PROJETO PEDAGÓGICO
O QUE VAMOS FAZER? CONSTRUIR UMA HIPERMÍDIA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL FAUSTO DE AGUIAR CARDOSO, QUE ESTÃO INCLUSOS EM SALA REGULAR E RECEBEM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSOS. OS MESMOS PARTICIPARÃO DAS COMEMORAÇOES CULTURAIS DA NOSSA ESCOLA, NA SEMANA DO FOLCLORE.
QUANDO VAMOS FAZER? O PROJETO FOI PLANEJADO E ELABORADO DURANTE O MÊS DE JUNHO E SERÁ APRESENTADO NO MÊS DE AGOSTO, QUANDO COMEMORAREMOS O FOLCLORE NA ESCOLA MUNICÍPIO FAUSTO CARDOSO.
QUAIS SÃO OS NOSSOS OBJETIVOS? ENVOLVER OS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS COMEMORAÇÕES PROMOVIDA PELA ESCOLA. FAZER COM QUE OS ALUNOS IDENTIFIQUEM AS VÁRIAS FORMAS DE CULTURA E QUE OS MESMOS FAÇAM PARTE DELAS NAS APRESENTAÇÕES. MOSTRAR DE FORMA DINÂMICA QUE TODOS OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS SÃO CAPAZES DE DESENVOLVER QUALQUER ATIVIDADE, BASTA DAR OPORTUNIDADE.
A QUEM SE DESTINA? AOS ALUNOS ESPECIAIS DA INSTITUIÇÃO, CONTANDO COM O APOIO DOS PROFESSORES PARA A ORIENTAÇÃO TECNICO PEDAGÓGICA.
COMO VAMOS CONSTRUIR ESSE PROJETO? QUAIS OS PROCEDIMENTOS? PARA A CONSTRUÇÃO DA HIPERMÍDIA,VAMOS REALIZAR AS SEGUINTES AÇÕES. Navegar pela hipermídia construída pelo grupo-Fausto de Aguiar Cardoso, Cartografia de um grupo especial, para estar contextualizado com as novas modalidades. Explorar de forma livre os recursos e ferramentas disponíveis no PowerPoint. Pesquisar na internet imagens e outras informações que possam enriquecer os nossos conhecimentos sobre as varias formas de ver e entender o folclore. Orientar os alunos para a construção da hipermídia. Auxiliar os alunos a forma correta de utilizar os botões , o mause, como pesquisar uma imagem na internet ou no PowerPoint. Publicar a hipermídia construída no portfólio de grupo para que todos tenham acesso a ver, conhecer e comentar o nosso trabalho.
QUAIS OS RECURSOS QUE VAMOS UTILIZAR? MATERIAIS DISPONIVEIS NO TELEDUC, POWERPOINT PESQUISAS NA INTERNET,
OBSERVADOR(ES) Aldaci Santos de Jesus PERFIL DOS ALUNOS: LUCAS ANDRADE SANTOS Síndrome de Dawn. O aluno apresentou na avaliação,dificuldade na coordenação motora fina, linguagem expressiva, porém é muito inteligente e participativo. JOHAN SANTOS BOMFIM Deficiente auditivo. Na avaliação o aluno apresentou dificuldade de escrita, não identificava as letras do alfabeto, em alguns momentos por não ser entendido pelos colegas e professores ficava muito irritado, chegando a não querer ficar na escola. DANIEL RODRIGUES DOS SANTOS Deficiente Mental leve e Baixa visão. O aluno durante a avaliação apresentou, falta de concentração, atenção, tem dificuldade para escrever por ser DV é distraído, não identifica as letras do alfabeto. OBSERVASÃO:Mas hoje com o trabalho desenvolvido na Sala de a Recursos alguns alunos já conseguiram um avanço significativo ao receberem atendimento especializado.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA PELO PROFESSOR Conhecer as lendas folclórica e ensinar que toda lenda é “MITO” Saber identificar as lendas que são mais conhecidas; Participar dos momentos folclórico da nossa região; Inserir esses movimentos nas atividades da escola.
COMO VAMOS ACOMPANHAR E AVALIAR A EXECUÇÃO DO PROJETO? O Projeto será avaliado por meio: Das interações realizadas pelo “Correio”do teleduc,durante toda a semana. Da hipermídia construída e publicada no “Portfólio de Grupo” Da auto-avaliação disponibilizada no “Diário de Bordo”.