UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Que EJA temos e queremos?
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Plano de Trabalho Docente
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O DESAFIO DE AMPLIAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS COM QUALIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Perfil do Profissional
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Vinte anos de políticas públicas
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de o a 6 anos à educação, contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Investigar os casos de alunos (dos anosiniciais) da educação básica que apresentam diagnóstico de DDA (médicos, psicólogos, psicopedagogo, docente) e buscam.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Conferência Municipal de Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Comissão de EJA de Alagoas
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Projeto de pesquisa apresentado
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM-BA: RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO ESCOLAR Mestrando: Miguel Rodrigues de Almeida Orientadora: Profa. Lana Fonseca

1. JUSTIFICATIVA A inclusão social e a Educação de Jovens e Adultos - EJA; Modalidade educacional direcionada para atender aos excluídos (camadas populares); A evasão escolar: forma dupla de exclusão (excluídos pela sociedade e pela escola, parte integrante da própria sociedade); Modalidade oficial de ensino (todas as faixas etárias que ultrapassaram a idade regular de escolarização).

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROBLEMÁTICA As políticas públicas acerca da EJA; A condição de excluídos da Escola; A condição de não-crianças; Valorização dos aspectos sócio-culturais dos excluídos; Elevado índice de evasão escolar na rede municipal de Senhor do Bonfim/BA; A prática docente e sua formação na EJA.

3. QUESTÃO DE ESTUDO Como se caracteriza a prática do professor que atua com jovens e adultos nas escolas municipais de Senhor do Bonfim-BA, na sua relação com o fenômeno da evasão escolar?

4. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Pesquisar o significado que vem assumindo a prática docente dirigida aos jovens e adultos, correlacionando-a com o fenômeno da evasão escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar a concepção e percepção dos professores em relação ao ensino e aprendizagem na EJA; Analisar o perfil dos docentes e de sua prática pedagógica dirigida aos jovens e adultos; Identificar as causas da evasão escolar no contexto mencionado; Sinalizar alternativas no sentido de promover estratégias e ações direcionadas a minimizar o elevado índice de evasão por parte da Secretaria de Educação Municipal.

5. METODOLOGIA Pesquisa etnográfica: (específica das ciências sociais) Estudo de campo, convivência com os atores que fazem parte do objeto de estudo. Análise Qualitativa: Observação participada; Entrevistas; Questionários estruturado e semi-estruturado; Análise de documentos.

6. REFERENCIAL TEÓRICO Como fundamentação teórica para realização deste estudo de pesquisa serão analisadas as proposições e idéias de pensadores, pesquisadores e teóricos que têm contribuído de forma significativa na área deste objeto de estudo.

7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PERÍODOS 2006.1 2006.2 2007.1 2007.2 1. Análise e ajustes do pré-projeto de pesquisa com orientador(a); estudo e elaboração de trabalhos correlacionados com a área pedagógica (revisão e atualização do saber pedagógico). X 2. Apresentação e defesa do projeto de pesquisa; estágios em instituição de ensino e empresa (elaboração e apresentação de relatórios de estágios). 3. Estudo de referenciais teóricos correlacionados ao objeto de pesquisa (suporte para o desenvolvimento e embasamento para dissertação).

7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (Continuação...) PERÍODOS 2006.1 2006.2 2007.1 2007.2 4. Estudo de campo: observação participada, entrevistas, aplicações de questionários, coleta, análise de dados e documentos. X 5. Correlação de dados coletados com referenciais teóricos (início e desenvolvimento da dissertação). 6. Conclusão da dissertação e análise do orientador(a). 7. Editoração da dissertação e encaminhamento para o PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. 8. Defesa de dissertação.

8. PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DISCRIMINAÇÃO CUSTO (R$) 1. Material bibliográfico. 800,00 2. Serviços de Internet. 990,00 3. Passagens áreas e terrestres. 4.200,00 4. Hospedagem e Alimentação. 1.200,00 5. Serviços diversos: impressão, encadernação, revelação fotográfica, postagens e outros. 400,00 TOTAL 7.590,00

9. BIBLIOGRAFIA ALARCÃO, Isabel (Org) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, 1996. ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas:Papirus, 1995. BONRTI, Lindomar Wessler (Coord.) Educação exclusão e cidadania. Ijui, RS: UNIJUI, 2000. _______________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, Brasília 1995. DEMO, Pedro. Charme da Exclusão Social. Campinas. São Paulo: autores associados, 1998. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro:Paz e terra, 1981.