Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Seminário Internacional da Educação Profissional em
Portaria GM/MS nº. 1996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
III Oficina Profaps Belém. Profaps Recurso pequeno, em torno de R$ ,00. Havia necessidade da complementação do Auxiliar para Técnico em.
NANCY OLIVEIRA DE FREITAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Escola Técnica em Saúde
Educação profissional:
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Francisco Eduardo Campos – Secretário SGTES
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Prioridades do Ministério da Saúde
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE.
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Programa Telessaúde Brasil
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL COMO CENÁRIO ONDE CONTRACENAM
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Educação Profissional de Nível Técnico
COMO EVITAR SUSPENSÃO DE RECURSOS DA ATENÇÃO BÁSICA
Projeto de Aprimoramento Rede de Frio no SUS Bahia
Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos.
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDASSITUAÇÃO CETAMMantendedora ETSUS/AMÓrgão Formador CEE-AMParceiro SUSAMParceiro Prefeituras/Secretarias Municipais de SaúdeParceiro.
SITUAÇÃO ATUAL ACE Bahia. POLÍTICA DE DESPRECARIZAÇÃO DOS VÍNCULOS DE TRABALHO DOS ACE NA BAHIA Necessidade de ACE para doenças de transmissão vetorial.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Revisão da Resolução da CIB
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Critérios para a distribuição dos recursos financeiros correspondentes à Compensação das Especificidades Regionais para o ano de 2010.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE-ACS.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS Equipe: Kátia – BA Aparecida - BA Eliana – PA Ana Valéria – AP Nair – AM Silvana – AP Graça – SP Suelene.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Programa Saúde da Família
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Transcrição da apresentação:

Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010

Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde

Define recursos financeiros do MS para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS) Portaria GM/MS nº 3.189, de 18 de dezembro de 2009 e minuta da CIT de 27/05/10

Áreas técnicas prioritárias Art. 3º As áreas técnicas estratégicas prioritárias para a educação profissional técnica de nível médio na saúde são: Radiologia, Patologia Clínica e Citotécnico, Hemoterapia, Manutenção de Equipamentos, Saúde Bucal, Prótese Dentária, Vigilância em Saúde e Enfermagem.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE ANÁLISES CLÍNICAS RADIOLOGIA Áreas técnicas priorizadas para o ano de 2010 na Bahia

Por ser área estratégica e prioritária; Demanda, ainda da Conferência Estadual(2007) ; Pela necessidade de expansão do curso piloto, já pactuado, para os demais municípios do estado; Por que Vigilância em Saúde?

Por ser área estratégica e prioritária; Demanda de ampliação da Rede de Laboratórios Centrais (LACEN), 26 laboratórios, inicialmente serão implantados em 8 municípios; Por que Análises Clínicas?

Por ser área estratégica e prioritária; Demanda da rede própria, por ainda existirem muitos trabalhadores na área sem qualificação, em desvio de função; Por que Radiologia?

Pela relevância desses trabalhadores no contexto de mudanças das práticas de saúde e do papel social desses trabalhadores Por que fazer essa formação?

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O guia curricular está organizado de forma integrada por áreas de conhecimento e corresponde às competências necessárias a esses trabalhadores do SUS. Carga Horária Total: h (concentração e dispersão)

Itinerário formativo (modular); Lógica da educação permanente, envolvendo os atores inseridos no processo de trabalho; SOBRE O CURSO

METODOLOGIA A metodologia utilizada é a Problematização ou pedagogia da Pergunta ou Pedagogia de Paulo Freire, aplicada em todos os cursos da EFTS.

RESULTADOS DA FORMAÇÃO PARA O SUS Visibilidade Avanços tecnológicos Fortalecimento Empoderamento Novos conhecimentos Qualificação profissional Trabalho em Rede

BAHIA, Secretaria da Saúde. Desprecarização dos Vínculos e Seleção dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias – cartilha / Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, 2007 BRASIL, Lei Nº , de 05 de outubro de D.O.U. de BRASIL, Portaria de 18 de dezembro de 2009 REFERÊNCIAS

Obrigada! EFTS – contatos:Tel. (71) ; (71) site: