SEMINÁRIO: “GRADUAÇÃO EM SAÚDE” Currículo Nuclear SEMINÁRIO: “GRADUAÇÃO EM SAÚDE” Alunos: Alexandre E. Domingues Ana Carolina de Oliveira Ângela Bampi Letícia De Nardi Campos Mauro Ferreira Orientação: Prof. Dr. Joaquim Vieira
Origem: ↓ CURRÍCULO NUCLEAR Resposta ao principal problema da sobrecarga de conteúdo ensino tradicional ↓ Avanços na Área da Saúde → Explosão Informação” Demanda reorientação currículo / proposição novas estratégias CURRÍCULO NUCLEAR
CURRÍCULO NUCLEAR (CN) - Conteúdo que deveria ser estudado por todos os estudantes; - Constitui estudos a que se espera que todos os alunos se submetam (Kirk, 1986). Por seu intermédio: Estudantes deveriam adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes consideradas essenciais para a prática profissional.
Currículo nuclear com Opções ou Módulos de Estudos Especiais NÚCLEO: - Aspectos chaves ou essenciais dos assuntos estudados no currículo; - Implica que os elementos do curso a ele pertencentes constituem apenas parte do programa geral. Currículo nuclear com Opções ou Módulos de Estudos Especiais (Harden e Davis, 2001). Seu domínio (cogn, psicom, atitudes) irá assegurar a manutenção dos padrões Encorajar estudante maior responsabilidade por seu próprio aprendizado a partir da escolha de assuntos a serem estudados
MÓDULOS DE ESTUDOS ESPECIAIS (MEE) - Oportunidade estudo maior profundidade de uma área escolhida; - Facilita integração temas (multidisciplinar / profissional); - Estimulam desenvolvimento competências genéricas / habilidades transferência; - Permite extensão alcance assuntos ou tópicos cobertos pelo CN; - Reflete, a partir do núcleo, a ênfase e direção da escola;
Estudos Eletivos Tipo Especial de MEE Períodos de oito semanas ou mais onde estudantes escolhem individualmente um assunto de estudo. PROPORÇÃO: ● 1/3 → MEE ; 2/3 → CN (General Medical Council, 1993) ● 20 - 40% → MEE ; 60-80% → CN (Harden e Davis, 2001)
Estudos Eletivos ELETIVAS MEE Iniciativa Estudante identifica o assunto Faculdade oferece lista de opções Escolha do Assunto Infinita limitada Ensino Informal Estruturado / formal No. de Estudantes Individual 5 a 100 Avaliação Menos formal: relatório supervisor Mais formal: dissertação, exame, relatório e TCC.
Especificações do Curriculo Nuclear (CN) Relevância currículo como preparação para a vida em uma complexa sociedade em mudança; Escolas → atender comunidades que servem; Responsabilidade: professores, especialistas, profissionais da saúde e público. Muda com o tempo (foco medicina preventiva atual ↔ anos 60).
Escada de Integração __________________ TRANSDICIPLINAR ____ INTERDISCIPLINAR MULTIDISCIPLINAR COMPLEMENTAÇÃO CORRELAÇÃO _____ CONJUNÇÃO COORDENAÇÃO TEMPORAL ACOPLAMENTO HARMONIA CONSCIÊNCIA 1º. passo ISOLAMENTO
Objetivos do Grupo: Apresentar uma disciplina que integrasse o currículo nuclear para a área de saúde. Apresentar disciplinas optativas ao currículo nuclear, de modo que fornecessem aprofundamento ou expansão do conhecimento.
Finalidade Promover a integração multiprofissional através de uma disciplina nuclear. Medicina Biologia Farmácia Fonoau- diologia DISCIPLINA NUCLEAR Nutrição Ed. Física Enfermagem Psicologia
“Alimentos na Promoção da Saúde” Disciplina para alunos do 1º ano. MEDICINA ED. FÍSICA FARMÁCIA NUTRIÇÃO PSICOLOGIA BIOLOGIA ODONTOLOGIA FONOAUDIO- LOGIA ENFERMAGEM
“ Alimentos na Promoção da Saúde” Disciplina Nuclear: “ Alimentos na Promoção da Saúde” 1. Grupos Alimentares 2. Mecanismos de Ação de Alimentos 3. Bioquímica 4. Princípios de uma Vida Saudável
Disciplina Nuclear: “Alimentos na Promoção da Saúde” Conteúdo: Grupos Alimentares * Definição, quais são os grupos; * Alimentos pertencente a cada grupo e suas composições; * Características principais e funções. 2. Mecanismos de Ação dos Alimentos * Ingestão (recomendações); * Digestão, absorção; * Utilização dos nutrientes.
“ Alimentos na Promoção da Saúde” Conteúdo: 3. Bioquímica * Metabolismo Energético; * Sistemas de produção de energia (aeróbio e anaeróbio); 4. Princípios de uma Vida Saudável * Dietas, hábitos alimentares; * Exemplo cardápios, custos; * Exercício físico – combate ao sedentarismo; * Avaliação Nutricional básica; * Cuidados na manipulação e conservação dos alimentos
“ Alimentos na Promoção da Saúde” Disciplinas Optativas: Nutrição Terapia Nutricional Oral, Enteral e Parenteral Alimentação Materno-Infantil Biologia 1. Higiene e Conservação dos Alimentos 2. Intoxicação Alimentar;
“ Alimentos na Promoção da Saúde” Disciplinas Optativas Educação Física 1. Fisiologia do Exercício 2. Bases para Prescrição de Exercícios Físicos e Teoria do Treinamento Medicina Alimentação, Obesidade e Doenças Cardiovasculares Alimentação na 3ª. Idade
“ Alimentos na Promoção da Saúde” Disciplinas Optativas Farmácia Interações entre Drogas e Nutrientes Fitoterapia Enfermagem 1. Prática no manuseio de Sondas Alimentares
“ Alimentos na Promoção da Saúde” Disciplinas Optativas: Psicologia Transtornos Alimentares (anorexia, bulimia, compulsão) Fonoaudiologia Disfagia (problemas relacionados à deglutição) Neurológico Mecânico Odontologia Cáries e saúde bucal
CONCLUSÃO VANTAGENS: DESVANTAGENS: - O profissional recém-formado tem um embasamento mais forte na sua especialidade; - Comunicação entre as profissões, auxiliando na melhor avaliação do paciente; - Flexibilidade; - Permite ao aluno a escolha de sua área de interesse; - Melhor aproveitamento do tempo. DESVANTAGENS: - Aumento do custo para elaboração do CN; - Consenso e resistência entre as áreas da saúde na definição do conteúdo; - Possibilidade da extensão curricular; - Desorientação do aluno (preparação prévia do aluno).
DIFICULDADES DO GRUPO Dificuldades de horários entre os integrantes; Interação das idéias; Consenso sobre o conteúdo; Formulação das disciplinas optativas; Pequena diversidade de profissionais da saúde.
ATA DE REUNIÕES Horas gastas individualmente: 12 h/pessoa; Quantidade de Reuniões de Grupo: 7 Horas Gastas em Reuniões de Grupo: 17h (média: 2h e 30 min/reunião) Quantas horas seriam necessárias para a implementação do currículo nuclear: ??? Grau alcançado na escada de integração: Multidisciplinar
Escada de Integração __________________ TRANSDICIPLINAR ____ INTERDISCIPLINAR 9º. Passo_ MULTIDISCIPLINAR COMPLEMENTAÇÃO CORRELAÇÃO _____ CONJUNÇÃO COORDENAÇÃO TEMPORAL ACOPLAMENTO HARMONIA CONSCIÊNCIA 1º. passo ISOLAMENTO A característica da integração multidisciplinar é um tema visto pela ótica de profissionais de saúde ou disciplinas contribuindo todos para o aprendizado do aluno.Entretanto as disciplinas preservam a sua identidade