O papel dos NHE Márcia Sampaio Sá SESAB/SUVISA/DIVEP Julho-2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Advertisements

VIGILÂNCIA DE ÓBITO MATERNO E INFANTIL NO HGRS
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
SYLVIA SAMARA SCHETTINI DIAS SANITARISTA JULHO 2013
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Vera Lúcia Gattás GT-Doenças Emergentes e Reemergentes CGDT/DEVEP/SVS I.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Atribuições do NHE 1- Manter um sistema de busca ativa para os pacientes internados e atendidos em toda unidade hospitalar para a detecção das doenças.
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA HOSPITAL SANTA IZABEL
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
Neida Fernanda Britto Enfermeira NHE
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA DO HOSPITAL GERAL ERNESTO SIMÕES FILHO - HGESF 2013.
NHE Núcleo Hospitalar de Epidemiologia HSA-OSID
Coordenadora: Edna Moreira Barros Jequié-BA
Vigilância do Óbito por Causas Mal Definidas
Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB) Hospital Espanhol
Presentación de Caso - Brasil
Credenciamento do HGPV na Rede Nacional de Hospitais de Referência para o Subsistema de Vigilância Epidemiológica em âmbito Hospitalar Reunião Ordinária.
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
Vigilância Epidemiológica Brasil
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
Monitoramento dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) no Estado da Bahia Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009.
Monitoramento dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) no Estado da Bahia Reunião Ordinária da CIB 15 de Maio de 2008.
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Elaborada em 2005 e Revisada em 2007
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA.
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
PORTARIA 183/2014.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Monitoramento dos Núcleos de Epidemiologia Hospitalar (NEH) no Estado da Bahia Reunião Ordinária da CIB 01 de Fevereiro 2007.
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
Vigilância Epidemiológica
Enfermagem em Trauma e Emergência
PORTARIA 183/2014.
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Violência Sexual Em agosto de 2013, o governo brasileiro publicou a Lei considerando violência sexual como qualquer forma de atividade sexual não.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

O papel dos NHE Márcia Sampaio Sá SESAB/SUVISA/DIVEP Julho-2010 Novas Estratégias de Ação de Vigilância de Óbitos para Redução da Mortalidade Materna e Infantil O papel dos NHE Márcia Sampaio Sá SESAB/SUVISA/DIVEP Julho-2010 III Seminário Estadual de Vigilância do Óbito Materno e Infantil

Epidemiologia em Serviços de Saúde A implantação dos NHE

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia O que é um NHE? Núcleo Hospitalar de Epidemiologia Setor responsável pelo planejamento e execução das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo a VE das DNC e outros agravos de interesse para a Saúde Pública

Razões para a criação de um NHE Acompanhar o perfil de morbi-mortalidade da população atendida, o que possibilita apoiar o planejamento do Serviço e do Sistema de Saúde; Conhecer as doenças de notificação compulsória (DNC) é primordial para o desencadeamento das ações de controle.

O ambiente hospitalar é uma fonte importante para a notificação de DNC e outros agravos de interesse para a Saúde Pública? Presta atendimento aos casos mais graves das doenças Possibilita descrever e identificar: o surgimento de novas doenças (emergentes), a re-emergência de outras; mudanças na história natural de uma doença. a ocorrência de epidemias de maneira precoce

O ambiente hospitalar... Possibilita implementar medidas de controle Impacto importante para a saúde pública do País

Amparo Legal dos NHE Lei nº 8.080 (19/09/90) - dispõe sobre a execução de ações de VE como uma das atribuições do SUS; Portaria nº 2.616/GM (12/05/98) - é competência da CCIH notificar, na ausência de um núcleo de VE, ao organismo de gestão do SUS, os casos diagnosticados ou suspeitos das DNC, atendidos em qualquer dos serviços ou unidades do hospital

Legislação Recente Portaria nº 2529 (23/11/04) - institui o Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar Portaria nº 1/SVS (17/01/05) - regulamenta a implantação do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em âmbito Hospitalar, integrando o Sistema Nacional de Vigilância

Portaria nº 2529/GM (23/11/2004) Define competências para os estabelecimentos hospitalares, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios Cria a Rede Nacional de Hospitais de Referência para o referido Subsistema e define critérios para qualificação de estabelecimentos

Rede Hospitalar de Referência Constituída por 190 hospitais subdivididos em três níveis (I, II, III) No Estado da Bahia é formada por: 14 hospitais, 8 (Nível I), 4(Nível II), 2 (Nível III) Para a seleção desses Hospitais foi conferida prioridade: Especializados em Doenças Infecciosas, Universitários ou de Ensino, Integrantes da Rede de Referência para a SARS Hospitais Sentinela para a ANVISA Estratégico para o Estado

Situação Atual da Rede Nacional de Hospitais de Referência para o Subsistema de Vigilância Epidemiológica em âmbito Hospitalar no Estado da Bahia

Núcleos Hospitalares - Nível I MACRO MUNICIPIO HABILITAÇÃO no MS HGVC Sudoeste V. Conquista 01/2006 H M Gesteira Leste Salvador H S Antonio OSID H S Rafael HGESF 08/2007 HGRS 02/2009 HGE HGPV Sul Jequié 10/2009

Núcleos Hospitalares - Nível II MACRO MUNICIPIO HABILITAÇÃO no MS HUPES Leste Salvador 01/2006 H S Isabel HGCA Centro-Leste Feira de Santana 01/2006 (Nível I) 12/2007 (Nível II) H. Espanhol

Núcleos Hospitalares - Nível III MACRO MUNICIPIO HABILITAÇÃO no MS HEOM Leste Salvador 08/2007 HCM 12/2007

Atribuições dos NHE

Atribuições dos NHE VE das DNC, DANTS e agravos inusitados VE da mortalidade hospitalar com ênfase nos óbitos maternos e infantis Elaboração de normas e rotinas técnico- operacionais, visando a detecção, prevenção e controle dessas doenças e agravos Capacitação dos colaboradores, no que diz respeito a VE, VISA.

Atribuições dos NHE Realizar notificação e investigação de: agravo inusitado à saúde e de surtos, suspeita de problema de saúde de notificação compulsória, negativa encaminhando-a de acordo com o fluxo estabelecido; Óbitos de MIF, fetais e infantis e por causas mal definidas O não cumprimento dessa recomendação por parte do hospital torna-o sujeito às penalidades da legislação sanitária vigente

Portaria nº. 33/SVS (14/07/05)‏ Inclui doenças à relação de notificação compulsória; Define agravos de notificação imediata; Define relação de resultados laboratoriais que devem ser notificados pelos laboratórios.

Vigilância Epidemiológica Hospitalar Patologia U. Internação Pronto Socorro NHE Laboratório SAME Ambulatórios Farmácia Comissão de Revisão de Óbitos

Fontes de Informação Relatórios médicos, de enfermagem, fisioterapia, etc. Registros em prontuário Laudos de exames radiológicos Laudos de exames laboratoriais Relatos pessoais por telefone, e-mail Censo hospitalar Relatórios estatísticos informatizados Declarações de óbito Laudos anátomo-patológicos Outras

Outras Atividades do NHE Análise do Perfil de Morbidade Hospitalar Análise do Perfil de Mortalidade Hospitalar - análise de óbitos, com ênfase nos óbitos de MIF, maternos e infantis Planejamento e administração – uso de indicadores epidemiológicos Registro de neoplasias Ensino – residência e aprimoramento

Resultados da implantação dos NHE

Resultados Centralização das ações de VE em um local definido Aumento de notificações de DNC e outros agravos; Notificação e investigação dé óbitos de MIF, maternos e infantis Sensibilização dos profissionais de saúde para a necessidade de notificar;

Resultados Educação continuada para os profissionais dos serviços na área de VE no ambiente hospitalar Melhor comunicação entre VE Hospitalar, Município e Estado; Adoção de medidas de controle em tempo hábil;

Resultados Divulgação de informações através de boletins, folders, cartazes etc; Melhor controle das DO e DNV; Análise do perfil de morbi-mortalidade hospitalar Imunização dos pacientes de risco e dos profissionais de saúde

Desafios na implantação dos NHE

Desafios... Falta de sensibilização do gestor do Hospital; Carência de Recursos Humanos Falta de integração das práticas de Vigilância no Ambiente Hospitalar

VIGILÂNCIA – Relação de Causa e Efeito VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E SANITÁRIA DEFICIENTE ATUANTE - CONHECIMENTO + DETECÇÃO PREVENÇÃO / CONTROLE DOENTES CUSTOS QUALIDADE HUMANIZAÇÃO SATISFAÇÃO RESULTADOS

Implantação de Núcleos Hospitalares de Vigilância à Saúde Perspectivas ... Implantação de Núcleos Hospitalares de Vigilância à Saúde