Plano Municipal do Livro e da Leitura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Portal do Professor SEED/MEC
Programa de Ética e Cidadania
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Ministério da Cultura.
PNEDH e compromisso do Estado
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Apresentação: O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais.
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
CURRICULO +.
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
PROGNÓSTICO.
Relatório de Proposta de Projeto
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
GUIA DO PELL / PMLL Galeno Amorim. GUIA PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA.
Comissão de EJA de Alagoas
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
 .
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
1) ACOLHIDA LITERÁRIA (poema, conto, texto literário)
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007.
REUNIÕES REGIONAIS.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Políticas de Livro e Leitura O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura empreende esforços juntamente com governos estaduais e municipais.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Plano Municipal do Livro e da Leitura

C omo construir o Plano Municipal do Livro e da Leitura? PRINCÍPIOS FUNDANTES C omo construir o Plano Municipal do Livro e da Leitura? Este espaço foi criado para pensarmos sobre as etapas necessárias para elaboração do PMLL. Além de destacarmos pontos fundamentais e aprofundarmos temas apresentados na assessoria, você poderá expor suas dúvidas e, assim, contribuir para a construção do Plano de outros municípios. Juntos vamos criar a sede da leitura! “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”. Carlos Drummond de Andrade

PRINCÍPIOS FUNDANTES P Lano Nacional do Livro e da Leitura Para começar, convém reafirmar que o PNLL é uma política de estado para o livro e a leitura. Essa política baseia-se em cinco princípios internacionalmente difundidos pela UNESCO para a existência expressiva de leitores em um país. Entre eles destacamos: O livro deve ocupar destaque no imaginário nacional; Devem existir famílias leitoras; Deve haver escolas que saibam formar leitores, valendo-se de mediadores bem formados (professores, bibliotecários) e de múltiplas estratégias e recursos para alcançar essa finalidade. E principalmente...

PRINCÍPIOS FUNDANTES A cesso ao livro Deve se garantido o acesso ao livro, com a disponibilidade de um número suficiente de bibliotecas e livrarias. Além disso, o preço do livro deve ser acessível.

EIXOS TEMÁTICOS A cesso ao livro Antes de nós debruçarmos sobre os aspectos pertinentes à elaboração, vamos relembrar pelo o quê lutamos! Neste momento, apresentaremos apenas o três primeiros eixos do PNLL, mas basta clicar aqui para acessar os quatros eixos temáticos, incluindo o 4º eixo – Desenvolvimento da Economia do Livro. Cabe destacar que o PMLL é uma diretriz do PNLL, portanto, sua elaboração deve estar alinhada à política de estado.

A cesso ao livro Eixo 1: Democratização do acesso EIXOS TEMÁTICOS A cesso ao livro Eixo 1: Democratização do acesso Implantação de novas bibliotecas municipais e escolares com acervo diverso; Apoio a bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, salas de leitura e etc; Fortalecimento da rede: sistema integrado de bibliotecas municipais; Leituras em diferentes espaços públicos como praças e para diferentes frequentadores como idosos, adultos e crianças em situação de rua, entre outros.

Eixo 2: Fomento à Leitura e Formação de Mediadores EIXOS TEMÁTICOS F omento à leitura Eixo 2: Fomento à Leitura e Formação de Mediadores Programas de formação de professores, educadores, bibliotecários e outros mediadores de leitura; Rodas de leitura, atividades de formação do leitor na escola, clubes de leitura; Mediadores de leitura e contadores de histórias, performances poéticas, rodas literárias e murais; Estudos e fomento à pesquisa nas áreas do livro e da leitura Prêmios e reconhecimento às ações de incentivo e fomento às práticas sociais de leitura, que visem entre outros fatores identificar, reconhecer e valorizar as diferentes práticas sociais de leitura existentes.

Eixo 3:Valorização da Leitura e Comunicação EIXOS TEMÁTICOS L eitura e Comunicação Eixo 3:Valorização da Leitura e Comunicação Campanhas institucionais de valorização do livro, da literatura e das bibliotecas em televisão, rádio, jornal, internet, revistas, outdoors, cinema e outras mídias; Ações para converter o fomento às práticas sociais da leitura em política de Estado: formulação de políticas nacional, estadual e municipais, criação de grupos de apoio entre parlamentares e formadores de opinião; Publicações de histórias de leitura e dicas de personalidades, formadores de opinião e pessoas anônimas da comunidade sobre sua experiências de leitura.

P asso a passo para criar o PML EIXOS TEMÁTICOS P asso a passo para criar o PML Ao ler as sínteses dos três primeiros eixos, fica implícito a importância de sua atuação ao promover a educação e cultura, por meio do acesso aos livros e proporcionar diferentes experiências de leitura. Agora, juntos, vamos pensar nas etapas práticas para construção do PMLL!

P asso a passo para criar o PML PASSO A PASSO PARA O PML P asso a passo para criar o PML Para tanto, elaboramos um passo a passo para nortear nossas conversas no fórum. Neste primeiro momento, vamos nos concentrar nos dois primeiros tópicos que iniciam a construção do PMLL: Identificar e convocar as lideranças locais e comunitárias; Constituir um grupo de trabalho; Debater para atribuir as responsabilidades de cada um; Mapear as iniciativas de incentivo à leitura e à difusão do livro; Realizar um diagnóstico da situação existente na área do livro e da leitura. Sensibilizar a população e o governo para a necessidade de uma ação articulada de incentivo à leitura; Elaborar, aprovar (na câmara municipal), executar e monitorar o PMLL.

P asso a passo para criar o PML EIXOS TEMÁTICOS P asso a passo para criar o PML As lideranças foram identificadas, quem são elas? Um grupo de trabalho foi formado? Qual é o papel de cada um? Como está o andamento do trabalho? Muitas perguntas? Muitas dúvidas? Acesse também o roteiro com dicas para cada uma das etapas da elaboração do PMLL! Esperamos você no fórum, sua participação é fundamental. Aprender junto é mais fácil e rico, experimente!