O Aluno a Distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Aluno.
Evasão em Cursos A Distância.
Planejamento de Tutoria
Interação com os Alunos
Planejamento geral de um curso
Aprender ao Longo da Vida
Estratégias de Sucesso
O Cenário Virtual.
Fundamentos de Educação a Distância
Processo de Avaliação.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Profª. Janaina Pena Camargo
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Perfil do Profissional
Dominando as práticas pedagógicas
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
Histórico do Monitor.
Fechamento.
Apresentação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Planejamento e Plano de Ensino.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Transcrição da apresentação:

O Aluno a Distância

Na aula anterior, você aprendeu sobre o planejamento geral de um curso Na aula anterior, você aprendeu sobre o planejamento geral de um curso. Nesta aula, compreenderá a importância de conhecer quem é o aluno que estuda à distância. Boa aula!

O Aluno a Distância

O Aluno a Distância Conhecer o aluno a distância é fundamental para o sucesso da EaD, pois o conhecimento ajudará a superar as barreiras entre alunos e professores, barreiras estas que podem ser apenas físicas.

O Aluno a Distância O aluno a distância possui muitas características em comum com o aluno presencial, afinal estamos falando de pessoas, porém aprendendo em ambiente diferentes. Os processos de pensamento, de construção do conhecimento são os mesmos. No entanto, os desafios que enfrentam são distintos. E não basta dominar a tecnologia para se tornar um bom aluno virtual! O papel do aluno, na Educação a Distância, mais do que dominar informações e conteúdos, é desenvolver sua capacidade de aprender a aprender. Ele é a figura central do processo de aprendizagem e todo o curso deve ser desenhado visando à otimização do seu desempenho. Uma das estratégias para o sucesso de um programa de EaD é a definição inicial do público-alvo para o qual se está planejando.

O Aluno a Distância Algumas perguntas são essenciais nesse momento! Responder essas questões, ainda que de forma ampla e genérica, é uma etapa primordial no desenvolvimento de conteúdos didáticos para EaD. Pois hoje, em face das radicais transformações tecnológicas e da superação constante dos conhecimentos adquiridos por novos enfoques e descobertas, torna-se necessário para qualquer ser humano uma aprendizagem continuada, na qual o grande foco é o desenvolvimento profissional. Quem é esse aluno? Quais são as suas expectativas? O que ele busca/necessita? Qual é sua formação? Ele possui algum conhecimento prévio sobre o assunto?

O Aluno a distância Dessa forma, Peters (2001, p. 37), destaca alguns aspectos importantes sobre os alunos adultos. Experiência de vida muda a forma de encarar e avaliar os benefícios dos estudos. Harmonizar estudo e trabalho profissional é um desafio, pois a maioria dedica-se aos estudos em tempo parcial. Veem oportunidade como uma segunda chance, uma vez que não puderam estudar quando mais jovens.

O Aluno a distância Buscam um status socioeconômico mais elevado, em um contexto social cada vez mais competitivo. São mais qualificados, pois muitos já estudaram antes e com sucesso, o que reflete na sua motivação e na atitude que apresentam em relação ao estudo. Para o aluno adulto, o estudo tem função diferente, estando inserido de forma clara e definida em seus planos de vida, atuais ou futuros.

O conceito do aluno a distância, que você viu anteriormente exige, em contrapartida, competências e habilidades específicas. Você sabe quais? Confira

Competências Necessárias ao Aluno a Distância

Competências Necessárias ao Aluno a Distância Claro que várias das competências relacionadas a seguir também são desejáveis nos alunos que optam por outras modalidades de educação, no entanto, na Educação a Distância elas são fundamentais. Mesmo que o professor e o monitor tentem utilizar estratégias para minimizar o efeito de sua ausência, se o aluno não desenvolver estas competências o seu aprendizado poderá estar comprometido.

Competências Necessárias ao Aluno a Distância Proatividade: capacidade de agir antecipando-se às solicitações. Ou seja, não atuar somente em resposta ao que ocorre. Consciência: perceber qual é o papel do aluno no processo de Educação a Distância, pois este deve assumir responsabilidades que usualmente caberiam ao professor na educação presencial (veja o tópico disciplina, logo a seguir). Automotivação: conseguir manter o foco nos objetivos propostos para superar os desafios que se apresentarem.

Competências necessárias ao aluno a distância Disciplina: assumir a responsabilidade por administrar seu tempo, ritmo de aprendizagem e até mesmo processos de avaliação, aspectos geralmente administrados pelo professor na educação presencial. Autonomia: capacidade de atuar independentemente de pressões externas, como colegas e/ou professores; o aluno irá assumir a responsabilidade pela regulação e disciplina e desenvolver a capacidade de aprendizagem autodirigida. Conectividade: saber realizar a conexão transversal entre diversos conteúdos e informações obtidos por meios também variados. Colocar em prática tudo isso, fica bem mais fácil se você possui um material para orientá-lo.