Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

Bem-vindos!.
PRÓ-SAÚDE Promover transformações do processo de geração de conhecimentos e prestação de serviços à população para, em função dos mesmos, reorientar a.
Novas Tecnologias da Comunicação
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
BI – Bacharelado Interdisciplinar.
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Proponentes: Antônio Sanseverino, Homero Araújo, Luciene Simões,
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Bacharelado em Sistemas de Informação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Sistema Seriado de Avaliação SSA
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Bacharelado em Sistemas de Informações
COLÉGIO PEDRO II Unidade Escolar Engenho Novo II SESOP PROGRAMAS E ESTÁGIOS.
Proposta Universidade Nova
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Naomar de Almeida Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Modelos de universidade vigentes no mundo:
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Laboratório de Física (4CA) ACH 4021 Cálculo para Licenciatura (4CA)
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Formação, Cultura e Crítica para um Mundo em Mutação.
O FUTURO DA LICENCIATURA A PARTIR DAS NORMATIVAS PARA O ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
FORMAÇÃO CURRICULAR CEMOV/DEAPE/CGRH 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
O papel do Estagio na Formação de Professores
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Disciplinas Optativas
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
AVENIDA LITORÂNEA, S/N - CAMPUS PRAIA VERMELHA BOA VIAGEM - NITERÓI - RJ TEL. (0XX21) FAX (0XX21) WEBSITE:
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil

Objetivos: Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional e acadêmica. Criar a modalidade de curso superior denominada de Bacharelado Interdisciplinar (BI), com estrutura curricular capacitada a evitar profissionalização precoce e especializada. Ajustar a arquitetura acadêmica da graduação profissional e da pós-graduação, implementando novas modalidades de processo seletivo.

Arquitetura Curricular da Universidade Nova Bacharelados Interdisciplinares Mestra- dos Acadê- micos Douto- rados Mestra- dos Profis- sionais Licencia- turas Cursos Profissionais

Bacharelado Interdisciplinar (BI): Curso de formação universitária interdisciplinar, “geral e propedêutica” Duração: 6 semestres (9 quadrimestres) Requisito para: a) formação profissional de graduação b) formação científica ou artística de pós- graduação.

Bacharel em Humanidades Bacharel em Ciências Estrutura do Bacharelado Interdisciplinar (BI): Formação Geral (4 semestres): Diploma de Curso Sequencial em Ciências e Humanidades FG + 2 semestres: Diploma em grandes áreas: Bacharel em Artes Bacharel em Humanidades Bacharel em Ciências FG + 2 a 3 semestres: Diploma de Tecnólogo

Bacharelado Interdisciplinar em Artes Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Cinema e Vídeo Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Letras, Filosofia, Educação, Comunicação, Ciências Humanas Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ciências Exatas, Ciências da Matéria, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas

Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar: Formação Geral: Eixos Básicos: Língua Portuguesa como Leitura do Mundo Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol, Francês, Inglês, Alemão) Estudos da Contemporaneidade Eixos Interdisciplinares: Cultura Humanística Cultura Artística Cultura Científica (Conceito de interdisciplinas) Eixo Integrador Seminários Interdisciplinares Atividades em Comunidade Formação Específica: componentes totalmente optativos (mínimo: 08; máximo: 20)

Estrutura Curricular dos Bacharelados Interdisciplinares Ano I Ano II Ano III EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos semestrais Cursos de Tecnólogo EB2- Língua Estrangeira Moderna – 4 blocos FE10 FE9 FE13 FE11 FE17 FE15 FE16 FE8 FE12 FE18 FE20 FE19 EB3- Estudos da Contemporaneidade – 3 blocos CH Cultura Humanística FE6 FE4 FE5 FE7 CA Cultura Artística FE3 CC Cultura Científica FE1* FE2 * Eixo Integrador (Seminários Interdisciplinares; ACC) * Componentes curriculares de orientação profissional

Processos Seletivos: Para entrar no BI Regulação do ingresso em vez de seleção/exclusão Teste Geral de Capacidade & Potencial (Novo ENEM?) Do BI para carreiras profissionais (Processos específicos para cada carreira profissional) Desempenho médio nos módulos do BI Desempenho em trajetórias pré-profissionais na FE do BI Exame de Avaliação Seriada a cada ano do BI Seminário/workshop aptidão/vocação Teste de conhecimento dos cursos básicos de cada carreira profissional

Processos Seletivos dos BIs aos Cursos Profissionais FG1 FE1 Ano I FE6 EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos FE3 FE4 FE5 FG2 FG3 EB2- Língua Estrangeira – 4 blocos Ano II Ano III FG4 FG5 FG6 FE2 FE10 FE8 FE9 FE7 Atividade Interdisciplinar em Comunidade EB3- Sociedades Contemporaneas Cursos de Tecnólogo Processos Seletivos Licencia- turas workshop Pós- Gra- dua- ção Cursos Profissio- nais

Prosseguimento da formação profissional: Licenciaturas mais 1 a 2 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE, habilita egresso a lecionar no ensino básico Carreiras profissionais de média duração (ex. Arquitetura, Administração, Geologia) mais 2 a 3 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE Carreiras profissionais de longa duração (ex. Direito, Odontologia, Medicina) mais 3 a 4 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE

Articulação dos BIs aos Cursos Profissionais FG1 FE1 Ano I FE6 EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos FE3 FE4 FE5 FG2 FG3 EB2- Língua Estrangeira – 4 blocos Ano II Ano III FG4 FG5 FG6 FE2 FE10 FE8 FE9 FE7 Atividade Interdisciplinar em Comunidade EB3- Sociedades Contemporaneas Processos Seletivos workshop Cursos de Tecnólogo I FP16 FP14 FP15 FP21 FP20 FP22 FP13 FP11 FP12 FP18 FP17 FP19 II FP28 FP26 FP27 FP33 FP32 FP34 FP25 FP23 FP24 FP30 FP29 FP31 III FP40 FP38 FP39 FP45 FP44 FP46 FP37 FP35 FP36 FP42 FP41 FP43 IV FP40 FP38 FP39 FP45 FP44 FP46 FP37 FP35 FP36 FP42 FP41 FP43

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ajustado à arquitetura curricular da Universidade Nova (adaptado de Charbel Nino El-Hani, IB-UFBA) Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Ano I Língua Portuguesa I: (Fundamentos, Latim, clássicos) Língua Portuguesa II: (Leitura e produção de textos) EB1 EB2 Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Contemporaneidade I: Sociedades Contemporâneas: Raízes e Atualidade Contemporaneidade II: Filosofia e História das Ciências e das Práticas EB3 Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Cultura Humanística (mínimo 2 interdisciplinas; sugestões: Ética & Cidadania; Consciência Ecológica; Qualidade de Vida) Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; sugestões: História das Ciências; Filosofia da Biologia; Raciocínio Quantitativo; Iniciação Científica) Introdução à Biologia (História do campo, métodos em Biologia, formação do biólogo. Visão panorâmica das práticas profissionais) * * Componente curricular de orientação profissional

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ajustado à arquitetura curricular da Universidade Nova (adaptado de Charbel Nino El-Hani, IB-UFBA) Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Ano II Língua Portuguesa II: (Comunicação científica: retórica e argumentação, produção de artigos, apresentações orais etc.) Estrutura do Pensamento Biológico (abordagem de conceitos estruturantes, destacando integração) Contemporaneidade III: Instituições e Organizações Língua Estrangeira Moderna III Biologia Comparada (Métodos, incluindo filogenética. Domínios e Filos) Iniciação à Pesquisa I Língua Estrangeira Moderna IV Ecologia Iniciação à Pesquisa II Bioestatística Cálculo (aplicado à Biologia) Biologia Evolutiva (integrada a Biologia do Desenvolvimento) Genética Clássica e de Populações Biologia Celular e Molecular

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ajustado à arquitetura curricular da Universidade Nova (adaptado de Charbel Nino El-Hani, IB-UFBA) Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Ano III Atividade Curricular em Comunidade; Seminários de Integração Módulo de Formação Específica (cursos optativos em qualquer campo das Ciências da Vida) Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Zoologia Geral (abordagem comparativa) Fisiologia Vegetal Microbiologia (abordagem comparativa) Botânica Geral (abordagem comparativa) Fisiologia Animal Iniciação à Pesquisa III Iniciação à Pesquisa IV OS ALUNOS QUE CONCLUÍREM COM SUCESSO uma proporção (a ser definida) desses COMPONENTES CURRICULARES, FAZEM JUS AO DIPLOMA DE BACHAREL EM CIÊNCIAS (área de concentração: Ciências da Vida). Esse título será requisito para prestar seleção ao prosseguimento da formação, visando ao Bacharelado em Ciências Biológicas.

BI em Ciências Bacharelado em Ciências Biológicas (BI + 2 semestres) Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ajustado à arquitetura curricular da Universidade Nova (adaptado de Charbel Nino El-Hani, IB-UFBA) Bacharelado em Ciências Biológicas (BI + 2 semestres) Zoologia de invertebrados (abordagem comparativa) Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Botânica fanerogâmica (abordagem comparativa) Topicos Avançados em Biologia I BI em Ciências Botânica criptogâmica (abordagem comparativa) História e Filosofia da Biologia Zoologia de vertebrados (abordagem comparativa) Estágio Curricular Inovação Tecnológica em Biologia (ênfase em empreendedorismo) Iniciação à Pesquisa V Iniciação à Pesquisa VI

“Há mudanças no horizonte. Quero que você desça lá e pare com isso… Pensando bem, é melhor trancar portas e janelas.”

Nova conjuntura conceitual: Paradigmas alternativos de formação Articulação de saberes Hiperconectividade Pensamento complexo Inter-transdisciplinaridade Nova Renascença

Desafio no plano conceitual: Transformar o paradoxo do atraso em dialética do avanço  

ufbanova@ufba.br www.universidadenova.ufba.br universidadenova@teclim.ufba.br ufbanova@ufba.br