RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Padrões de competência em TIC para professores
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Avaliação do projeto pedagógico:
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Relato das Experiências
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA SOFTWARE EDUCACIONAL APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
Plano de Ação Pedagógica
Informática na Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
O uso dos softwares nas escolas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Curso de Capacitação Docente
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Quando falamos em aprender...
FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA Relato de Experiências
Dominando as práticas pedagógicas
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Caracterização da Instituição
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
REGISTROS.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Deise Kramer Lima Fernandes
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Identificação da atividade e do aluno
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O computador como Meio e como Fim...
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Softwares Educacionais
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO GRUPO MACAPÁ

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA APRESENTAÇÃO INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO PÚBLICO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LAURO DE CARVALHO CHAVES Escola Pública Estadual localizada em Macapá-AP no Bairro do Muca.Atende alunos de Classes Especiais nos três turnos. voltar

O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO ENSINO ESPECIAL -LIENSP O Laboratório de Informática do Ensino Especial tem por finalidade oferecer suporte tecnológico ao ensino aprendizado dos alunos de Classe Especial. voltar

PÚBLICO ATENDIDO NO LABORATÓRIO Alunos das Classes Especiais da escola e professores, pais de alunos e demais interessados em colaborar com a educação de jovens portadores de necessidades especiais. voltar

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Orientação dada pelos professores aos alunos sobre o uso do computador e seus componentes. Pesquisas para realizar atividades. Interatividade do aluno com a tecnologia. Utilização de softwares educacionais para auxiliar o desenvolvimento educacional dos alunos. voltar

“Pesquisando personagens folclóricos na internet”. Relatos da Atividade de Geografia: “Pesquisando personagens folclóricos na internet”. Aluno: Ricardo Pinheiro da Silva (Deficiência Física), 1ª série do E.F, dificuldade de aprendizagem, facilidade de relacionamento com colegas e professores de classe, disposição para realizar atividades no computador .

Objetivos propostos na atividade: Disponibilizar o uso do Laboratório de Informática para os alunos de Classe Especial Orientar o aluno sobre os sites de pesquisas para encontrar as figuras folclóricas. Utilizar ferramentas disponíveis no editor de texto para salvar e arquivar as figuras pesquisadas. Desenvolver uma prática pedagógica construtiva de aprendizagem.

PROCEDIMENTOS: Diante da atividade proposta para o aluno desenvolver seus conhecimentos formais na disciplina, foi verificado pelo professor o desinteresse por ele em realizá-la, sendo assim, a sugestão de pesquisá-la na Internet como forma de incentivar o aluno foi colocada em prática , durante a realização da atividade observou-se a diferença de comportamento dele, para melhor, já que o recurso oferecido para que se cumprisse a tarefa aguçou sua curiosidade e animou-o. Problemas surgiram durante a realização das tarefas com relação ao uso de ferramentas, mas foram superadas pela força de vontade e determinação do aluno e do professor mediador.

AVALIAÇÃO Avaliando a atividade desenvolvida pelo aluno dentro de suas possibilidades físicas, e da proposta utilizada pelo professor mediador, concluiu-se que é importante utilizar os recursos tecnológicos do laboratório para auxiliar os alunos de classe especiais nas suas tarefas escolares, com o propósito de motivá-los pedagogicamente de forma colaborativa no âmbito do processo ensino-aprendizagem. O aluno comportou-se muito bem e demonstrou bastante interesse pelo assunto no laboratório, enfim, é muito vasto e rico a prática escolar utilizando como auxílio os recursos pedagógicos da informática.

CONCLUSÃO Os objetivos propostos pelo professor foram atingidos de forma sgnificativa e dentro do esperado, já que o aluno reagiu bem a finalidade da atividade. A alteração que pode e deve ser feita, é quanto a estratégia e ao incentivo das atividades propostas em classe, para que o aluno procure desenvolvê-las mesmo sem o recurso do computador.

Reflexões sobre a atividade: As atividades são viáveis e trazem mudanças para os alunos e também para os professores no laboratório, uma vez que todos se empenham para realizá-las. A equipe está se preparando e buscando cada vez mais conhecimentos dentro do campo da informática para melhorar a qualidade do ensino no laboratório. Os professores sentiram-se muitos satisfeitos em realizar as atividades propostas, pois para eles interagir com alunos e computador é descobrir novas formas de educar e reformular conceitos quanto à utrilização de tecnologias nas atividades com os alunos.

Conclusões sobre as reflexões de atividades: É possível sim, construir construir um Plano de Ação Pedagógica para o Laboratório de Informática da Instituição, dentro das possibilidades e dos recursos disponíveis para implementá-los, pois dessa forma os benefícios que ele trará para os alunos se bem planejados muito significativos e serão executados na sua totalidade, sem prejuízo algum quanto a sua realização tanto para a instituição quanto para os alunos. Toda ação pedagógica para ser implantada na escola tem que envolver todos os profissionais da educação que nela atuam, e é fundamental que os professores da instituição participem para que o propósito a ser atingido por ela se realize. E o planejamento da ação deve acima de tudo envolver os professores, sendo este o primeiro passo para que objetivo proposto alcance o sucesso esperado.