PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA MESTRADO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS LUÍS ANTÔNIO NIRO PASSOS GESTÃO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Consultoria Empresarial
PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRADA
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
A Tomada de Decisão segundo o comportamento Empreendedor:
APL – Arranjos Produtivos Locais
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Instituto de Economia/ UFRJ IEE Curso de Economia da Tecnologia
Rafael Borges Morch – Pesquisador do Gesel
Seminário Internacional
Análise do Meio Ambiente
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
ABRAIDI Código de Conduta ABRAIDI Selo ABRAIDI - Empresa Boa Cidadã
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Gestão Ambiental na Indústria Siderúrgica
Organização política o segmento agropecuário
Perfil do orientador Professor: Jorge Luiz da Silva Viana
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
Design !? 1.
Reconhecendo oportunidades
Apresentação na Câmara
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
Administração do Capital de Giro
Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS IMPACTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE.
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Título da Apresentação Job XXX/XX mês/ano Para apresentações externas: INSERIR LOGO DO CLIENTE.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
O USO COMERCIAL DA INTERNET POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL - O CASO DO TRADE POINT - FERNANDO BARLEM CÍRIA ORIENTADOR: HENRIQUE.
POLITICAS DE SEGURANÇA
Novos Modelos de Empresa Aula 4 Cenários: Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente Prof. Luiz C. Di Serio Agosto 2009 Prof. Leopoldo A.Oliveira Neto
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
GESTÃO AMBIENTAL Capítulo 6:. INTRODUÇÃ O Até a década de 1960 os problemas ambientais eram um tema restrito a um pequeno grupo de ecologistas, pois eram.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores & Defesa Sergio B. Varella Gomes Brasília, 14 mar 2006 Audiência Pública Câmara.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Lean and Green? Evidências Empíricas do setor automotivo brasileiro Jabbour, A.B.L.S Jabbour, C.J.C. Freitas, W.R.S. Teixeira, A.A. Revista Gestão e Produção,
Analise Conceitual e Evolução Histórica
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA MESTRADO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS LUÍS ANTÔNIO NIRO PASSOS GESTÃO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DO SETOR QUÍMICO BRASILEIRO Orientadora: Profª Drª Márcia Regina Gabardo Camara Londrina 2003

RESUMO A pesquisa analisa o impacto da postura ambiental das empresas químicas brasileiras sobre o desempenho competitivo dessas empresas. O método utilizado é o survey e para a coleta de dados utiliza-se um questionário estruturado, abrangendo uma amostra de 63 empresas. Para proceder a análise dos dados, utiliza-se a análise fatorial exploratória, a análise de clusters, o teste de Kruskal-Wallis e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Aponta como principais resultados: a) os principais programas de gestão ambiental utilizados pelas empresas são o Atuação Responsável e a Série ISO 14000; b) os principais fatores indutores da gestão ambiental são as regulamentações ambientais, a busca por melhor reputação, a busca de redução de risco e a diferenciação de produto; c) os fatores condicionantes da competitividade são representados por cinco constructos: política de gestão ambiental, qualidade dos produtos, novas tecnologias, orientação para resultados e imagem; d) as estratégias ambientais empresariais classificam-se em reativas, ofensivas e inovativas; e) o porte da empresa é a variável interveniente que exerce o maior nível de influência nos indicadores analisados. Conclui que a gestão ambiental apresenta correlação positiva com a competitividade (desempenho econômico e qualidade e diferenciação dos produtos) das empresas químicas brasileiras. Palavras-Chave: Gestão Ambiental, Competitividade, Inovação, Indústria Química.

Problema de Pesquisa Qual o impacto da postura ambiental das empresas químicas brasileiras sobre o seu desempenho competitivo?

Objetivo Geral Analisar o impacto da postura ambiental das empresas químicas brasileiras sobre o seu desempenho competitivo.

Objetivos Específicos a) Classificar as empresas químicas brasileiras conforme o capital social registrado, seu porte (número de empregados e vendas anuais) e sua atuação – mercado nacional e mercado internacional. b) Identificar os programas de gestão ambiental utilizados pelas indústrias químicas brasileiras além do Programa Atuação Responsável. c) Identificar os fatores indutores que levam as empresas químicas brasileiras a adotarem comportamentos ambientais reativos, ofensivos e inovativos. d) Identificar os fatores condicionantes da competitividade das empresas químicas brasileiras. e) Identificar as estratégias ambientais empresariais (reativas, ofensivas e inovativas) das empresas químicas brasileiras. f) Verificar a importância do comportamento ambiental para as empresas químicas brasileiras segundo o seu porte, sua origem de capital e as de atuação exportadoras. g) Verificar a associação existente entre a postura ambiental e desempenho competitivo das empresas químicas brasileiras.