P1 TS EE P2 Método hipotético-dedutivo

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O QUE VOCÊ PENSA SOBRE CIÊNCIA?. Perguntas sobre concepções de ciência 1) Para você, conhecimento científico é: a) conhecimento provado b) conhecimento.
Transcrição da apresentação:

P1 TS EE P2 Método hipotético-dedutivo (conjecturas e refutações, Popper) Problema (conflito com expectativas/teorias existentes) 2. Solução proposta (nova teoria) 3. Dedução, a partir da nova teoria, de conseqüências, na forma de proposições passíveis de teste 4. Testes (tentativas de refutação via observação, experimentação, etc) 5. Escolha entre teorias rivais P1 TS EE P2

Modelo nomológico-dedutivo Método do “...se...então...”

Tentativa de Popper de Demarcar estritamente de Teorias Científicas (que devem) Teorias pseudo-científicas Quando testadas, ser uma tentativa de falsificar a teoria Proibir certas coisas de acontecer Ñ falsificável Irrefutável Ñ testável Predições arriscadas Refutável Predições não são necessariamente óbvias que leva a Supostamente são de probabilidade inferior Teste de hipóteses nulas E Teorias científicas não podem ser provadas, apenas falsificadas Usada muitas vezes em biologia Muias vezes triviais e artificiais Tentativa de provar o contrário da teoria

Thomas Kuhn: A estrutura das revoluções científicas 1. Período pré-paradigmático .Disputa ente escolas .Coleta casual de dados .Fase não-científica Solução no interior do paradigma ou “arquivamento” 2. Ciência Normal .Início da ciência .Sem paradigmas, sem escolas .Pesquisa para resolver quebra-cabeças 5. Revolução .Cientistas mais jovens aderem ao novo paradigma .Alguns cientistas mais velhos mudam seus compromissos 3. Anomalia .Problema importante, insolúvel 4. Crise .Insegurança .Perda das restriçoes do paradigma .Competição de teorias .Emergência de novo paradigma Novo paradigma substitui o antigo Começa nova fase de ciência normal

A natureza do paradigma 1. Como uma realização científica universalmente reconhecida; 2. Como mito; 3. Como “filosofia” ou constelação de perguntas; 4. Como manual ou obra clássica; 5. Como toda uma tradição e, em certo sentido, como modelo; 6. Como realização científica; 7. Como analogia; 8. Como especulação metafísica bem-sucedida; 9. Como dispositivo aceito na lei comum; 10. Como fonte de instrumentos; 11. Como ilustração normal; 12. Como expediente, ou tipo de instrumentação; 13. Como um baralho de cartas anômalo? 14. Como fábrica de máquinas-ferramentas; 15. Como figura de gestalt; 16. Como conjunto de instituições políticas; 17. Como “modelo” aplicado à quase-metafísica; 18. Como princípio organizador da percepção; 19. Como ponto de vista epistemológico geral; 20. Como um novo modo de ver; 21. Como algo que define ampla extensão da realidade;

Três grupos principais . Paradigmas metafísicos ou metaparadigmas (visões de mundo) . Paradigmas sociológicos . Paradigmas de artefato ou de construção

Modus ponnens (afirmação do antecedente) Todos os homens são mortais Sócrates é homem Sócrates é mortal

Modus Tollens (modo que afirma negando) A morte de Sócrates, Jacques Louis David, (1748-1825) Nome formal para a prova indireta. É um argumento comum, simples: Se P, então Q. Q é falso (negação do consequente) Então, P é falso.

Modus tollens (negação do consequente) Todos os seres humanos são mortais Sócrates não é mortal . Sócrates não é um ser humano

O método nas ciências biológicas Ignaz Philipp Semmelweis (1818-1865): obstetra nascido na Hungria, famoso por descobrir a prevenção da febre puerperal e, assim, introduzindo a profilaxia antisséptica na prática médica. Observando a elevada mortalidade de mães jovens depois do parto, observou que essa taxa era mais alta nas mulheres situadas na primeira seção da clínica que nas da segunda, embora em ambos os setores as mães recebessem idêntico tratamento.

Exemplo de raciocínio dedutivo Modus tollens H: Se o comportamento dos padres fosse mudado, então o índice de mortalidade diminuiria. I: O índice de mortalidade não diminuiu. . Logo, não é o caso que o comportamento do padre influencia o índice de mortalidade.

A questão do método na biologia Claude Bernard (1813-1878): “Verdadeiro contra-mestre da natureza” (JACOB).

Teoria microbiológica da doença Louis Pasteur (1822-1895) Refutação da geração espontânea?

Francesco Redi

O método de Robert Koch (os 4 postulados) Os postulados são quatro: 1. A presença do agente deve ser sempre comprovada em todos os indivíduos que sofram da doença em questão e, a partir daí, isolada em cultura pura. 2. O agente não poderá ser encontrado em casos de outras doenças. 3. Uma vez isolado, o agente deve ser capaz de reproduzir a doença em questão, após a sua inoculação em animais experimentais. 4. O mesmo agente deve poder ser recuperado desses animais experimentalmente infectados e de novo isolado em cultura pura

Todos os corvos são pretos meuslivros.weblog.com.pt/.../08/o_corvo_taberne

Todos os cisnes são brancos

Quais são os Fatos, as Hipóteses, as Leis, as Teorias? Cisne negro blogs.sapo.pt/arquivo/cisne-negro.jpg Quais são os Fatos, as Hipóteses, as Leis, as Teorias? Do trabalho de vocês?