O pensador da ética: Nietzsche e a Moral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Advertisements

Ética. Conceitos e definições. Prof Betty Menzl, MPH
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Por Quê os Planos Falham?
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Immanuel Kant e o Criticismo
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
SÓCRATES E PLATÃO.
A ÉTICA MODERNA.
A ética Kantiana.
“Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres”
O h o m e m, e s t e a n i m a l i n t e r e s s a n t e Silêncio! Nietzsche fala. Nietzsche não utiliza nenhuma substância de outros filósofos para criar.
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Alex Junior André Carlos Bruna Pires Cidiane Melo
Eterno.
No fundo, bem lá no fundo do corpo, mora a alma.
O existencialismo de Sartre
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
A Cura de um Paralítico em Cafarnaum (Marcos 2, 1-12)
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
O próprio Deus nos chama à liderança.
Revisão para Avaliação I
Ligue o Som Desconheço o autor Um momento doce e cheio de significado para toda as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida.
“ Parte de Nós ”.
Amor e Sexualidade.
Fácil e difícil.
A DIETA DA ALMA.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Friederich Nietzsche “Não sou um homem, sou uma dinamite” Nietzsche
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O estudo das Doutrinas Bíblicas
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
A DIETA DA ALMA.
Estão caminhando pelas montanhas um pai e seu filho.
REVISÃO PARTE 01: ENTENDENDO O BEM E O MAL. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que Deus permitiu ao homem, desfrutar de praticamente todas as coisas.
O menino estava admirado, mas não entendia. Então, o pai explica-lhe:
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
PARTE DE NÓS Gotas de Crystal.
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
Fácil & Desafiante.
tire proveito para sua vida envie a outros
A ética Kantiana.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Friederich Nietzsche “Não sou um homem, sou uma dinamite” Nietzsche
Nietzsche Quando jovem, foi discípulo de Schopenhauer, e amigo de Wagner, mais tarde diverge deles e escreve as Considerações extemporâneas. Sua obra é.
Douglas Fernando Blanco
Eterno.
NUNCA DEIXE DE SONHAR.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O PAI E O FILHO NA MONTANHA O pai e o filho estavam andando e de repente, o menino cai, se machuca e grita: - Ai!!!
Professor: Suderlan Tozo Binda
Ética.
Filosofia central de Nietzsche
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Dizer o que vai na alma e no pensamento; Trabalhar e lutar pelo nosso ideal; Libertar-nos do mal que há em nós; Não estar cativo do meu próprio pensamento.
Em busca da felicidade.
Lição 9 para 28 de maio de «Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus» (Mateus 18:4) O que significa.
A crítica de Nietzsche à ideia de valores universais
Nietzsche.
Os constituintes do campo ético
Transcrição da apresentação:

O pensador da ética: Nietzsche e a Moral Curioso da manifestações humanas, Nietzsche debruçou-se sobre um dos grandes tormentos da alma: o ressentimento. Em seus violentos ataques à moral dominante de sua época, Nietzsche entendeu conveniente estudar o sentimento relacionado a alguém e que ele não conseguiu exteriorizar.

Trata-se de uma moral dos fracos. Todos nós temos afetos negativos como raiva, ódio, inveja, mas na maioria das vezes, julgamos mais prudente comunicá-los, seja porque avaliamos que estamos errados, seja porque avaliamos as razões daquele que nos causou um mal.

O silêncio daquele que foi usurpado pode degenerar em ressentimento, e a principal característica do ressentido é ruminar este acontecimento e planejar, por longo período uma vingança. Nietzsche tomava o ressentimento como uma característica dos escravos, isto é, daqueles que não afirmam sua vontade.

O ressentido é um covarde, que não consegue valer seus desejos, não luta pelos seus sonhos. Há uma impotência. De onde viria esta impotência ? O ressentido foi o filho preferido dos pais, e inconscientemente, exige do mundo a mesma coisa. Julga possuir uma garantia antecipada, pois seus pais, ao mesmo tempo que o cobriram de amor, o preservaram dos desafios da vida.

O ressentido nunca se responsabiliza por seus atos e, por sua derrota, sempre culpará o outro. Ao se instalar no imobilismo, ele passa a atacar os que celebram a vida. Sua relação com o outro não pela inveja, pois esse pecado capital, de certo modo, mobiliza o sujeito a conquistar o que admira no outro.

O ressentido prefere a vingança, que quase sempre, nunca se realiza O ressentido prefere a vingança, que quase sempre, nunca se realiza. Assim, sua vida passa em suspenso. Crítico de Sócrates. ‘disposto a qualquer momento a se declarar contra as próprias opiniões, se necessário’. O homem que não quer pertencer à massa precisa deixar de estar satisfeito consigo mesmo para seguir a consciência que lhe grita aos ouvidos: sê tu mesmo

Os conceitos morais. Todos Os conceitos morais ... Todos ... São produtos de construções culturais que, por isso, variam de língua para língua, de cultura para cultura, de época para época. Nietzsche era filólogo. Há dois motivos que impedem que os homens escutem a voz do verdadeiro ‘eu’: o medo e a preguiça. Os homens temem as pressões sociais e não ousam ser o seu único e verdadeiro ‘eu’.

Torna-te aquilo que és. Faze sempre o quiseres, mas sê desde logo daqueles que podem querer. Via de regra as pessoas vivem em uma nuvem de opiniões impessoais , de apreciações fortuitas e fictícias. Essa bruma de opiniões e de hábitos cresce e vive quase independentemente dos homens aos quais rodeia.

Frases relevantes do autor Há homens que já nascem póstumos. A fé é querer ignorar tudo aquilo que é verdade. As convicções são cárceres. Não renuncie à existência e à vontade.

Ato falho da filosofia O maior ato falho da filosofia foi dar ciência a invenção por Platão de um espírito puro e de um bem em si. Categoria da moral dos forte X Categoria da moral dos fracos. Categoria do leão X Categoria do Camelo. Defesa do novo homem – ‘menino inocente’.

Método genealógico Consiste em reconstituir as condições de surgimento, transformação, deslocamento de sentido e desenvolvimento dos supremos valores de nossa civilização.