Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno

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Transcrição da apresentação:

Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno Identificação FIN_024 Data Revisão 11/10/2013

Objetivo Configurar Arquivos de Remessa; Gerar Arquivos de Remessa; Configurar Arquivo de Retorno; Receber arquivos de retorno do banco e efetuar a baixa das Contas a Receber;

Pré – Requisito Cadastrar Conta Corrente na qual serão lançados os valores das Conta a Receber; Cadastrar Banco; Configurar Mensagem do Boleto;

Cadastro de Conta Corrente No módulo Financeiro, clique no menu Conta Corrente e clique para abrir a tela Cadastro de Conta Corrente.

Cadastro de Conta Corrente Informe no campo Conta Corrente o nº da conta; Informe a Agência; Informe o Nº do Banco e o Nome do Banco; Marque a opção ‘Utilizar na Geração de Boletos’; Informe o ‘Nosso Numero'.

Cadastro de Banco No módulo Financeiro, clique no menu Boleto e clique para abrir a tela Cadastro de Banco.

Cadastro de Banco Informe o Código do Banco; Digite no campo Descrição o Nome do Banco. Clique em Gravar.

Configurar Mensagem do Boleto No módulo Financeiro, clique no menu Boleto e clique para abrir a tela Configurar Mensagem do Boleto.

Configurar Mensagem do Boleto Selecione o tipo de boleto: boleto na via do sacador(emitente do boleto) ou fatura na via do sacador;

Configurar Mensagem do Boleto Selecione a Conta Corrente; Informe o nº da Carteira; Informe o nº do Convênio entre a Empresa e o Banco;

Configurar Mensagem do Boleto Informe a Data Juliana (Cada banco tem a sua data, e ela é utilizada para calcular o fator de vencimento do boleto); Selecione o tipo de layout: 240 ou 400 posições. Marque a opção ‘Boleto com Registro‘ se o boleto da empresa tiver registro.

Configurar Mensagem do Boleto Informe a Mensagem de Protesto do Boleto; Informe a Porcentagem de Juros que será calculada na parte de Emissão de Boletos.

Configurar Mensagem do Boleto Informe as demais mensagens caso necessário. (opcionais) Clique sobre o botão Gravar.

Configuração do Arquivo de Remessa

Agora iremos configurar o layout para a emissão dos Arquivos de Remessa. No exemplo a seguir será configurado um layout de 240 posições para o banco do Brasil. No módulo Financeiro, clique no menu Boleto, selecione a opção Remessa e clique para abrir a tela Configuração do Arquivo de Remessa.

Arquivo de Remessa Informe o código do Banco; Selecione o caminho onde serão salvos os arquivos de remessa; No campo Tipo de Layout, selecione 240 ou 400 posições;

Arquivo de Remessa Informe no campo % de Juros a porcentagem que será cobrada por dia de atraso da Conta a Receber; No Campo Extensão digite ‘REM' (extensão do arquivo de remessa); Clique sobre o botão Gravar.

Arquivo de Remessa O sistema exibirá as abas Configuração dos Campos e Visualização. Configuração dos Campos : Primeiramente tenha em mãos um Layout pré–configurado do banco para qual será gerado a remessa ou uma documentação do banco que contenha informações de configuração dos campos no Layout.

Arquivo de Remessa Vamos Importar um Layout pré-configurado de 240 posições do Banco do Brasil e alterar somente os campos forem necessários. Na tela Configurar Arquivo de Remessa pressione F9; Selecione o caminho em que se encontra o layout que será importado.

Arquivo de Remessa Ao importar um Layout, outros layouts de remessa existentes no sistema serão excluídos. Para confirmar a importação pressione o botão Sim.

Arquivo de Remessa Feche a tela Configurar Arquivo de Remessa e abra – a novamente para exibir as configurações que foram importadas.

Tipos de Campos : HEADER DE ARQUIVO: Contém informações sobre o arquivo, como por exemplo, data de geração, hora de geração, nome da empresa, código de convênio no banco, entre outros. HEADER DE LOTE: Contém informações adicionais sobre o arquivo. Exemplos :Gravação da Remessa, Código da Remessa, Nº Conta Corrente, etc. DETALHE 1: Para 240 posições, equivale ao registro P, já para 400 posições, equivale ao detalhe padrão. Ele é obrigatório em ambos layouts. Exemplos : Código da Conta a Receber, Vencimento, Valor, etc. DETALHE 2: Equivale ao registro Q no layout 240 posições, e também é obrigatório, Contém dados do cliente, como nome, endereço, cep, cidade, estado, entre outros. DETALHE 3: Registro opcional que contém informações sobre desconto, multa, entre outros. DETALHE 4: Registro opcional que contém registros complementares para a emissão do arquivo. É possível colocar mensagens, entre outros.

Tipos de Campos : TRAILER DE LOTE: Utilizado somente em 240 posições, presente no final do arquivo Detalhe. Ex: Lote de Serviço, Tipo de Registro. TRAILER DE ARQUIVO: Última parte do arquivo. Exemplo: Quantidade de Registros do Arquivo, Código do Banco na Compensação, etc.

Campos CAMPO LIVRE: Apenas os Campos Livres poderão se repetir no Layout e o campo ‘Valor do Campo' só poderá ser preenchido em campos livres. Os campos a seguir terão seus valores preenchidos de acordo com as informações do banco de dados. CODIGO_RECEBER: Código da conta a receber corrente no arquivo. Cada registro detalhe é fruto de uma conta a receber, sendo assim, indique esse campo no local indicado para o código da mesma. VENCIMENTO: Data de vencimento da conta a receber.

VALOR: Valor da conta a receber. DATA_EMISSAO e DATA_EMISSAO_ARQUIVO: Data de emissão do arquivo. TIPO_INSCRICAO_240 e TIPO_INSCRICAO_400: Indica se a pessoa é física ou jurídica. Se o Header estiver pedindo esse registro, ele deve ser passado fixo, como Campo Livre. Caso ele seja solicitado no Detalhe, selecione esse campo nas opções e deixe o restante em branco. CPF_CNPJ_CLIENTE: Escreve de maneira formatada conforme o layout solicitado, o CPF ou o CNPJ do cliente contido na conta a receber corrente. Ele é utilizado somente no registro Detalhe. CPF_CNPJ_CLIENTE_BANCO_REAL: Escreve de maneira formatada conforme o layout solicitado, o CPF ou o CNPJ do cliente contido na conta a receber corrente de acordo com o layout do banco real. Ele é utilizado somente no registro Detalhe. NOME_CLIENTE: Escreve o nome do cliente da conta a receber corrente. ENDERECO_CLIENTE: Escreve o endereço do cliente da conta a receber corrente.

UF_CLIENTE: Escreve o estado do cliente da conta a receber corrente. CIDADE_CLIENTE: Escreve a cidade do cliente da conta a receber corrente. UF_CLIENTE: Escreve o estado do cliente da conta a receber corrente. SEQUENCIAL_240 e SEQUENCIAL_400: Valor numérico que indica a linha que o registro corrente está contido. QUANTIDADE_REGISTROS_LOTE_240 QUANTIDADE_REGISTROS_ARQUIVO_240: Tem a mesma função do sequencial, porém, esse campo conta somente o número de registros que estão dentro da área indicada (Lote ou Arquivo). Atenção: Estas configurações das páginas seguintes serão válidas apenas para o Arquivo de 240 posições do Banco do Brasil, tenha em mãos o arquivo que contenha as configurações dos campos do seu Layout.

Para Alterar o valor dos campos informe no campo Código, o código correspondente ao campo que será alterado; Selecione o tipo de Campo (Header de Arquivo, Header de Lote, etc.);

Selecione o Campo (Livre, Vencimento ,etc...); Informe no campo Inicial a posição inicial do campo, e no campo Tamanho a quantidade de caracteres do campo e clique sobre o botão ADICIONAR.

O 5º Campo Livre do Header de Arquivo corresponde ao Tipo de Inscrição da Empresa, para CPF digite 1 no valor do campo e para CNPJ digite 2 no valor do campo.

O 6º Campo Livre do Header de Arquivo corresponde ao Número de Inscrição da Empresa, informar o nº da inscrição (CPF ou CNPJ) da Empresa, alinhado à direita com zeros à esquerda.

O Código do Convênio no Banco do Brasil é concatenado, para isso será necessário informar o nº do Convênio de Cobrança, alinhado à direita com zeros à esquerda, o nº de cobrança cedente, o nº da Carteira e o nº da variação da carteira; e preencher as duas últimas posições com brancos (espaços). “001018843001411019“. Estas informações serão fornecidas pelo banco.

O Código do Convênio no Banco do Brasil é concatenado, para isso será necessário informar o nº do Convênio de Cobrança, alinhado à direita com zeros à esquerda, o nº de cobrança cedente, o nº da Carteira e o nº da variação da carteira; e preencher as duas últimas posições com brancos (espaços). “001018843001411019“. Estas informações serão fornecidas pelo banco.

Nº do Convênio de Cobrança: 001018843 / Nº de Cobrança Cedente: 0014 Nº da Carteira: 11 / Nº da Variação da Carteira: 019

O 8º Campo Livre do Header de Arquivo deve ser preenchido com o nº da Agência. O 9º Campo Livre deve ser preenchido com o dígito verificador da Agência. O 10º Campo Livre deve ser preenchido com o Número da Conta Corrente e o 11º com o dígito verificador da Conta Corrente.

Informe o nome da Empresa no 13º campo do Header de Arquivo.

Utilizando o documento que contém as informações sobre os campos do Layout, faça os mesmos procedimentos para configurar o Header de Lote, Detalhe 1, Detalhe 2, Detalhe 3, Detalhe 4, Trailler de Lote e Trailer de Arquivo.

Gerar Arquivo de Remessa

Gerar Arquivo de Remessa No módulo Financeiro, clique no menu Boleto, selecione Remessa e clique para abrir a tela Gerar Arquivo de Remessa 240 Posições.

Gerar Arquivo de Remessa Selecione o banco; Informe o período de emissão ou vencimento das contas a receber que serão inclusas na remessa. Pressione o botão Gerar.

Gerar Arquivo de Remessa Dê um duplo clique sobre as parcelas que serão inclusas na remessa; Pressione o botão Transmitir.

Gerar Arquivo de Remessa Abra o diretório onde foram salvos os arquivos de remessa. Copie o arquivo e envie para o banco.

Arquivo de Retorno

Arquivo de Retorno Agora iremos configurar o arquivo de retorno, que ao ser tratado, automaticamente efetuará a baixa das contas a receber que fora pagas. No módulo Financeiro, clique no menu Boleto, selecione Retorno e clique para abrir a tela Configurações do Arquivo de Retorno.

Arquivo de Retorno Informe o Banco; Informe o Caminho onde será salvo o arquivo de retorno; Selecione a Conta Corrente;

Arquivo de Retorno Informe a Extensão do Arquivo ‘RET’; Informe a Linha Inicial do Arquivo de Retorno; Para o alinhamento dos demais campo: Informe a Linha, a Posição Inicial e o Tamanho (quantidade de caracteres).

Exercícios 1. Cadastre uma conta corrente do Banco do Brasil. 2. Cadastre o Banco. 3. Configure o item Mensagem do Boleto. 4. Configure o item Arquivo de Remessa. 5. Configure o Arquivo de Remessa 240 Posições. 6. Gere um Arquivo de Remessa.

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