SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Capítulo 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

Sistemas de Informação Gerencial DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Sustentabilidadeda vantagem competitiva 2. Ajustar a tecnologia à organização (ou vice-versa)

Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O relacionamento de duas vias entre organizações e tecnologia da informação FATORES INTERVENIENTES: Ambiente Cultura Estrutura Procedimentos padrão Políticas Decisões administrativas Acaso ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Figura 3-1

Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Organização: Estrutura estável e formal Retira recursos do ambiente e os processa para produzir resultados

Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Definição técnica microeconômica da organização Figura 3-2

Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Definição comportamental da organização: Coleção de direitos, privilégios, obrigações e responsabilidades Em equilíbrio delicado Resolução de conflitos

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia CARACTERÍSTICAS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES Visão comportamental das organizações Figura 3-3

Características estruturais das organizações: Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Características estruturais das organizações: Divisão clara do trabalho Hierarquia Regras e procedimentos explícitos

Características estruturais das organizações (cont.): Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Características estruturais das organizações (cont.): Julgamentos imparciais Qualificações técnicas Máxima eficiência organizacional

Procedimentos Operacionais Padrão: Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Procedimentos Operacionais Padrão: Regras, procedimentos e práticas precisos Permitem às organizações enfrentar todas as situações esperadas

Política organizacional: Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Política organizacional: Pontos de vista divergentes levam a lutas políticas, competição e conflito Atrapalha a mudança organizacional

Cultura organizacional: um conjunto de premissas fundamentais sobre: Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Cultura organizacional: um conjunto de premissas fundamentais sobre: Que produtos a organização deve produzir Como e onde deve produzi-los Para quem eles devem ser produzidos

Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características exclusivas das organizações Todas as organizações têm diferentes: Estruturas/tipos de organização Metas Públicos Estilos de liderança, tarefas Ambientes circundantes

Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A organização e seu ambiente Figura 3-4

Diferentes grupos ou públicos Natureza da liderança Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Outras diferenças entre as organizações Objetivos finais Diferentes grupos ou públicos Natureza da liderança Tarefas e tecnologia

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Departamento de sistemas de informação: Unidade organizacional formal Responsável pelos sistemas de informação na organização

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Serviços de tecnologia da informação Figura 3-5

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Inclui especialistas: Programadores: Altamente treinados, elaboram software Analistas de sistemas: Traduzem os problemas administrativos em soluções, são o elo entre o departamento de sistema de informação e o resto da organização

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Especialistas (cont.): Gerentes de sistemas de informação: Lideram vários especialistas Diretor de informática (CIO): Cargo de administração sênior encarregado dos sistemas de informação na empresa Usuários finais: Representantes de departamentos externos ao departamento de SI para quem as aplicações são desenvolvidas

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Modelo clássico de gerenciamento: Descrição tradicional da administração Foco em funções formais: planejar, organizar, coordenar, decidir, controlar Modelo comportamental de gerenciamento: Descreve o gerenciamento com base na observação do trabalho de gerentes

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Papéis gerenciais Atividades que se espera que os gerentes desempenhem em uma organização

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Categorias Interpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderes Informativos: Os gerentes recebem e disseminam as informações mais importantes, funcionando como centros nervosos Decisórios: Os gerentes iniciam atividades, alocam recursos e negociam conflitos

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Gerentes e tomada de decisões Processo de tomada de decisão Tomada de decisões estratégicas: Determina objetivos de longo prazo, recursos e políticas Controle da gestão: Monitora a eficácia e a eficiência com que se usam os recursos e o desempenho de unidades operacionais

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Gerentes e tomada de decisões As decisões são classificadas como: Não-estruturadas: Como não são rotineiras, não há procedimentos estabelecidos. O tomador de decisão deve usar bom-senso, capacidade de avaliação e perspicácia para definir o problema Estruturadas: Repetitivas e rotineiras, envolvem procedimento definido

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Diferentes tipos de sistemas de informação SPT SAE SIG STC SAD Nível organizacional TIPO DE DECISÃO OPERACIONAL CONHECIMENTO GERENCIAL ESTRATÉGICO ESTRUTURADA CONTAS A RECEBER AGENDAMENTO CUSTOS ELETRÔNICO DE PRODUÇÃO SEMI- PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO PROGRAMAÇÃO DE PROJETO LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES NÃO- DESIGN DE PRODUTO NOVOS PRODUTOS NOVOS MERCADOS Figura 3-9

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Estágios da tomada de decisão Inteligência: Coleta informação, identifica problemas Concepção: Imagina possíveis soluções para o problema Seleção: Escolher uma das alternativas de solução Implementação: Executa a decisão, faz relatórios sobre o progresso da solução

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Processo de tomada de decisão Figura 3-10

Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema: Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema: Ambiente organizacional Estrutura organizacional, hierarquia, especialização, procedimentos operacionais padrão

Cultura e política da organização Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Cultura e política da organização Tipo de organização e seu estilo de liderança

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Grupos afetados pelo sistema e as atitudes dos profissionais que usarão o sistema