PROJETO PEDAGÓGICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Estudo de Caso: Ibitinga
Sejam Bem Vindos à Cidade de Batatais.
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
ESTATUTO DA TERRA Quando os dirigentes do regime militar interromperam o movimento das ligas camponesas, em 1964, resolveram criar uma lei para acalmar.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
PROJETO PEDAGÓGICO.
PROJETO PEDAGÓGICO HIPERMÍDIA.
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Programa aluno pesquisador
O uso sustentável das florestas: o caso Klabin
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Encostas da Serra Geral
Voto e cidadania.
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Guaíra: Cidade do Quilombo
Atividades do campo.
Afinal, o que é Planejamento?
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
NOVO HAMBURGO.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO E A ESTRUTURA TRIBUTÁRIA E LOGÍSTICA DE MATO GROSSO
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
REGIÃO CENTRO OESTE.
Recursos Biológicos Vídeo.
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
ASSIM COMEÇOU A HISTÓRIA DO BAIRRO JARDIM PAULICÉIA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
CTR Nova Iguaçu.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Agroecologia.
Administração no mundo atual.
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
Carlos Visão Global Social
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
EMPRESAS DE PARTICIPAÇÃO. FILOSOFIA DA EPC 7 PONTOS DA PERSONALIDADE.
O Campo e a Cidade.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Projeto CASA DO FUTURO “A sua contribuição para um mundo melhor”
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
 Foi fundado em  Marcado por várias épocas: ◦ Tropeirismo; ◦ Fazendas; ◦ Madeira; ◦ Pecuária; ◦ Agricultura; ◦ Insdustrialização; ◦ Geração de.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

PROJETO PEDAGÓGICO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE JÚLIO BERGER

PROJETO PEDAGÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

IDENTIFICAÇÃO Caçador é um Município com 74 anos de emancipação Política administrativa, o aniversário é no dia 25 de março, sempre é comemorado com Festas para o público no Parque da Araucárias. Chama-se Araucárias porque antes da mata ser explorada pelos primeiro moradores existia muita Araucária na região e por mais que seja uma árvore em extinção, ainda existe muita araucária por aqui, com suas belas aves chamadas de gralha azul .

Possui aproximadamente 85 mil habitantes Possui aproximadamente 85 mil habitantes. O nome Caçador, é porque na época da exploração da região nos mais diferentes sentidos, existia muita caça. Os índios Kaigangs e Xoclengs antes dos pioneiros que exploraram a região, foram os primeiros habitantes. Se alimentavam da caça, da pesca do Rio Caçador, de frutas silvestres, mandioca e tantas outras riquezas naturais que tinham na época.

A nossa cidade tem origem madeireira e portanto até hoje é considerada polo Industrial madeireiro. Além disso existe um forte comércio na área industrial de fabricação de papel, couro, calçado e exportado para diversos países, muitas fábricas de móveis em geral, etc.

O comércio em geral vem se destacando e a população cada vez mais exigindo maior e melhor qualidade nos produtos e no atendimento.

A agricultura também é uma forte fonte de renda que movimenta a circulação e geração de emprego na cidade e na própria propriedade agrícola da região e por conseqüência, aumenta o poder aquisitivo, gerando melhor qualidade de vida à população.

A agricultura: Considerando o carro-chefe da economia Agricola de Caçador, o cultivo do tomate ainda impulsiona os agricultores locais às grandes tomateiras. Entretanto, a agricultura familiar descobriu na diversidades das culturas uma saída alternativa para se manter no mercado de forma competitiva.

Ainda no universo agrícola, um dos problemas enfrentados pelos agricultores é a desistência dos filhos em permanecerem no campo, porque o agricultor como um todo sempre foi esquecido, não existe um planejamento realmente eficaz que faça com que os filhos dos agricultores e os próprios agricultores donos das terras permaneçam nelas trabalhando e cultivando os produtos que é o nosso alimento.

Hoje no município de Caçador, quase todos os filhos dos agricultores estão estudando na cidade para futuramente permanecer na cidade trabalhando. Aí vem uma grande preocupação: O que irá acontecer daqui mais alguns anos? A cidade está tendo cada vez mais um “inchaço” de pessoal e não tem emprego pra todos. Se não existir um programa eficiente e que perdure para sempre no incentivo a agricultura, daqui mais algum tempo, não se sabe aonde isso vai dar. os agricultores a continuar no campo.

O problema é que como já citei anteriormente, não existe e nunca existiu um programa governamental eficiente, que consiga motivar, incentivar o agricultor a permanecer no campo.

Ainda bem que na nossa querida cidade de Caçador algumas lideranças políticas com a parceria dos empresários, a realidade está começando a mudar para melhor, pois nossa realidade apesar dos avanços que já foi conseguido, ainda existe uma carência muito grande de cultura, digamos assim, cabeças mais abertas, que pensem grande e não que fique na mesmice.

Existem pessoas que fazem um esforço muito grande para atingir certos objetivos para melhorar a qualidade de vida da população, mas como diz o ditado: “Andorinha só não faz verão”.

- Projeto sobre nosso município Quando vamos fazer? O QUE VAMOS FAZER? - Projeto sobre nosso município Quando vamos fazer? - No mês de março quando o Município faz aniversário Quais os recursos que vamos utilizar? - Pesquisas nas mais diferentes fontes; - Visitas: Ao Museu do Contestado, Universidade do Contestado, EPAGRE, nascente do rio Caçador que liga outros municípios, visitas ao campo para conhecer os mais diferentes tipos de cultivo e pecuária existentes no nosso município, indústrias; comércios em geral, entrevistas com pessoas de diferentes idade, visitas às diferentes instituições de caridade, trilhas ecológica, visitas ao IBGE, etc. -

A quem se destina? - Aos alunos, pais e comunidade escolar Como vamos construir esse projeto? Quais os procedimentos? - O projeto foi construído com os professores, todos reuniram-se para discutir e disseminar as idéias e posteriormente lançar para os alunos.

Quais são os nossos objetivos? - Conhecer a história de Caçador; - Identificar os diferentes meios de giro econômico do município; - Reconhecer as diferentes etnias ; - Conhecer os pontos turísticos da cidade; - Oportunizar um conhecimento mais amplo das diferentes instituições de ensino; - Conscientizar e valorizar o meio ambiente; - Pesquisar sobre as festas típicas do município, as escolinhas de esporte e lazer; - Oportunizar a participação do esporte aos alunos.

Como vamos acompanhar e avaliar a execução do projeto? - A avaliação será contínua observando o desempenho, a estética das atividades, o comprometimento, a dedicação e o principal: A aprendizagem.

Observações e Comentários: - Este projeto não terá um prazo determinado para o término, pois um tema está interligado ao outro e os alunos motivados como estão sempre trazem novidades e portanto o projeto se torna bem mais aprofundado. OBS: O projeto está se ampliando cada vez mais, mas é interessante registrar que não pode-se fugir do tema principal.

Bandeira do Município

Maria Fumaça exposta em frente ao Museu do Contestado para visitação

Araucária

Primeiro hotel de caçador

Exploração da madeira antes da construção da cidade

1º Colégio Marista Aurora,

Museu do Contestado

Rio Caçador