas Semestre
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-726 Estruturação de Problemas Semestre
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Planejamento Integrado de Sistemas de Infraestrutura Urbana
1 Cap 5 –Planejamento de Projetos de Software Ricardo L Schneider FES.
BENCHMARKING.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Using SSM to structure the identification of inputs and outputs in DEA
FM - Facilitated Modeling Approach
Combining problem structuring methods to conduct applied research: a mixed methods approach to studying fitness-to-drive in the UK GA Hindle and LA Franco.
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-726 Estruturação de Problemas Semestre
avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte.
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
© Alberto S. Brito – “Monitoramento e Avaliação de Resultados não Intencionais em Programas Governamentais” 1.
1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-726 Estruturação de Problemas Semestre
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
1 Contributos para uma Boa Apresentação Luis M. Correia Instituto Superior Técnico / INOV-INESC Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2001/06/22, revisto.
Marcelo Gouveia Nascimento, Marco Antonio Bueno Filho
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A Prática do Uso da Multimetodologia I. Munro e J. Mingers Marcos Tannús Luiz Leão Paula Nadai Letícia Drummond 09 de novembro de 2012.
Administração de Recursos Humanos II
Aluna: Carolina Paloma Gasperoni
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Engenharia de Software 1
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Função Planejamento GUI I
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Capa Índice. Capa Índice Introdução, Desenvolvimento e Conclusão Introdução é a parte em que o autor vai mostrar o que o trabalho vai abordar, o propósito.
Gerenciamento de riscos
Metodologia da Pesquisa
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
CMMI Capability Maturity Model Integration
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-726 Estruturação de Problemas Semestre 2012-2

Colaboração de Paloma Ribeiro Aula 04 Multimetodologia 09 de novembro 2012 Colaboração de Paloma Ribeiro

EMENTA PO Soft e Estruturação de Problemas SODA: Strategic Options Development and Analysis SCA: Strategic Choice Approach SSM: Soft Systems Methodology Multimetodologia Facilitated Modelling

Capítulos de Multimetodologia Cap 13 Cap 14 Bibliografia Básica ROSENHEAD J. and MINGERS J. Rational Analysis for a Problematic World: Problem Structuring Methods for Complexity, Uncertainty and Conflict, 2nd edition, John Wiley & Sons, 2001 Capítulos de Multimetodologia Cap 13 Cap 14

INTRODUÇÃO Multimetodologia é a combinação de mais de uma metodologia dentro de uma intervenção particular. ( Mingers e Gill (1997). A multimetodologia pode ser caracterizada pelo uso em conjunto de metodologias hard com hard, hard com soft ou soft com soft.

USO DA MULTIMETODOLOGIA O uso da multimetodologia se dá devido à complexidade do problema a ser estudado. Cada método, seja da PO soft ou PO hard, foi desenvolvido para resolver um tipo de problema, portanto é possível dividir um problema em partes e abordá-lo com diferentes métodos. PROBLEMA Método 1 Método 2 Método 3 Método 4

MÉTODO MAIS INDICADO/ MELHOR DESEMPENHO Através da multimetodologia se reúne os métodos que apresentam o melhor desempenho em cada etapa da abordagem do problema. Método 1 Método 2 Método 3 Método 4 MÉTODO MAIS INDICADO/ MELHOR DESEMPENHO

USO DA MULTIMETODOLOGIA Os métodos soft foram desenvolvidos como uma alternativa ou complemento da maneira hard de fazer planejamentos e solucionar problemas. O uso de um único método para estudar um problema complexo pode trazer a perda de informações relevantes para a proposta de solução, mas a combinação de métodos quantitativos e qualitativos pode fornecer uma compreensão ampla do problema, e consequentemente trazer uma solução mais completa.

RELACIONAMENTO ENTRE METODOLOGIAS HARD E SOFT Pidd (2004) apresenta três pontos de vista sobre como metodologias hard e soft se relacionam: a) como completamente distintos e incomensuráveis; b) como forma de alimento uns dos outros de maneira pragmática e eclética, ou c) onde abordagens soft são vistas em concordância com abordagens hard.

RELACIONAMENTO ENTRE METODOLOGIAS HARD E SOFT Figura: Relacionamento entre metodologias Hard e Soft. Fonte:Pidd (2004)

MUNDO MULTIDIMENSIONAL

INTERVENÇÃO COMO UM PROCESSO

INTERVENÇÃO COMO UM PROCESSO

APLICAÇÃO NA COLOMBIA.PDF

RELACIONAMENTO ENTRE METODOLOGIAS HARD E SOFT É importante entender que existem problemas onde o uso somente da PO hard já é suficiente para resolvê-lo, da mesma forma que existem problemas onde a PO soft sozinha é suficiente. PO soft PO hard Problema de estruturação Problema de localização simples

RELACIONAMENTO ENTRE METODOLOGIAS HARD E SOFT A multimetodologia trabalha sob o ponto de vista onde o problema tem alta complexidade e o uso de uma única metodologia pode não ser suficiente. Pidd (2004) argumenta que abordagem “pura” de hard ou soft só acontece em casos de problemas de características extremamente hard ou soft, mas a maioria dos problemas se encontra no meio termo.

PARADIGMAS Rosenhead e Mingers (2004) explicam que existe a convenção de chamar de paradigmas as combinações particulares de suposições que os métodos apresentam, ou seja, um paradigma é uma elaboração que especifica um conjunto geral de filosofias adotadas. De acordo com Kotiadis e Mingers (2006) é possível utilizar mais de uma metodologia, ou combinar partes de metodologias de diferentes paradigmas, dentro de uma única intervenção.

COMBINAÇÕES DE MÉTODOS A maioria das abordagens multimetodológicas apresenta a aplicação dos métodos em série, partindo de uma metodologia soft para uma hard, onde inicialmente o ambiente está indefinido, ficando mais claro conforme o problema vai avançando nas etapas da metodologia. Problema PO SOFT PO HARD Solução Objetivos definidos Ações escolhidas Variáveis conhecidas Etc. Definição de objetivos Planejamento Estruturação Etc.

COMBINAÇÕES DE MÉTODOS O modelo paralelo de multimetodologia envolve o uso de metodologias hard e soft ao mesmo tempo. A combinação paralela de metodologias pode oferecer benefícios significativos em ambientes de constante mudança (POLLACK, 2009). PO SOFT PO HARD Os benefícios estão relacionados com a facilidade de incluir no estudo as mudanças que ocorrerem ao longo do período. Problema Solução

COMBINAÇÕES DE MÉTODOS Figura: Multimetodologia em série e em paralelo Fonte: Adaptado de Miles (1988) apud Pollack (2009)

COMBINAÇÕES DE MÉTODOS A partir da aplicação de metodologias em série ou em paralelo variam outras formas de multimetodologia. A maneira como são empregados os métodos é chamada de arranjo de multimetodologia. A combinação de partes em série e em paralelo resulta em alguns casos na dominância de uma metodologia sobre a outra, conhecida como arranjo dominante.

COMBINAÇÕES DE MÉTODOS A forma como as metodologias são aplicadas e se relacionam, pode trazer a sobreposição em determinadas etapas, com seus diferentes paradigmas ocasionando o tipo de arranjo multimetodológico. O mesmo pensamento de combinação de metodologias também pode ser levado para outros níveis dentro da organização, caracterizando o tipo de arranjo multinível.

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES Fonte: Adaptado de Mingers (2001).

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES

CONCLUSÕES A multimetodologia é cada vez mais usada pelos benefícios que vem apresentando em suas aplicações. A combinação de metodologias trouxe maior flexibilidade e confiabilidade para os tomadores de decisão abordarem seus problemas, principalmente a aplicação de PO soft com hard.

CONCLUSÕES Antes da PO soft, dava-se muita ênfase apenas aos dados analíticos, e agora o fator humano e subjetivo passaram a ser incluídos no levantamento dos dados, e na forma de abordagem dos problemas, possibilitando variáveis qualitativas importantes serem incorporadas no modelo de solução.

CONCLUSÕES A PO soft e hard podem ser vistas como complementos uma da outra, cada uma sendo aplicada de forma a contribuir para o sucesso da outra. A multimetodologia é a maneira mais indicada para resolver problemas complexos.

REFERÊNCIAS KOTIADIS, K.; MINGERS, J. (2006). Combining PSMs with hard OR methods: the philosophical and practical challenges. Journal of the Operational Research Society, v. 57,856 – 867. MILES, R. (1988). Combining ‘soft’ and ‘hard’ systems practice: Grafting or embedding? Journal of Applied Analysis.V. 15, 55–60. MINGERS, J. (2001). Combining IS research methods: towards a pluralist methodology. Information Systems Research, v. 12, 240–259. MINGERS, J.; GILL, A. (1997) Multimethodology: Theory and Practice of Combining Management Science Methodologies. John Wiley & Sons, Chichester, UK. PIDD, M. (2004).Complementarity in systems modelling. In: Pidd M (ed.). Systems Modelling:Theory and Practice. John Wiley & Sons, Chichester, 1–222. POLLACK, J. (2009).Multimethodology in series and parallel: strategic planning using hard and soft OR. Journal of the Operational Research Society, v. 60, 156 –167. ROSENHEAD, J.; MINGERS, J. (2004). Análisis Racional Reestudiado para um Mundo problemático. Dirección de Artes Gráficas Del Ministerio de La Defensa. Venezuela.

ARTIGO 1 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 9 LETICIA E CIA ARTIGO 1 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 9 LETICIA E CIA. QUESTÕES GRUPO 4 FABIO E CIA.

ARTIGO 2 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 2 ALVARO E CIA ARTIGO 2 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 2 ALVARO E CIA. QUESTÕES GRUPO 5 MAIKRO E CIA.

ARTIGO 3 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 6 FULLGRAF E CIA ARTIGO 3 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 6 FULLGRAF E CIA. QUESTÕES GRUPO 5 MAIKRO E CIA.