SERVIÇOS AMBIENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE 1º PERÍODO – 08 / 05 / 2009 PALESTRANTE: REUBEN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

EXTRATIVISMO Rubens Gomes.
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Senarc: atribuições institucionais
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
meio ambiente FÓRUM MUNDIAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Atividades do campo.
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
O GOVERNO LULA ( hoje).
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA COORDENAÇÃO GERAL DE ÍNDIOS RECÉM-CONTACTODOS - CGIRC Irânia Ferreira Marques.
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DIÁLOGO BRASIL – UNIÃO EUROPEIA SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
Bolsa Família na Saúde e Brasil sem Miséria
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Plano Estratégico Regional de Turismo
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Ministério da Previdência Social-MPS Ministério da Previdência Social-MPS Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPS Secretaria de Políticas de.
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
“Contra a fome e a violência sexista”
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
PENSAMENTO SISTÊMICO Sistema de interesse: Análise sistêmica e a Reestruturação do Código Florestal Brasileiro Grupo: Danilo Madureira Estefânia Ferreira.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações – Preservar as diferentes.
Desenvolvimento Sustentável em Terras Indígenas no Brasil: a experiência da Reserva Sustentável Mamirauá Genival de Oliveira dos Santos, Mayoruna COIAB.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
1.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
O Ordenamento Fundiário no Brasil
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Programa Bolsa Família
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Lei da Biodiversidade. CONCEITOS IMPORTANTES Patrimônio Genético: Informação de origem genética contida nos seres vivos, princípios ativos, proteínas,
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

SERVIÇOS AMBIENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE 1º PERÍODO – 08 / 05 / 2009 PALESTRANTE: REUBEN PALMER REZENDE DE SOUSA

O que é “serviço ambiental”? Serviço ambiental é a capacidade da natureza de garantir que a vida exista para todos, ou seja, a natureza trabalha (presta serviços) para a manutenção da vida e de seus processos. Os serviços ambientais prestados pela natureza fornecem produtos como alimentos, remédios naturais, fibras, combustíveis, água, oxigênio etc.; e garantem o bom funcionamento dos processos naturais como o controle do clima, a purificação da água, os ciclos de chuva, o equilíbrio climático e o oxigênio para respirarmos.

Quanto trabalho custaria para o agricultor fazer o serviço de polinização (que as abelhas fazem “de graça”) ?

Quanto esforço e tempo seriam necessários para transformar toda a matéria orgânica de organismos mortos em nutrientes disponíveis para as plantas, se não existissem os decompositores?

Pagamento por serviços ambientais (PSA) O pagamento ou a compensação por serviços ambientais consiste na transferência de recursos (monetários ou outros) a quem ajuda a manter ou a produzir os serviços ambientais. Exemplos de pagamento por serviços ambientais são apresentados a seguir, um no Acre e outro no Amazonas.

ACRE: LEI CHICO MENDES (nº 1.277/89) Em janeiro de 1999, a Assembléia Legislativa do Estado do Acre aprovou a Lei Chico Mendes que estabeleceu um valor adicional de R$0,40 por quilo da borracha comercializada; hoje esse valor está em R$0,70. Além de viabilizar melhores condições de vida, o projeto também estimula a organização dos seringueiros e fortalece o capital social local. Outro benefício é a contribuição no controle da migração rural-urbana.

AMAZONAS: BOLSA-FLORESTA O Programa Bolsa Floresta foi instituido pela Lei Estadual sobre Mudanças Climáticas. É uma compensação financeira para os serviços prestados pelas populações tradicionais e indígenas do Amazonas: a conservação das florestas. O Bolsa Floresta tem como ponto de partida o termo de compromisso assinado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e pelas populações que conservam as florestas do Amazonas.

AMAZONAS: BOLSA-FLORESTA As comunidades assumem o compromisso de desmatamento zero (para áreas de floresta primária) e a FAS assume o compromisso de implementar os quatro componentes do Programa Bolsa Floresta. São eles: Bolsa Floresta Familiar (BFF); Bolsa Floresta Associação (BFA); Bolsa Floresta Renda (BFR); Bolsa Floresta Social (BFS);

Projetos de Lei (PL) sobre compensação por serviços ambientais Atualmente, há quatro projetos de lei tramitando na Câmara dos Deputados com a finalidade de regulamentar a prestação de serviços ambientais no Brasil: O projeto do Deputado Anselmo de Jesus (PT/RO), define os serviços ambientais e prevê a transferência de recursos aos que ajudam a produzir ou conservar esses serviços (PL 792/2007);

Projetos de Lei (PL) sobre compensação por serviços ambientais Na mesma linha, o projeto do Deputado Antônio Palocci (PT/SP) propõe a criação do Programa Nacional de Compensação por Serviços Ambientais, denominado Programa Bolsa Verde, destinado à transferência de renda aos agricultores familiares, com condicionalidades ambientais (PL 1.190/2007); O projeto do Deputado Fernando de Fabinho (DEM/BA) sugere a criação do Programa Bolsa Natureza, destinado ao pagamento ou à compensação às famílias pobres residentes na zona rural pelos serviços ambientais prestados (PL 1.667/2007);

Projetos de Lei (PL) sobre compensação por serviços ambientais O Projeto do Deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP), institui o Programa de Assistência aos Povos da Floresta – Programa Renda Verde (PL 1.920/2007). Os quatro projetos, que tramitam conjuntamente e contam com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, já receberam parecer preliminar favorável do relator, Deputado Jorge Khoury (DEM/BA), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Conclusão Os serviços ambientais são muito valiosos para o bem-estar e a própria sobrevivência da humanidade. E o reconhecimento da importância desses serviços está ocasionando o surgimento de políticas que visam recompensar pela preservação dos recursos naturais.

Bibliografia Pagamento por serviço ambiental. Disponível em: < http://pib.socioambiental.org/pt/c/terras-indigenas/servicos-ambientais/pagamento-por-servico-ambiental >. Acesso em 02 de maio 2009. O que é serviço ambiental? Disponível em: < http://pib.socioambiental.org/pt/c/terras-indigenas/servicos-ambientais/o-que-e-servico-ambiental >. Acesso em 02 de maio 2009. VIANA, Virgilio M.. Bolsa Floresta: um instrumento inovador para a promoção da saúde em comunidades tradicionais na Amazônia. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142008000300009 >. Acesso em 07 de maio de 2009. MACIEL, Raimundo Cláudio Gomes; SALES, Gardênia De Oliveira; COSTA, Jeísa Acióle da . Pagando Pelos Serviços Ambientais: Uma Proposta Para a Reserva Extrativista Chico Mendes. Disponível em: < www.sober.org.br/palestra/9/579.pdf >. Acesso em 07 de maio de 2009 OLIVEIRA, Luiz Rodrigues De; ALTAFIN, Iara Guimarães. Proambiente: Uma Política de Pagamento de Serviços Ambientais no Brasil. Disponível em: < www.sober.org.br/palestra/9/421.pdf >. Acesso em 07 de maio de 2009. ALLEGRETTI , Mary. Pagamento por serviços ambientais. Disponível em: < http://colunas.globoamazonia.com/maryallegretti/2009/04/12/pagamento-por-servicos-ambientais/ >. Acesso em 07 de maio de 2009.