Akio Valente Wakiyama Auditor Fiscal. –Conhecimento: O que dizer e como dizê-lo (humanista) –Conhecimento: O que fazer e como fazê-lo –Conhecimento como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Encontro Regional Paulista de Administrações Tributárias Municipais Elementos para Eficácia da Administração Tributária Municipal RIBEIRÃO PRETO – JUNHO/2012.
Advertisements

FINANÇAS PÚBLICAS DIPAM COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO
IV Encontro Estadual das Empresas de Serviços do MS
Fiscalização de Grandes Contribuintes
EUROsociAL S I N T E G R A ESAF- Brasília/DF - BRASIL
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Desenvolvimento econômico sustentável, com geração de trabalho e renda. Secretarias correspondentes: - Fazenda - Trabalho.
PLANO DE GESTÃO.
07 a 09 de outubro Fortaleza - CE. Painel: Integração, Cooperação Técnica e Ação Integrada. Sueli Bedê Secretária Municipal da Fazenda PREFEITURA DE SÃO.
Estratégias Tributárias
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
XXIX ENCAT Akio Valente Wakiyama Auditor Fiscal.
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Projeto de Data Warehouse para área.
1.
Projeto Contabilista Solidário
Controle de Recursos Públicos
Seminário Integração Fisco-RN / Desenvolvedores de Software
SOLUÇÕES DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O PODER PÚBLICO.
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
SECRETARIA DA FAZENDA (DRP/RS)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico da SEFAZ
Sistema Público de Escrituração Digital
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
Gestão do SPED em Grandes Empresas
Estudo de Texto INTELIGÊNCIA FISCAL PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Tratamento de Documentos Eletrônicos:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
Declaração Cadastral Eletrônica.
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
NF-e, Mais uma Inovação Álvaro Bahia – Coordenador Técnico do ENCAT.
ENCAT Belém-PA Maio de 2014 Geraldo Marcelo Cabral de Souza
SOCIEDADE DE ADVOGADOS
Doctor Hoss – Observações  Planejamento tributário visa a redução ou eliminação da carga fiscal das empresas, evitando que se concretizem.
BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS. DIREITO TRIBUTÁRIO EQUIPE ESPECIALIZADA – LEGISLAÇÃO – JURISPRUDÊNCIA – SEGURANÇA JURÍDICA - SOLUÇÕES TRIBUTÁRIAS – REDUÇÃO.
Projeto Canal Verde Álvaro Bahia – Coordenador Técnico do ENCAT.
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
EFD-PIS/COFINS.
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
3:31. HISTÓRICO PROMOTAF SIAT (Sistema Integrado de Administração Tributária). – Atendimento Universal (22 pólos de atendimento); – Descentralização da.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Avanços em TIC na SET/RN e na Administração Tributária Brasileira
INDICADORES FISCAIS PARA OS ENTES SUBNACIONAIS DO BRASIL Brasilia, 25 de Junho de 2015.
1 Receita Federal do Brasil - RFB Resultados da Fiscalização 2008 Brasília, fevereiro de 2009.
Projeto AES | SAP 6.0.
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
28ª Reunião COGEF Setembro Florianópolis/SC A automatização do ITCMD – SC Luiz Carlos Mello da Silva- Auditor Fiscal/SC.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SISTEMA FAZENDÁRIO Setembro / Objetivo Servir de ferramenta para possibilitar a SEFAZ oferecer um melhor atendimento ao seu cliente externo e interno.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
Projeto Big Data Receita Estadual
NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Na era do fisco eletrônico, da onipresença, onde inúmeras e impensáveis regras de controle e acompanhamento.
GESTÃO E MAXIMIZAÇÃO DA RECEITA DO ISSQN. QUEM SOMOS GESTÃO E MAXIMIZAÇÃO DA RECEITA DO ISSQN SOLUÇÃO ISS.
11ª Reunião do Comitê Gestor da Rede PNAFM 2ª Fase O Potencial Oculto: Determinantes e Oportunidades do Imposto sobre a Propriedade Imobiliária na América.
Assessoria Jurídica e Empresarial
Multicon Assessoria Contábil
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Subtema 2.1 – “Actitudes del contribuyente frente a la administración tributaria: diferenciar y clasificar los comportamientos” CIAT – Quito, abril de.
CIAT - Asamblea General de Chile Santiago, 24 de abril de 2012.
Links Utilitários Assessoria Contábil ComentáriosAlguns Serviços Restaurantes – Bares e Lanchonetes Entendemos que o atendimento para as empresas do ramo.
FISCALIZAÇÃO MASSIVA SEFAZ/MA. PIB MARANHÃO FPE = JAN a JUN 2013 = ,106, = , = , = ,64.
FECP-RJ E AMPARA-RS Gestão Fiscal, Maio/2016.
Transcrição da apresentação:

Akio Valente Wakiyama Auditor Fiscal

–Conhecimento: O que dizer e como dizê-lo (humanista) –Conhecimento: O que fazer e como fazê-lo –Conhecimento como utilidade. –Conhecimento como meio para obter resultados sociais e econômico

O rei apenas gosta muito de palavras, e não sabe transformá-las em atos Sun Tzu

O mérito supremo consiste em quebra a resistência do inimigo sem lutar. Sun Tzu

Funções da Administração Tributária Fonte: Centro Interamericano de Administração Tributaria - CIAT PrimáriaOrganizadaControle Agente Arrecadação Fiscalização Função social Cobrança

Fundamentação legal Risco subjetivo é a consciência que deve ter todo contribuinte da possibilidade de ser auditado por uma administração tributária eficaz.

ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA MODERNA PROMOVER O AMBIENTE DE NEGÓCIO ARRECADAÇÃO ATENDIMENTO FISCALIZAÇÃO

A ARRECADAÇÃO POTENCIAL COMO META DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Arrecadação potencial de um sistema tributário é aquela arrecadação que seria obtida com cem por cento de cumprimento tributário e sem a aplicação de exceções às normas gerais dos tributos Fonte: 40 ª Assembéia Geral- CIAT 2006 – Chile

A ARRECADAÇÃO POTENCIAL COMO META DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Fonte: 40 ª Assembéia Geral- CIAT 2006 – Chile Combate à evasão Eliminação de isenções.

Fonte: 40 ª Assembéia Geral- CIAT 2006 – Canadá As administrações tributárias podem maximizar as arrecadações de impostos por meio de uma combinação das seguintes estratégias: Inovação administrativa: fazendo melhor aproveitamento dos recursos humanos, inovando processos e estruturas de negócios, e fazendo melhor uso da tecnologia; Mecanismos de controle de cumprimento e facilitação balanceados: facilitando aos contribuintes o entendimento e cumprimento de suas obrigações de maneira voluntária, e implementando ações de cumprimento justas, porém eficazes contra aqueles que não cumprem de maneira voluntária; e Medidas legislativas: introduzindo mudanças legislativas que imponham sanções mais rígidas para os não cumpridores, porém que não sobrecarreguem de maneira indevida à maioria dos contribuintes que cumprem as obrigações.

MODELO DE INTEGRAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Usuários PROCESSOS SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - SIAT

Reduzir custos Gerenciar riscos sempre crescentes Responder rapidamente às mudanças do ambiente de negócio, com flexibilidade Aumentar utilização dos recursos MODELO DE INTEGRAÇÃO

Poder Judiciário Câmara Prefeitura Poder Executivo Poder Legislativo OUTROS Tribunal de Contas Ministério Público INTEGRAÇÃO LOCAL (SEFAZ)

SP MA PA TO PI OUTROS ESTADOS CE BA INTEGRAÇÃO REGINAL (FÍSICA E LÓGICA)

SP MA PA MG PI OUTROS ESTADOS CE BA INTEGRAÇÃO NACIONAL

SP MA PA TO PI OUTROS ESTADOS CE BA INTEGRAÇÃO REGINAL (FÍSICA E LÓGICA)

MODELO DE INTEGRAÇÃO ENTRE MA/PI (FÍSICO E LÓGICO) SEFAZ/PI SEFAZ/MA Digitação de Notas Fisciais Notas Fiscais Declaradas na Dief

Controle Horizontal Direta Indireta

Controle Horizontal Amostra (100%)

Controle Horizontal - Cadastro Estadual de Inadimplente Documento de Autenticação de Notas Fiscais para Órgão Público - DANFOPDANFOP Cobrança AdministrativaAdministrativa Malha Fiscal

Controle Horizontal Cobrança Administrativa Aviso de Débito Notificação de Lançamento

ImperatrizSanta Inês CEGAF/Cobrança OutrasBalsasCaxiasSão Luís Planejamento Agência de Atendimento

Controle Horizontal - Malha Fiscal Malha Fiscal – Declaração Impacto – Rejeita a Declaração Advertência – Recebe e informa a pendência Controle – Recebe a declaração, mas não informa a pendência

Controle Vertical AmostraAmostra

CadastroDeclaraçãoArrecadaçãoOutras Fiscalização Eletrônica Eletrônica SITRAN Sistema Integrado de Administração Tributária

ImperatrizSanta Inês CEGAF BacabalBalsasCaxiasSão Luís CEGAT Planejamento Execução Unidade de Fiscalização Regional - UFRE

Livro Fiscal

Extrato Econômico

NF

CT

NF

O Planejamento é orientado para o futuro, e o futuro vai chegar, quer a organização esteja pronta ou não. Wynn & Guditus

OBRIGADO Akio Valente Wakiyama