O Cenário Virtual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
A importância da formação docente na mediação em EAD
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Evasão em Cursos A Distância.
Planejamento de Tutoria
Interação com os Alunos
Gerenciamento do Tempo.
O Aluno a Distância.
A Função da Tutoria em EaD.
Aprender ao Longo da Vida
Os Mediadores. Na aula anterior você estudou alguns dos principais conceitos de EaD. Nesta aula você aprenderá sobre as principais formas para mediação.
Fundamentos de Educação a Distância
Conceitos de Educação a Distância
Processo de Avaliação.
Um curso utilizando o moodle: Mecânica Rotacional
Produção do conhecimento em EAD
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
ALEXANDRA ALINE VERA.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Generalidades sobre e-learning
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Comunicação e Interação
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Histórico do Monitor.
Apresentação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
CIDADE DIGITAL.
Técnicas dos alunos de sucesso
A Educação a Distância é possível?
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Atividades.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

O Cenário Virtual

Na aula anterior, você estudou sobre mediação Na aula anterior, você estudou sobre mediação. Bem, agora, você conhecerá o cenário virtual.

Cenário Virtual

Cenário Virtual Quando você ouve falar sobre educação, provavelmente pensa logo em professor, aluno e materiais didáticos. Outro ponto importante desta modalidade se refere a linguagem utilizada nos materiais, a qual precisa ter um tratamento diferente daquela que tradicionalmente é utilizada.

Cenário Virtual Embora o termo "interatividade" seja muito empregado hoje como um diferencial, a verdade é que quando professor e aluno se encontram frente a frente, no mesmo espaço físico, é possível ter um retorno imediato, um feedback instantâneo que permite aos envolvidos nesse processo de comunicação corrigir a rota empregada. O professor pode incorporar novos elementos, exemplos e/ou solicitações - esclarecendo dúvidas e tornando mais estimulante o processo de aprendizagem. A distância podem surgir vários ruídos de comunicação e as adequações nem sempre são imediatas, pois, boa parte do material empregado já está previamente preparado. A forma como esses elementos interagem é que diferencia a Educação a Distância de outras modalidades.

Cenário Virtual Veja, nas aulas presenciais isso ocorre de forma natural, pois o processo de comunicação é imediato. Na EaD é necessário empregar elementos e instrumentos especialmente desenvolvidos para promover a interação. Além disso, nem todos os participantes (tanto professores quanto alunos) possuem uma experiência bem sedimentada nas estratégias de Educação a Distância. Afinal, estudar à distância é bem diferente de estudar contando com a presença física de outros colegas, de orientadores e professores, além de um espaço concreto com laboratórios, bibliotecas e outros elementos tão conhecidos e familiares.

Bem, você deve ter percebido que a interação é estimulada com o uso de estratégias específicas que recorrem aos instrumentos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como fórum, e-mail, mensagem, entre outros. Ela é promovida por todos esses elementos.

Mas não é só isso. Você sabia que a interação pode ocorrer de formas diferentes? Veja a seguir.

Formas de Interação

Formas de Interação A interação pode ocorrer de duas formas: síncrona - quando aluno e professor, ou colegas, embora distantes no espaço, mantêm contato em tempo real. É o caso das videoconferências, dos chat’s (bate-papos em ambientes virtuais). A forma mais conhecida de contato síncrono a distância é o telefone.

Formas de Interação assíncrona - quando aluno e professor, ou colegas, distantes no espaço, se comunicam em diferentes tempos. Por exemplo: você envia um e-mail e o colega o lê no dia seguinte, respondendo somente após algumas horas. É o caso, também, do estudo dos diferentes conteúdos: eles estão disponibilizados e cada participante acessa as aulas no horário que lhe for mais conveniente. É importante ressaltar que a maneira mais fácil de interagir é a que melhor se adapta a situação de cada aluno.