Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010
Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde
Define recursos financeiros do MS para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS) Portaria GM/MS nº 3.189, de 18 de dezembro de 2009 e minuta da CIT de 27/05/10
Áreas técnicas prioritárias Art. 3º As áreas técnicas estratégicas prioritárias para a educação profissional técnica de nível médio na saúde são: Radiologia, Patologia Clínica e Citotécnico, Hemoterapia, Manutenção de Equipamentos, Saúde Bucal, Prótese Dentária, Vigilância em Saúde e Enfermagem.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE ANÁLISES CLÍNICAS RADIOLOGIA Áreas técnicas priorizadas para o ano de 2010 na Bahia
Por ser área estratégica e prioritária; Demanda, ainda da Conferência Estadual(2007) ; Pela necessidade de expansão do curso piloto, já pactuado, para os demais municípios do estado; Por que Vigilância em Saúde?
Por ser área estratégica e prioritária; Demanda de ampliação da Rede de Laboratórios Centrais (LACEN), 26 laboratórios, inicialmente serão implantados em 8 municípios; Por que Análises Clínicas?
Por ser área estratégica e prioritária; Demanda da rede própria, por ainda existirem muitos trabalhadores na área sem qualificação, em desvio de função; Por que Radiologia?
Pela relevância desses trabalhadores no contexto de mudanças das práticas de saúde e do papel social desses trabalhadores Por que fazer essa formação?
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O guia curricular está organizado de forma integrada por áreas de conhecimento e corresponde às competências necessárias a esses trabalhadores do SUS. Carga Horária Total: h (concentração e dispersão)
Itinerário formativo (modular); Lógica da educação permanente, envolvendo os atores inseridos no processo de trabalho; SOBRE O CURSO
METODOLOGIA A metodologia utilizada é a Problematização ou pedagogia da Pergunta ou Pedagogia de Paulo Freire, aplicada em todos os cursos da EFTS.
RESULTADOS DA FORMAÇÃO PARA O SUS Visibilidade Avanços tecnológicos Fortalecimento Empoderamento Novos conhecimentos Qualificação profissional Trabalho em Rede
BAHIA, Secretaria da Saúde. Desprecarização dos Vínculos e Seleção dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias – cartilha / Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, 2007 BRASIL, Lei Nº , de 05 de outubro de D.O.U. de BRASIL, Portaria de 18 de dezembro de 2009 REFERÊNCIAS
Obrigada! EFTS – contatos:Tel. (71) ; (71) site: