Informática para o Ensino Médio

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Transcrição da apresentação:

Informática para o Ensino Médio Justificativa: Projeto criado com a finalidade de minimizar a evasão e abandono nas séries finais do Ensino Médio. Objetivos: preparar o aluno da 3ª série do Ensino Médio para o mercado de trabalho com habilidades e competências no uso da informática.

Conteúdo distribuído em Módulos Introdução: noções básicas - ligar e desligar o computador , ferramentas do Windows e gerenciamento de arquivos e pastas; Editor de Texto: digitação, estrutura e digitação de Fax,Procuração, Ofício, Carta, Requerimento, Currículo, Atestado, Memorandos (internos e externos) e formatação geral; Planilha Eletrônica: noções, tabela, gráfico, recursos texto, formatação, compartilhamento, filtro e congelamento de dados; Apresentação: noções, aparência, transferência de arquivos de outros programas e formatação; Internet: e-mail, criação, gerenciamento da conta, contados, regras de uso, segurança, msn e netiqueta.

Desenvolvimento do Projeto Preparo da Apostila com conteúdo e atividades pré-determinadas para cada, aula num total de 24 horas (duas horas semanais no horário das 12:15 às 13:15H ou das 18 às 19 H, sem interferência nas aulas do currículo), 4 horas para estudo e 2 horas para avaliação; Três encontros de capacitação pelo ATP de Tecnologia são oferecidos para o aluno monitor das escolas de Ensino Médio em pólos regionais com entrega de Apostilas e disquetes com arquivos para multiplicação nas escolas.

Desenvolvimento do Projeto Durante o encontro, o ATP de Tecnologia oferece noções de gerenciamento em situações de organização de turmas, acompanhamento de freqüência e funcionamento do laboratório; Nas escolas os Professores Coordenadores organizaram as turmas e auxiliam os alunos monitores multiplicadores nas capacitações; Ao final do curso a avaliação é efetivada e encaminhada ao Núcleo de Informática para correção e preparo dos Certificados que são entregues em evento centralizado.

Envolvidos 41 Escolas Estaduais de Ensino Médio; Diretores e Professores Coordenadores na organização e viabilização do Projeto; 60 alunos monitores multiplicadores; 300 alunos; Supervisores de Ensino no acompanhamento ao processo; Elin de Freitas Monte Claro Vasconcellos - Dirigente de Ensino, como idealizadora e diretora da proposta; Cléa Solange Zaparoli dos Santos - ATP de Tecnologia na elaboração do material e execução das orientações;