Evasão em Cursos A Distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Apresentando.
Maria de Lourdes Coelho (Mestranda)
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
O Aluno.
Avaliação Mediadora.
Planejamento de Tutoria
Interação com os Alunos
Gerenciamento do Tempo.
Histórico da Tutoria.
O Aluno a Distância.
A Função da Tutoria em EaD.
Estratégias de Sucesso
O Cenário Virtual.
Processo de Avaliação.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
O Uso Pedagógico do Blog
Planejamento PNAIC 2014.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Comunicação e Interação
Histórico do Monitor.
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Introdução à Educação à distância
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Universidade Salgado de Oliveira Curso:Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Professora:Ana Paula Diniz Arruda.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Estância Turística de Santa Fé do Sul
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Transcrição da apresentação:

Evasão em Cursos A Distância

Você sabia que a evasão é um fator frequente nos cursos a distância?

Conhecer as causas da evasão para poder evitá-la é nosso objetivo nesta aula. Veja a seguir.

Evasão em Cursos a Distância

Evasão em Cursos EAD A evasão é um fator frequente nos cursos a distância, o êxito do curso pode ser influenciado por fatores como: uma definição clara do programa, a utilização correta do material didático, o uso correto de meios apropriados que facilitem a interatividade entre professores e alunos e entre os alunos e a capacitação dos professores.

Além desses pontos, a evasão pode também ser influenciada por necessidades individuais e regionais e pela avaliação do curso. Dessa maneira a análise desses fatores pode ser preventiva na redução da evasão na EaD. Ainda sobre os motivos de evasão Coelho (2002) apresenta que as principais suposições são: a falta da tradicional relação face-a-face entre professor e alunos, pois neste tipo de relacionamento julga-se haver maior interação e respostas afetivas entre os envolvidos no processo educacional; insuficiente domínio técnico do uso do computador, principalmente da Internet, ou seja, a inabilidade em lidar com as novas tecnologias cria dificuldades em acompanhar as atividades propostas pelos cursos a distância como: receber e enviar e-mail, participar de chats, de grupos de discussão, fazer links sugeridos, etc.; ausência de reciprocidade da comunicação, ou seja, dificuldades em expor ideias numa comunicação escrita a distância, inviabilizando a interatividade; a falta de um agrupamento de pessoas numa instituição física, construída socialmente e destinada muitas vezes, à transmissão de saberes, assim como ocorre no ensino presencial tradicional, faz com que o aluno de EAD não se sinta incluído num sistema educacional.

Você sabia que em muitos cursos a distância, a desistência chega a ser superior a 50%?

Preocupante não é mesmo? Bem, vamos continuar.

Alto Índice de Evasão

Alto Índice de Evasão É realmente alto o índice, e isso levanta a muitos questionamentos. Afinal, as vantagens parecem muitas: liberdade para decidir quando e como estudar, no ritmo que desejar, nenhuma pressão do grupo, nenhuma "vergonha" por erros cometidos... Pois são as mesmas vantagens que provocam a evasão: sem a pressão do grupo, o estímulo para a continuidade é reduzido. Além disso, uma completa liberdade para administrar o próprio tempo exige alto grau de disciplina, uma habilidade que nem todos desenvolveram.

Alto Índice de Evasão A alegação mais comum é falta de tempo, mas sabe-se que a falta de tempo encobre outros motivos. Para detectar as causas da evasão, é necessário investigar o próprio planejamento, tanto do curso, quanto das aulas. Os objetivos estão claros e interessam aos participantes? Os conteúdos são pertinentes, aplicáveis à prática diária? A progressão de dificuldades está bem ajustada (nem muito difícil, nem muito fácil)? Os instrumentos utilizados são atraentes (desenhos, exercícios, exemplos, leituras)? Há um equilíbrio entre autonomia e interatividade? Existem mecanismos de contato entre os participantes e um clima de afetividade? Os indicadores de resultado são estimulantes e construtivos?

Percebi, então, que são essas as respostas que indicarão as causas da evasão e permitirão adotar estratégias corretivas!