Comportamento Verbal e Linguagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA RESPONDER:
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
A CAPACIDADE DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Quadro geral das Ciências da Educação.
Análise do Comportamento Verbal
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
2. Condicionamento operante ou instrumental:
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Cultura, Linguagem e Língua
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Variedade Lingüística
A Pré-História da Linguagem Escrita
Uso e normas da língua Linguagem
Linguística, Semântica e Terminologia
Comportamento verbal.
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
A PRÁTICA DA LEITURA.
Psicologia da Personalidade II
Aula 4 de filosofia da ciência
Estudo do comportamento verbal
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Métodos de ensino de línguas: Áudio lingual
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Oralidade e escrita.
e o comportamento verbal
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Tipos de Comunicação.
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
A Teoria do Comportamento Verbal e a Terapia Analítico Comportamental
Psicologia Comportamental
Interação Operante – Respondente e as Emoções
Metacontingências em “Walden Two”
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Behaviorismo Radical e Análise do Comportamento
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
Psicologia Comportamental – 3 horas – comportunip (código)‏
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
Professora: Janine Fernandes
Teorias de aquisição da linguagem
Estudo do comportamento verbal
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Psicologia da Educação (Educação Física)
Comportamentos operantes interrelacionados
Psicologia, Infância e Educação
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
Somos todos seres sociais
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
Transcrição da apresentação:

Comportamento Verbal e Linguagem Leigos, Filósofos, psicólogos etc: fala e linguagem como diferente de outros comportamentos, o que nos distingue dos animais. Falar – comportamento operante. Um dos tipos de comportamento verbal (noção que substitui muitas ideias tradicionais sobre fala e linguagem)‏ O que é comportamento verbal? Comunicação – comportamento de um organismo gera estímulos que afetam o comportamento de outro organismo. Alarme de animais – padrão fixo de ação, depende do antecedente. (não é verbal)‏ Todo cpto verbal é comunicação. Nem toda comunicação é cpto verbal (depende de consequências)‏ Fala – comportamento operante. Falar tem consequências - “me passe o sal?” (ocorre no contexto em que é reforçado)‏ A comunidade verbal – pessoas que ouvem e reforçam verbalizações uma das outras Falante e ouvinte – necessários no comportamento verbal O episódio verbal – (pg 128)‏ Reforço do comportamento verbal – dispensado pelo ouvinte (reforço social e condicionado)‏ Modelagem da troca de papéis durante uma conversa – mães desempenham papel de ouvintes das vocalizações de crianças Exige apenas reforçamento intermitente. Menos reforço para se manter do que para se modelar. Papel do ouvinte: fundamental para aquisição de comportamento verbal. Ouvintes – participantes da cultura Modelagem do papel de ouvinte (pais e filhos)‏

Exemplos (claramente verbais ou não verbais)‏ Importância da História – falar/ouvir em outra língua? Gestos e Linguagens de sinais – comportamento verbal não precisa ser vocal e pode ser escrito. Animais não humanos – gato mia – recebe comida: é comportamento verbal? Somos comunidade verbal? Trocamos de papel – falante ouvinte? Chipanzés e linguagem de sinais – claramente comportamento verbal Linguagem exclusiva do humano? (fala é exclusiva), comportamento verbal não Falar consigo próprio – falante e ouvinte podem ser a mesma pessoa? Auto-instrução (pensar ou falada) é comportamento verbal se alterar meu comportamento como “ouvinte”. Cantar, poesias, por “prazer” – não é verbal (não tem ouvinte). Nem todo vocal é verbal Comportamento verbal versus Linguagem (fig pg 135)‏ Linguagem – conjunto de palavras e regras. Uso de linguagem como instrumento – mentalismo (como que isso causa a fala?)‏ Unidades Funcionais e Controle de Estímulos: separam comportamento verbal do conceito tradicional de linguagem e fala Operantes verbais como unidades funcionais: independem da variabilidade na estrutura da linguagem: (passa o sal?, me dê o sal, por favor vc poderia pegar o sal?, apontar para o sal)‏ Relaciona-se a controle de estímulos: contextos onde o comportamento verbal ocorre ex: contexto para dizer “água”.

Significado (o que significa significado?) (uso ou função)‏ Filosofia e psicologia: cachorro – mamífero de quatro pernas que late – palavra no lugar do cachorro real Formas: falado, escrito, ouvido, visto – símbolos ligados a “representação” Análise do comportamento: o contexto determina o significado do comportamento verbal, diferentes formas/símbolos são equivalentes / mesma classe. Consequências e contexto: Rato pressiona barra e recebe alimento. Pessoa diz “comida” e recebe alimento. Dizer “por favor” pois apenas assim obtém reforçamento Mandos: ordens, pedidos, perguntas conselhos – especificam qual é o reforçador Tactos: ocorrem sob um contexto específico. (opiniões, observações, descrições)‏ Conhecimento científico e comportamento verbal Ciência – comportamento operante controlado por contexto e consequência. Verdades científicas validadas socialmente e pela utilidade Ciência compreendida dentro do contexto do seu tempo e cultura. Gramática e Sintaxe: onde se localizam as regras? (dentro das pessoas?) - estão no comportamento verbal do observador (verbalização das regras). Recebemos reforço por segui-las Resumo: Comportamento verbal: falante e ouvinte (que reforça) – da mesma comunidade verbal. Começa na imitação e modelado por consequências (pais). Gestos, sinais = cpto verbal. Unidades e contexto. Mandos e Tactos.

Revisão: Quais relações entre teoria da evolução e do reforço? Como é o processo de seleção natural? Reflexos e padrões fixos de ação: similaridades e diferenças Relação entre mentalismo e explicações históricas Relação entre controle e coerção Punição funciona? Como e porque usa? (como se estuda?) Qual o primeiro efeito colateral da punição? Reforçamento negativo e fuga? É possível aprender assim? Qual é mais efetivo? R + ou R - ? Quais efeitos? Relação entre fuga e esquiva? Qual o “mistério” da esquiva? (mentalismo) relacionado à patologias Quais são outros efeitos colaterais da punição? Como análise do comportamento aborda o conhecimento? Relação entre mentalismo e conhecimento Como se aprende auto-conhecimento? Quais dificuldades? Como se relacionam os estímulos públicos e privados? Qual relação entre comportamento verbal e comunicação? O que define comportamento verbal? Como é modelado o papel de falante e ouvinte? Como se analisa o comportamento verbal?