QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA GERAL Aula 08 – FUNÇÕES E PROPRIEDADES QUÍMICAS - REAÇÕES I
Advertisements

QUÍMICA GERAL Aula 10 – Soluções: Exercícios;
FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS; BASES OU HIDRÓXIDOS; SAIS; ÓXIDOS;
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Teoria Eletrolítica de Arrhenius
Prof. Rodrigo Marinho Fernandes Química
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Equilíbrio de Solubilidade
Os sais e a sua solubilidade em água
SOLUÇÕES.
Texto profundo.
"Agora sou alpinista: Só o cume interessa".
Aula 11 – Balanceamento de Equações REDOX Especiais
QUÍMICA GERAL Aula 01 – Conceitos Básicos
QUÍMICA GERAL Aula 03 – PERIODICIDADE QUÍMICA
Profs: Cláudio de Freitas Renato Acconcia
QUÍMICA GERAL LICENCIATURA EM QUÍMICA
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
FUNÇÕES QUÍMICAS Definição: substâncias com propriedades químicas semelhantes. Classificação Geral: Funções Inorgânicas Funções Orgânicas.
Reações de identificação dos cátions do grupo 1
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
SOLUÇÕES.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Reacções em Solução Aquosa Unidade Departamental de Engenharias
Conceitos gerais Conceitos básicos sobre equilíbrio químico
Teorias ácido-base ARRHENIUS. Teorias ácido-base ARRHENIUS.
SOLUÇÕES
ÁCIDOS, HIDRÓXIDOS E SAIS
Inorgânica.
Soluções.
Seminário de Química Reações em solução e estequiometria de soluções Elisa C Guida.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA.
Prof. Alan Andrade.
Propriedade periódica dos elementos 1 Grupo: Cinthya Oestreich Silva Felipe Camargo Natale Prof. Élcio Rogério Barrak.
“Funções Inorgânicas e Tipos de Reações”
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
CAPÍTULO 16 Equilíbrio Ácido-Base
Capítulo 17 Aspectos Adicionais dos Equilíbrios Aquosos
Reações de Precipitação
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Soluções aquosas e concentrações.
Capítulo 17 Aspectos adicionais dos equilíbrios aquosos
Equilíbrio ácido-base
EQUILÍBRIO QUÍMICO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO EQUILÍBRIO
EQUILÍBRIO IÔNICO.
“Funções Inorgânicas”
Química.
Capítulo 16 Equilíbrio ácido-base Nomes:Pedro Augusto Rodrigues Tássio de Rezende Prof. Dr. Élcio.
Funções químicas Ácidos, Bases, Sais e óxidos
Capítulo 4 Reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
Funções Inorgânicas Profª. Suziane A. Jacobs.
Aspectos adicionais dos equilíbrios aquosos
Soluções Chang Cap 11, 12.
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
Equilíbrio ácido-base
Equilíbrio Ácido-Base
Equilíbrios em Fase Aquosa
Classe B – Grupo I Flavio Jr. Thyago Jokoski
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Funções Química HNO 3 HCN HNO 3 KOH Mg(OH) 2 NaCl Al(OH) 3 SO 2 CaO CO MgSO 4 CaCO 3 Quais substâncias apresentam propriedades semelhantes ? FUNÇÕES INORGÂNICAS.
Soluções e solubilidade
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Óxidos Àcidos Bases Sais Cláudia Bacchi.
Transcrição da apresentação:

QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA   CURSO: TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE POÇOS DE PETRÓLEO QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA Bibliografia: RUSSEL, Jonh B. “Química Geral”, Vol. 1; Caps. 11 e 12 ATKINS, P. e JONES, L. “Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente”, - Caps. 1 e 10. Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc.

QUÍMICA GERAL – SOLUÇÕES Conceitos Fundamentais SOLUÇÃO: mistura homogênea (monofásica) As propriedades das soluções podem ou não estar relacionadas com as propriedades dos seus componentes individuais (ex.: pontos de fusão e de ebulição; densidade: aditiva para soluções ideiais); TIPOS DE SOLUÇÕES Gasosas Líquidas Sólidas

QUÍMICA GERAL – SOLUÇÕES Conceitos Fundamentais PROPRIEDADES DAS SOLUÇÕES: dependem da magnitude das interações SOLUTO-SOLUTO; SOLUTO-SOLVENTE E SOLVENTE-SOLVENTE SEMELHANTE DISSOLVE SEMELHANTE ENERGIA “RETICULAR” x ENERGIA DE SOLVATAÇÃO DISSOLUÇÕES Endotérmicas Ideais Exotérmicas fase possui um arranjo atômico definido e característico, com uma estrutura repetitiva que se estende por algumas distâncias atômicas ordem de longo alcance ordem de pequeno alcance (fases cristalinas) (fases amorfas) solvente SOLUÇÕES: sistemas monofásicos soluto(s)

QUÍMICA GERAL – SOLUÇÕES SOLUBILIDADE E TEMPERATURA Processos Endotérmicos: Calor + soluto + solvente solução (H > 0) Processos Exotérmicos: soluto + solvente solução + calor (H < 0) Assim: Solubilidade de sólidos em água geralmente aumenta com T; Solubilidade de gases em água geralmente diminui com T; É possível preparar soluções SUPERSATURADAS.

QUÍMICA GERAL – SOLUÇÕES ELETRÓLITOS – substâncias que ao serem dissolvidas em água resultam em soluções condutoras de eletricidade. Dissociação em eletrólitos iônicos (dissociação verdadeira); “Dissociação” em eletrólitos moleculares (ionização); Eletrólitos Fortes (α >90 %) x Eletrólitos Fracos (α < 10%) OBS: nos eletrólitos fracos o grau de dissociação aumenta com a diluição EQUILÍBRIO E GRAU DE DISSOCIAÇÃO (α) HF (aq) H+(aq) + F-(aq) (α, %) = [H+]/[HA] x 100 Assim: Solubilidade de sólidos em água geralmente aumenta com T; Solubilidade de gases em água geralmente diminui com T; É possível preparar soluções SUPERSATURADAS.

QUÍMICA GERAL – REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA Prevendo a ocorrência de reações em solução (sem transferência de elétrons): Ocorrem reações quando se formam novas fases; Ocorrem reações quando se formam precipitados (ou substâncias com baixo grau de solubilidade); Ocorrem reações quando se formam eletrólitos fracos (espécie solúvel, ligeiramente dissociada, geralmente derivada de íons provenientes de ácidos fracos e/ou bases fracas).

QUÍMICA GERAL – REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA Prevendo a ocorrência de reações em solução (sem transferência de elétrons): São ácidos fortes: clorídrico, nítrico, sulfúrico (mais comuns) clórico, perclórico, bromídrico e iodídrico; São bases fortes: os hidróxidos de metais alcalinos e alcalino-terrosos (com exceção do Be(OH)2); o hidróxido de amônia é uma base fraca; Os sais (com exceção de alguns poucos como o cloreto mercuroso, o sulfato de cádmio e o acetato de chumbo) são eletrólitos fortes; Todos os compostos de amônio e de metais alcalinos, assim como os ácidos inorgânicos, os nitratos e a maioria dos cloretos e dos sulfatos são solúveis em água; A maioria dos hidróxidos, carbonatos, cromatos, oxalatos, fosfatos, sulfetos e sulfitos são insolúveis em água.

QUÍMICA GERAL – REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA Ácidos e Bases em Solução - exercícios: 1) Diga, a partir de suas estruturas, que ácido, nos seguintes pares é o mais forte: a) H2SO4 e H2SO3; b) H2S e H2Se; c) H2SO4 e H3PO4. 2) Com base no conceito ácido-base de Lewis, explique por que anidrido sulfúrico (SO3) é classificado como um óxido ácido. 3) O p.H. de uma solução de ácido monoprótico fraco com concentração 0,2 mol/L é 2,69. Calcule o grau de dissociação do eletrólito.

QUÍMICA GERAL – REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA Prevendo a ocorrência de reações - exercícios: Ocorre reação quando soluções de NH4Cl e Ca(NO3)2 são misturados? Por que? Escreva a equação simplificada da formação do precipitado amarelo-claro que aparece ao misturar-se nitrato de prata e brometo de potássio; Que soluções ácidas e básicas você usaria para preparar o nitrato de rubídio? Escreva a equação química da neutralização. Escreva a equação química da neutralização que produz fosfato de cálcio.