MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Formas de Planejamento
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
Encontro Estadual de Formação
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Encontro Estadual de Formação
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
A Gestão participativa
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
JULIENNE DE N. BRITO TELES GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA:RETRATANDO A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EGÍDIO MARTINS.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA

GESTÃO: PRÁTICA IMPORTANTE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “SANTA MARIA”

TELESSALA DE CAMETÁ/PARÁ

APRESENTAÇÃO DO TEMA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MUNDO GLOBALIZADO, É FORMAR CIDADÃO POLIVALENTE, COM COMPETÊNCIA E HABILIDADE DE EXERCER O MERCADO DE TRABALHO COM QUALIDADE E EFICIÊNCIA TOTAL. O TEMA, ANALISA A REAL SITUAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, AO MESMO TEMPO APRESENTA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, PRINCIPALMENTE NA E.M.E.F DE SANTA MARIA, FOCO DA PESQUISA, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL.

PROBLEMATIZAÇÃO ESTA PESQUISA DISCUTIU: A GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA. HOJE, PREOCUPANTE E MARCADA POR ADMINISTRAÇÕES QUE VEM DESCONSIDERANDO AS ORGANIZAÇÕES DEMOCRÁTICAS. SEM COMPROMETIMENTO COM A GESTÃO PARTICIPATIVA NAS ESCOLAS, A HISTÓRIA EDUCACIONAL REGISTRA A FORTE INFLUÊNCIA POR GESTÕES POLÍTICAS E ADMINISTRATIVAS, QUE DERAM À EDUCAÇÃO, POUCA OU QUASE NENHUMA IMPORTÂNCIA, POIS OS MÉTODOS E OS CONTEÚDOS DO PROCESSO EDUCATIVO, TÃO POUCO CONTRIBUÍRAM PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

PERCEBER AS INTERVENÇÕES DAS DIVERSIDADES CULTURAIS NA GESTÃO ESCOLAR; OBJETIVOS DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA; PERCEBER AS INTERVENÇÕES DAS DIVERSIDADES CULTURAIS NA GESTÃO ESCOLAR;

ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO ESCOLAR NA E.M.E.F DE SANTA MARIA EM CAMETÁ; ANALISAR A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR NA E.M.E.F DE SANTA MARIA; ENTENDER A RELAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR COM A GESTÃO DA ESCOLA NA E.M.E.F DE SANTA MARIA EM CAMETÁ;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1GESTÃO ESCOLAR COM PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA PÚBLICA. 2.2 GESTÃO: FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA. 2.3 POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DE PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS. 2.4 O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO PARTICIPATIVO. 2.5 O PROCESSO AVALIATIVO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO PARTICIPATIVO.

2.1GESTÃO ESCOLAR COM PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA PÚBLICA. 2.2 GESTÃO: FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA. 2.3 POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DE PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS. 2.4 O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO PARTICIPATIVO. 2.5 O PROCESSO AVALIATIVO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO PARTICIPATIVO. 3.4 O PROFESSSOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM. 3.5 A EFICÁCIA DOS TÉCNICOS E A SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS.

3.6 OS ALUNOS E SUAS INTERAÇÔES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 3.7 OS PAIS E SUAS PARTICIPAÇÔES NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA COMO ENSINO DE QUALIDADE PARA TODOS. 4. PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO A MELHORIA DE GESTÃO PROPRIAMENTE DEMOCRÁTICA NA ESCOLA SANTA MARIA.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTA TEMÁTICA FEZ USO DA DISCUSSÃO DE FERREIRA & AGUIAR( 2000), PORQUE ENTENDE A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. QUE FREIRE(1979) FALA DE UM SER SOCIAL, SITUADO E TEMPORALIZADO. PARA ENTENDER A AUTONOMIA COMO MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO FOI CITADO BORDIGNON E GRACINDO (2004).GADOTTI (1998) VEM CONTRIBUIR AFIRMANDO QUE A GESTÃO DEMOCRÁTICA É ATITUDE E MÉTODO. LUCKESI (1998) COMPLEMENTA DISCUTINDO A GESTÃO PAUTADA NO TRABALHO COLETIVO.

MELLO( 2004) RESSALTA O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, AFIRMANDO QUE ESSE TÊM O DIREITO À INFORMAÇÃO, CONSULTA OU PARTICIPAÇÃO NA DECISÃO SOBRE QUALQUER PROBLEMA DA ESCOLA. NESSA DISCUSSÃO PARO (1993), ACREDITA QUE A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL É A UTILIZAÇÃO RACIONAL DE RECURSOS PARA REALIZAÇÃO DE DETERMINADOS FINS. A LDB/96 PROPÕE QUE A ESCOLA TENHA AUTONOMIA PARA GERENCIAR SUAS AÇÕES ADMINISTRATIVAS E FINANCEIRAS, ADEQUAR SEU CALENDÁRIO ESCOLAR E ELABORAR SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA REALIDADE DE SUA COMUNIDADE.

METODOLOGIA ADOTOU-SE O MÉTODO, DESCRITIVO E INTERPRETATIVO PARA ANÁLISE DOS DADOS, COM A PESQUISA DE CAMPO E BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA, APLICOU-SE O QUESTIONÁRIO, COM QUESTÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA PESQUISADA. UTILIZOU-SE DA TÉCNICA DE ENTREVISTA E OBSERVAÇÕES POR CATEGORIA, E EM BLOCOS, REALIZADAS DURANTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA.

RESULTADO DA PESQUISA VERIFICOU-SE QUE A ESCOLA NÃO POSSUI PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, MAS TRABALHA EM CIMA DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM A FINALIDADE DE GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. A ESCOLA TAMBÉM TRABALHA EM PARCERIA COM A COMUNIDADE EXTRA-ESCOLAR, POIS ELA É UMA FAMÍLIA E COMO TAL PRECISA ESTAR EM HARMONIA PARA QUE TUDO POSSA CORRER BEM, ASSIM A DIREÇÃO E O PESSOAL DE APOIO INTERRELACIONAM-SE NOS TRABALHOS EDUCATIVOS.

CONCLUSÃO DA MONOGRAFIA PREOCUPOU-SE EM DISCUTIR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM PROL DE UMA ESCOLA AUTÔNOMA. ENTENDE-SE QUE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE REQUER UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. RECONHECE-SE QUE TODA AÇÃO PEDAGÓGICA CONSISTE NUM PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO. A GESTÃO DO ENSINO TAMBÉM DEVE SER PARTICIPATIVA. A TAREFA ESSENCIAL DA ESCOLA É EDUCAR OS ALUNOS PARA OS VALORES DA DEMOCRACIA. PARA ISSO, ELA PRECISA CRIAR INTERNAMENTE UM AMBIENTE DEMOCRÁTICO.