Consolidação PDCA.

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P DC A Planejamento Ações corretivas ExecuçãoVerificação 1) Problema 2) Observação 3) Análise de causas 4) Plano de Ação Item de controle Tempo PDCA PARA.
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
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Transcrição da apresentação:

Consolidação PDCA

Dmaic Definir Medir Analisar Melhorar (ou inovar) Controlar

DMAIC Etapa Definir : Etapa em que são analisados os requisitos do cliente e as necessidades do negócio identificação dos processos críticos que definirão a escolha dos projetos que serão desenvolvidos Define-se de forma precisa o escopo do projeto

DMAIC Etapa Medir Aplicação de ferramentas estatísticas que medem o desempenho dos processos visualização do estado atual dos processos definição das metas de aprimoramento. etapa é fundamental para subsidiar futuras avaliações sobre o sucesso nos projetos de aprimoramento

DMAIC Etapa Analisar Etapa em que são aplicadas as ferramentas que permitem descobrir a causa-raiz dos problemas apresentados. prioriza causas para e atua no seu bloqueio (não no bloqueio de suas consequências)

DMAIC Etapa Melhorar Etapa Controlar Etapa em que são aplicadas as ferramentas permitem aprimorar o processo aperfeiçoamento dos processos eliminando os erros desenvolvendo novas soluções Etapa Controlar Etapa que visa viabilizar que os aprimoramentos obtidos sejam mantidos na organização e se transformem em novos padrões

O Relatório A3

O Relatório A3 Cabe em uma página (tamanho A3: 420 x 594 mm) Proporciona um resumo geral de um tópico Segue fielmente o processo PDCA: Planejar; Executar; Verificar; Agir Corretivamente (ou Ampliar)

Para que usar o relatório A3 O propósito é comunicar, obter consenso, resolver problemas e atingir resultados Elementos essenciais: Raciocínio Lógico; Objetividade; Síntese, Destilação & Visualização;

1. Raciocínio Lógico Combinação de: disciplina na execução do PDCA e método científico de investigação O planejamento é, com a execução, o controle e a ação corretiva, uma das funções básicas da gestão da produção. No Lean System, A3 é a ferramenta utilizada para o planejamento de atividades em qualquer nível da organização. Não importa o formato e sim o raciocínio por traz dele.

2. Objetividade Objetividade é ponto central do A3 Baseado em Dados & Fatos: Pouco espaço para opiniões qualitativas e desejos O planejamento é, com a execução, o controle e a ação corretiva, uma das funções básicas da gestão da produção. No Lean System, A3 é a ferramenta utilizada para o planejamento de atividades em qualquer nível da organização. Não importa o formato e sim o raciocínio por traz dele.

3. Síntese, Destilação & Visualização Síntese: integrar múltiplos pedaços de informação de diferentes fontes; Destilação: destacar da “leitura sintetizada” apenas os pontos mais importantes para o perfeito entendimento; Visualização: apoio importante para a boa síntese e destilação, comunicando com clareza e eficiência a mensagem. O planejamento é, com a execução, o controle e a ação corretiva, uma das funções básicas da gestão da produção. No Lean System, A3 é a ferramenta utilizada para o planejamento de atividades em qualquer nível da organização. Não importa o formato e sim o raciocínio por traz dele.

O que todos os gestores da Toyota precisam desenhar na folha de papel A3? Descrever um problema. Analisar a situação. Analisar suas causas subjacentes. Identificar o resultado exigido. Propor ações corretivas ou contramedidas. Prescrever um plano de ação (o que será feito, quem fará e quando). Criar um processo de acompanhamento e revisão.

Observações sobre o relatório A3 Dividir e discutir o relatório leva a contramedidas eficazes e soluções que sejam baseadas em fatos e dados. O A3 conduz o autor à identificação das causas-raiz, por meio da investigação e do exercício de ouvir os outros

Observações sobre o relatório A3 Preencher e discutir o A3 força os indivíduos a: observar a realidade, apresentar os fatos, propor contramedidas para atingir o objetivo expresso, obter um acordo e fazer o acompanhamento (verificando e ajustando as ações em função dos resultados) “Indivíduos aprendem fazendo”

Relatório A3 - sete elementos Um modo de descrever o A3 é como uma narrativa padronizada com sete elementos: 1. Histórico 2. Condição atual e descrição do problema. 3. Declaração do objetivo. 4. Análise da causa fundamental 5. Contramedidas propostas. 6. Verificação/Confirmação de efeito: 7. Ações de acompanhamento

Referencia importante sobre RELATORIO A3 Entendendo o Pensamento A3