REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: 27.04.06 PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

TÍTULOS DE CRÉDITO PROTESTO
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Requerimento nº 59/2007 Silvânio Covas Brasília, 16 de outubro.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
Protesto de Títulos - Uma abordagem atual -
Matemática Financeira Desconto Simples
x Indique a opção incorreta, quanto ao cheque:
DIREITO EMPRESARIAL II
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Ofícios de Registro de Protesto Aos oficiais de Protesto de Títulos e Documentos compete lavrar, por falta de aceite, pagamento ou devolução, quando for.
Falências e Recuperação Judicial e Extrajudicial Prof. Dr
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
Curso básico de Tabelionato de Protestos – Módulo II
MÓDULO III – PROTESTO E CANCELAMENTO
NOTA PROMISSORIA.
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
AGU 2010 – CESPE (certo ou errado)
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
DUPLICATA Lei n /68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda.
Prof. Wiverson de Oliveira
LETRA DE CÂMBIO.
DIREITO EMPRESARIAL II
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 12 O CHEQUE.
DO PROTESTO E DA APREENSÃO DE TÍTULOS– art. 882 à 887 do CPC Protesto cambiário (Theodoro Jr. vol :725) - exemplos de títulos cambiários: duplicata.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO CAMBIÁRIO
DIREITO EMPRESARIAL III
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
Prof. Wiverson de Oliveira
Prescrição (perda do exercício do direito de cobrança por via de execução – ação cambial) para cobrança de co-obrigado é necessário o protesto como requisito.
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Unidade V – Cheque (Lei 7.357/1985)
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Unidade IV – Nota Promissória
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA; DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR? MILTON CORREA FILHO Aula 10 A constituição do credito cambiario: SAQUE Fonte: FABIO.
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TÍTULOS DE CRÉDITO SAQUE ACEITE AVAL VENCIMENTO PAGAMENTO
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Exercício de revisão LETRA DE CÂMBIO. LETRA 01 Qual o dia exato do vencimento? Quem é o proprietário da letra? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor.
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
TÍTULOS DE CRÉDITO Protesto. PROTESTO Conceito Ato praticado pelo credor, em cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova do fato relevante.
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
Transcrição da apresentação:

REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06

CONHECER AS ATRIBUIÇÕES DO PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS, SUA IMPORTÂNCIA E CONSEQUÊNCIAS DOS REGISTROS. OBJETIVO:

INTRODUÇÃO DURANTE O ESTUDO DESTE TEMA, IREMOS TRABALHAR OS CONCEITOS E ATRIBUIÇÕES DO PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS, ENFOCANDO SUA APLICABILIDADE AO NOSSO COTIDIANO, DE FORMA QUE AO ESTUDAR O TEMA VOCÊ POSSA ENTENDER SUA IMPORTÂNCIA LEGAL E VISLUMBRAR SUA APLICAÇÃO PRÁTICA.

GENERALIDADES SEU REGIME JURÍDICO ESTÁ NAS LEIS Nº 8.935/97, 9.492/97 E 9.841/98. APLICA-SE A ESTE OS PRINCÍPIOS DOS REGISTROS PÚBLICOS: A PUBLICIDADE, A AUTENTICIDADE, A SEGURANÇA E A EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS QUANDO DO RECEBIMENTO SOMENTE SERÃO VERIFICADOS PELO TABELIÃO OS REQUISTOS FORMAIS, E NA EXISTÊNCIA DESTES, O TÍTULO SERÁ DEVOLVIDO COM OS DEVIDOS APONTAMENTOS ESPECIFICANDO AS IRREGULARIDADES. O PROTESTO NÃO SERÁ EFETIVADO PELA CONSTATAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE VÍCIO FORMAL MESMO APÓS O PROTOCOLO, BEM COMO PELA DESISTÊNCIA DO APRESENTANTE OU AINDA PELO PAGAMENTO E POR FIM POR ORDEM JUDICIAL.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS AS LETRAS DE CÂMBIO CONSTITUEM-SE EM CASO ESPECÍFICO, POIS TENDO CIRCULADO POR ENDOSSO, SEM ACEITE E O SACADOR E BENEFICIÁRIO SEJAM A MESMA PESSOA, É VEDADO SEU APONTAMENTO OU PROTESTO.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS TITULOS EMITIDOS FORA DO PAÍS EM MOEDA ESTRANGEIRA, É IMPRESCINDÍVEL O ACOMPANHAMENTO DE TRADUÇÃO JURAMENTADA, E NOS TÍTULOS EMITIDO NO BRASIL EM MOEDA ESTRANGEIRA, DEVE SE OBSERVAR O DECRETO-LEI Nº 857/69 E SOMENTE PODE SER PAGO EM MOEDA NACIONAL.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS É PERMITIDA A ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DESDE QUE PREVISTA NO TÍTULO. PARA O APONTAMENTO DO CHEQUE É IMPRESCINDÍVEL SUA APRESENTAÇÃO AO BANCO E CONSEQUENTE RECUSA DESTE NO PAGAMENTO.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS PARA AS DUPLICATAS MERCANTIS OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS É NECESSÁRIO A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO COMPROVATÓRIO DA RELAÇÃO, BEM COMO DA EFETIVA ENTREGA DA COISA OU PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS NO CASO DE ENDOSSO NÃO TRANSLATIVO, A DECLARAÇÃO PODE SER FEITA PELO CREDOR-ENDOSSANTE E PELO REPRESENTANTE E PORTADOR DO TÍTULO. PARA A EFETIVAÇÃO É OBRIGATÓRIA A DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DOCUMENTOS OU DA DECLARÇÃO, NO INSTRUMENTO DE PROTESTO

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS NA DUPLICATA SEM ACEITE E QUE CIRCULOU SEM ENDOSSO O PROTESTO TEM A FINALIDADE DE ASSEGURAR O DIREITO REGRESSIVO DO PORTADOR CONTRA AS PARTES ENVOLVIDAS, E SEM A DOCUMENTAÇÃO.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS O PRAZO PARA RETIRADA DO PROTESTO É DE 3 DIAS ÚTEIS. SENDO VEDADA A LAVRATURA DO PROTESTO ANTES DE DECORRIDO 1 DIA ÚTIL DA INTIMAÇÃO. A INTIMAÇÃO PODE SER FEITA POR OFICIAL OU POR CARTA COM AVISO DE RECEBIMENTO.

REQUISITOS DA INTIMAÇÃO NOME DOS DEVEDORES COM SEUS RESPECTIVOS DOMICÍLIOS A ADVERTÊNCIA DE QUE O PAGAMENTO DO TÍTULO, QUANDO SE TRATAR DE VALOR SUPERIOR AO CORRESPONDENTE A 15 UFESPs, SÓ PODERÁ SER EFETUADO MEDIANTE CHEQUE VISADO E CRUZADO OU ADMINISTRATIVO NO VALOR DA OBRIGAÇÃO À ORDEM DO APRESENTANTE E PAGÁVEL NA MESMA PRAÇA, MAIS OS EMOLUMENTOS E CONDICIONADO A QUITAÇÃO DESTE.

REQUISITOS DA INTIMAÇÃO A ADVERTÊNCIA, QUANDO CASO, DE QUE O APONTAMENTO FOI PARA PROTESTO POR FALTA DE ACEITE, E NÃO DE PAGAMENTO, ASSIM INTIMANDO-SE O SACADO A VIR A ACEITAR OU JUSTIFICAR A RECUSA. A DATA PARA O PAGAMENTO. O NOME DO APRESENTANTE DO TÍTULO.

REQUISITOS DA INTIMAÇÃO A NATUREZA DO TÍTULO, O NÚMERO, A DATA DA EMISSÃO, O VALOR E A DATA DO VENCIMENTO. O ENDEREÇO DO TABELIONATO. A DATA DA APRESENTAÇÃO DO TÍTULO E O NÚMERO DO RESPECTIVO PROTOCOLO.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS AS DESPESAS DE INTIMAÇÃO SERÃO FIXADAS JUIZ CORREGEDOR PERMANENTE. AS INTIMAÇÕES PODEM SER FEITAS AINDA POR EMPRESAS ESPECIALIZADAS. DEVEM SER REALIZADAS TODAS AS BUSCAS PARA SE ENCONTRAR O DEVEDOR.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS A INTIMAÇÃO SERÁ FEITA POR EDITAL SERÁ FEITA QUANDO DO DEVEDOR NÃO FOR ENCONTRADO OU SE A PESSOA INDICADA PARA ACEITAR OU PAGAR FOR DESCONHECIDA, INCERTA OU IGNORADA, OU AINDA, QUANDO FOR TENTADA A INTIMAÇÃO PESSOAL NO SEU ENDEREÇO, DESDE QUE SEJA NA COMARCA EM UMA DAS COMARCAS AGRUPADAS.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS PARA A GARANTIA DA PUBLICIDADE, OS EDITAIS DEVERÃO SER DIVULGADOS POR JORNAIS LOCAIS E AFIXADOS NO PRÓPRIO TABELIONATO, COM TODAS AS INFORMAÇÕES E POSTERIORMENTE ARQUIVADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA.

DA RECEPÇÃO E APONTAMENTO DOS TÍTULOS A INTIMAÇÃO NÃO É OBRIGATÓRIA QUANDO O ACEITANTE OU DEVEDOR TENHA FEITO DECLARAÇÃO NO PRÓPRIO TÍTULO DE RECUSA DO ACEITE OU PAGAMENTO DO TÍTULO E TRATANDO-SE DE PROTESTO QUE CONSTA A FALÊNCIA DO ACEITANTE A INTIMAÇÃO É FACULTATIVA.

DA DESISTÊNCIA E DA SUSTAÇÃO DO PROTESTO.

DO PAGAMENTO