Projeto de Pesquisa: amostra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Passos para preparar e manter revisões sistemáticas
Advertisements

Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
Ética em Pesquisas Clínicas
LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Considerações sobre amostragem em pesquisas envolvendo seres humanos
Parecer consubstanciado Projeto de pesquisa
ESTATÍSTICA Conceitos.
ESTATÍSTICA Professora : Adriane Guarienti.
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
Escolhendo os indivíduos[sujeitos]do estudo:especificação e amostragem
Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
Estatística & Geologia
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Delineando um Estudo Clínico: Etapas para a Elaboração do Protocolo
Pesquisa Científica Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso Profa. Dra. Maria de Mello.
Investigação Clínica em Cirurgia.
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Ensaios Clínicos.

Disciplina Auditoria I
CALIBRAÇÃO.
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
Projeto de pesquisa Natal 2006
Estrutura da Tese (versão escrita)
Noções básicas de Bioestatística PGS Medical Statistics
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
Evidências.com 1/31 Projeto de Pesquisa: contexto.
Evidências.com 1/24 Projeto de Pesquisa Método estatístico (Tamanho da Amostra)
Elaboração de Projeto de Pesquisa
ESTRUTURA BÁSICA DO PROJETO DE PESQUISA
A Metodologia da Pesquisa Clínica
Elaboração do Projeto de Pesquisa
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
Viéses e Fatores de Confusão
Título do projeto Nome do aluno e filiação (formação principal e vínculo) Nome do orientador (formação principal e vínculo)
AULA 01 Prof. Ailton Azevedo M. da Nóbrega Disciplina: AUDITORIA
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Alessandra Cabral Nogueira Lima
Esquematicamente, temos:
Principais tipos de estudo descritivos
A Montagem do Projeto de Pesquisa
Plano de estudo: anteprojeto, projeto e TCC/dissertação final
Biotecnologia Módulo 2 Profª. Chayane C. de Souza
Materiais e Métodos Vera Andrade 2014.
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
Metodologia da Pesquisa
PROJETO DE PESQUISA Profa. Valéria Passos.
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
Paulo César Menezes Santos
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Comitê de Ética em Pesquisa
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Materiais e Métodos Vera Andrade 2015.
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO (3 páginas) 2 OBJETIVOS 2.1 GERAL 2.2 ESPECÍFICOS 3) REVISÃO DA LITERATURA E/OU REFERENCIAL TEÓRICO (10.
Centro Integrado de Anestesiologia da SES/ SC Hospital Governador Celso Ramos.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Arielle Rosa de Oliveira Porto alegre, 19 de Abril de 2016 Universidade Federal de Ciências da Reabilitação (UFCSPA)
Transcrição da apresentação:

Projeto de Pesquisa: amostra http://www.evidencias.com/planejamento Evidências.com

Objetivos da aula Qual a relação entre a pergunta da pesquisa e a amostra? Quem determina a amostra a ser estudada? Quais são os componentes necessários para determinar a amostra? Quais são as técnicas de amostragem? Por que é importante a amostragem na aplicabilidade do estudo? Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733 Divisões do Projeto 3. Documentação Complementar 2. Projeto de Pesquisa 1. Informações Gerais Estas três grandes divisões representam os elementos pré-textuais, textuais, e pós-textuais. Estas partes unidas formam um documento único. Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733 3. Documentação Complementar 2.9. Responsabilidades do pesquisador, da instituição, do promotor e do patrocinador 2.8. Propriedades da informação e divulgação da pesquisa 2.7. Análise dos riscos e dos benefícios 2.6. Monitorização da pesquisa 2.5. Orçamento 2.4. Relação de materiais 2.3. Etapas da pesquisa e Cronograma 2.2. Plano de trabalho e métodos 2.1. Razões e Objetivos da Pesquisa 1. Informações Gerais 2. Projeto de Pesquisa O projeto de pesquisa é formado por sete partes. O item plano de trabalho é formado por seis partes. Eles estão organizados seguindo uma seqüência lógica. Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

2.3. Etapas da Pesquisa e Cronograma III. Documentação Complementar 2.3. Etapas da Pesquisa e Cronograma 2.2.6. Método estatístico 2.2.5. Variáveis 2.2.4. Procedimentos 2.2.3. Amostra 2.2.2. Local 2.2.1. Tipo de Estudo - Comitê de Ética em Pesquisa A. Razões e Objetivos 1. Informações Gerais 2.2 Plano de Trabalho e Métodos Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733 3.6. Curriculum vitae Lattes dos pesquisadores envolvidos 3.5. Modelo da tabela de dados individuais 3.4. Cópia do documento de aprovação pelo comitê de ética em pesquisa 3.3. Modelo dos formulários de coleta de dados 3.2. Modelo do termo de consentimento livre e esclarecido 3.1. Referências 2. Projeto de Pesquisa 3. Documentação Complementar 1. Informações Gerais Estas três grandes divisões representam os elementos pré-textuais, textuais, e pós-textuais. Estas partes unidas formam um documento único. Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Qual a relação entre pergunta da pesquisa e a amostra? A2. Objetivo É a questão central da pesquisa, é estruturada em três componentes: a) os pacientes/doença; b) a intervenção; c) as variáveis. É também apresentado como uma frase afirmativa. Por exemplo: comparar a eficácia e segurança do medicamento A comparado com o medicamento B no tratamento dos pacientes com X, através das variáveis , , , . A3. Hipótese O que você espera encontrar no final da pesquisa, baseado nas pesquisas prévias e no seu entendimento daquilo que está sendo pesquisado. Deve ser expresso na forma de uma frase indicativa. Por exemplo: a utilização do medicamento A em relação ao medicamento B nos pacientes com doença X, irá reduzir a mortalidade em 1, 2 e 5 anos de seguimento. “Objective. The abstract should begin with a clear statement of the precise objective or question addressed in the report. If more than one objective is addressed, the main objective should be indicated and only key secondary objectives stated. If an a priori hypothesis was tested, it should be stated.” (Haynes, 1990). Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Quem determina a amostra a ser estudada? Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Diferenças entre os indivíduos incluídos e os estudados Doentes estudados Potencial Benefício Doentes que não participam Não foi convidado a participar Centros/Médicos que não participam Inelegíveis Intervenção A Intervenção B McKee M, Britton A, Black N, McPherson K, Sanderson C, Bain C. Methods in health services research. Interpreting the evidence: choosing between randomised and non-randomised studies. BMJ. 1999 Jul 31;319(7205):312-5. Evidências.com

B3. Amostra Critérios de inclusão Critérios de exclusão Amostragem Consentimento livre e esclarecido B3. Participantes Aqui é importante definir que tipos de pacientes irão ser estudados, o estadiamento da doença e a forma de diagnóstico (critérios de inclusão). Também a forma como os paciente irão entrar no estudo, consecutivos ou a partir de uma amostra probabilística, serão necessários para determinar a representabilidade da amostra (validade externa). E por último quais são os critérios de exclusão dos pacientes. Assim no final da pesquisa é fundamental que saibamos quantos pacientes tinham a situação a ser estudada, quantos foram excluídos, quando se recusaram a participar do estudo e quantos foram randomizados. “Patients or Other Participants. The clinical disorders, important eligibility criteria, and key sociodemographic features of patients should be stated. The numbers of participants and how they were selected should be provided (see below), including the number of otherwise eligible subjects who were approached but refused. If matching is used for comparison groups, characteristics that are matched should be specified. In follow-up studies, the proportion of participants who completed the study must be indicated. In intervention studies, the number of patients withdrawn for adverse effects should be given. For selection procedures, these terms should be used, if appropriate: random sample (where"random" refers to a formal, randomized selection in which all eligible subjects have a fixed and usually equal chance of selection); population-based sample; referred sample; consecutive sample; volunteer sample; convenience sample. These terms assist the reader to determine an important element of the generalizability of the study. They also supplement (rather than duplicate) the terms used by professional indexers when articles are entered into computerized data bases .” (Haynes, 1990) Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Quais são os itens necessários para determinar a amostra? Critério de inclusão Critério de exclusão Amostragem Consentimento livre e esclarecido Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Amostra Critério de inclusão Critério de exclusão 1 Evidências.com

Amostra População n = 1000 Elegíveis n = 600 Incluídos n = 400 Final n = 380 Evidências.com

Quem excluir? (Critérios de exclusão) Evidências.com

Amostra Amostragem Probabilística Não-probabilística Amostra sistemática Amostra por conveniência Amostra Estratificada Amostra por cotas Amostra Casual Simples Amostra Sistemática Amostra por conglomerado Amostra não probabilística por conveniência Amostra não probabilística sistemática Amostra não probabilística por quotas Amostra não probabilística por "Desproporcional" Probabilística Amostra probabilística por aleatorização simples Amostra probabilística por aleatorização estratificada Amostra probabilística por conglomerado Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Consentimento livre e esclarecido É a forma como os participantes serão abordados para participarem da pesquisa. Qual o momento? Quem irá fazer? Como irá fazer? Deve conter uma referência: ao modelo do termo de consentimento que será utilizado, e a versão do consentimento deverá ser colocada em anexo. Evidências.com

Por que é importante a amostragem na aplicabilidade do estudo? Amostragem randomizada Alocação randomizada População Amostra 500 R N D 1,000,000 1,000 500 B1. Tipo de estudo Estando com a pergunta bem determinada, o tipo de estudo que melhor irá responder a questão deve ser determinado. Em terapia são os estudos randomizados, e sempre que possível o mascaramento deve ser utilizado. Neste item será resumido a uma frase, por exemplo, estudo clínico randomizado, duplo-cego. A duração do seguimento (follow-up) deve ser expressado, se necessário. “Design. The basic design of the study should be described. The duration of follow-up, if any, should be stated. As many of the following terms as apply should be used. a. Intervention studies: randomized control trial; nonrandomized control trial; double-blind; placebo control; crossover trial; before-after trial. b. For studies of screening and diagnostic tests: critefion standard (that is, a widely accepted standard with which a new or alternative test is being compared; this term is preferred to "gold standard"); blinded or masked comparison. c. For studies of prognosis: inception cohort (subjects assembled at a similar and early time in the course of the disorder and followed thereafter); cohort (subjects followed for-ward in time, but not necessarily from a common starting point); validation cohort or validation sample if the study involves the modeling of clinical predictions. d. For studies of causation: randomized control trial; cohort; case-control; survey (preferred to"cross-sectional study"). e. For descriptions of the clinical features of medical disorders: survey; case series. f. For studies that include a formal economic evaluation: cost-effectiveness analysis; cost-utility analysis; cost- benefit analysis. For new analyses of existing data sets, the data set should be named and the basic study design disclosed.” (Haynes, 1990) Extrapolação 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Tratamento População estudada n = 50.000 Amostra n = 2.000 Randomizados n = 1.400 Critério de exclusão 2 n = 100 Critério de exclusão 1 n = 50 Não deu o consentimento n = 200 Critério de exclusão 3 n = 250 Amostra n = 700 Final do estudo n = 675 Final do estudo n = 650 Perdas n = 10 Exclusões n = 15 Perdas n = 20 Exclusões n = 30 Evidências.com

O aluno bem sucedido: Entender qual a relação entre a pergunta clínica e a amostra; Saber quem determina a amostra a ser estudada; Entender quais são os componentes necessários para determinar a amostra; Conhecer quais são as técnicas de amostragem; Entender porque é importante a amostragem na aplicabilidade do estudo. Evidências.com 12/04/2017 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733

Correio eletrônico: email@evidencias.com Evidências.com www.evidencias.com Correio eletrônico: email@evidencias.com Evidências.com